Usina de Letras
Usina de Letras
194 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140785)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6176)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Conexão cubana: os dólares de Fidel para Lulla -- 03/11/2005 - 16:56 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cervantes, o cubano das missões especiais, despede-se de Lula e Dirceu, em março de 2003: de volta para Havana". (Foto da revista Veja)



Apesar disso, Dirceu jura de pés juntos que "não conhece" nem "nunca viu" o tal Cervantes... Uma foto vale mais que mil e trezentas palavras mentirosas.



http://www.dcomercio.com.br/noticias_online/511269.htm



Diplomata cubano sai em silêncio



Dois dias depois de ser apontado como o responsável pela entrega de US$ 3 milhões clandestinos para o PT, o diplomata cubano Sérgio Cervantes deixou ontem o Brasil sem comentar a suposta doação de seu país à campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A amigos parlamentares do Grupo de Amizade Brasil-Cuba, Cervantes teria dito que a denúncia seria risível. "Ele achou graça porque considerou a denúncia fantasiosa e não se pronunciou porque a embaixada de Cuba já negou que tenha feito qualquer doação", disse um deputado petista que esteve com o diplomata cubano e pediu para não ser identificado.



Já o embaixador brasileiro em Cuba, Tilden José Santiago, permanecerá em Brasília e hoje terá um almoço com o deputado José Dirceu (PT-SP), que à época da suposta doação era presidente nacional do PT.



Tilden disse que não poderia falar sobre o caso na condição de embaixador, mas afirmou que como militante político e ex-deputado não acredita na doação de Cuba para o PT. Segundo ele, Cervantes também não era o tipo que se prestaria a um trabalho desses. "Não há nenhuma possibilidade disso ter acontecido. Cervantes, que é um diplomata que conhece bem a realidade brasileira, não faria isso."



Dirceu negou conhecer Cervantes, embora tenha sido fotografado trocando um forte abraço com o diplomata. "Eu não conheço, nem nunca vi", garantiu. Assegurou não ter mantido nenhum contato com Cervantes, nem mesmo durante a temporada em que permaneceu em Cuba recebendo treinamento de guerrilheiro. "Quando cheguei, ele já não estava lá." Só que fonte qualificada da embaixada brasileira em Cuba assegurou que Dirceu e Cervantes são amigos e se conhecem há muito tempo.



Velho conhecido – Na verdade, Cervantes é um velho conhecido de petistas e comunistas brasileiros. Há duas semanas, ele tomou parte do 11º Congresso do PCdoB, na condição de delegado do Partido Comunista Cubano (PCC).



Negro, forte e simpático como um baiano de Salvador, Cervantes notabilizou-se como íntimo de deputados e senadores brasileiros. Entre os seus instrumentos de aproximação, estão dois produtos típicos de seu país. "Ele distribuía para deputados e senadores charutos e rum, mas sem dólar dentro", brinca um deputado do PT.



Excursões – Cervantes também preparou excursões de parlamentares para conhecerem a ilha de Fidel. "Fizeram essas viagens parlamentares de todos os partidos, embora Cervante fosse próximo do PT e do PCdoB", contou uma fonte da embaixada brasileira em Cuba.



No PCdoB, Aldo Rebelo seria um dos seus principais interlocutores. "Cervantes era consultor político de Cuba e tinha relação com todos os partidos. Não há possibilidade dessa doação ter acontecido", disse Sigmaringa Seixas (PT-DF). Mas todos admitem que o governo cubano tem muitos interesses no Brasil, principalmente, o de abrir linhas de crédito. "Esse é mais um motivo para eles não se meterem assuntos internos", argumentou o deputado. (AE)



Leia Mais



Governo deixa os dólares cubanos para o PT

Por enquanto, Lula será poupado











Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui