Usina de Letras
Usina de Letras
45 usuários online

 

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 59664 )

Cartas ( 21255)

Contos (13325)

Cordel (10320)

Crônicas (22226)

Discursos (3169)

Ensaios - (9536)

Erótico (13486)

Frases (47213)

Humor (19420)

Infantil (4624)

Infanto Juvenil (3939)

Letras de Música (5497)

Peça de Teatro (1340)

Poesias (138775)

Redação (3078)

Roteiro de Filme ou Novela (1061)

Teses / Monologos (2432)

Textos Jurídicos (1946)

Textos Religiosos/Sermões (5657)

 

LEGENDAS
( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )
( ! )- Texto com Comentários

 

Nossa Proposta
Nota Legal
Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Conexão cubana: os dólares de Fidel para Lulla -- 03/11/2005 - 16:56 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Cervantes, o cubano das missões especiais, despede-se de Lula e Dirceu, em março de 2003: de volta para Havana". (Foto da revista Veja)



Apesar disso, Dirceu jura de pés juntos que "não conhece" nem "nunca viu" o tal Cervantes... Uma foto vale mais que mil e trezentas palavras mentirosas.



http://www.dcomercio.com.br/noticias_online/511269.htm



Diplomata cubano sai em silêncio



Dois dias depois de ser apontado como o responsável pela entrega de US$ 3 milhões clandestinos para o PT, o diplomata cubano Sérgio Cervantes deixou ontem o Brasil sem comentar a suposta doação de seu país à campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A amigos parlamentares do Grupo de Amizade Brasil-Cuba, Cervantes teria dito que a denúncia seria risível. "Ele achou graça porque considerou a denúncia fantasiosa e não se pronunciou porque a embaixada de Cuba já negou que tenha feito qualquer doação", disse um deputado petista que esteve com o diplomata cubano e pediu para não ser identificado.



Já o embaixador brasileiro em Cuba, Tilden José Santiago, permanecerá em Brasília e hoje terá um almoço com o deputado José Dirceu (PT-SP), que à época da suposta doação era presidente nacional do PT.



Tilden disse que não poderia falar sobre o caso na condição de embaixador, mas afirmou que como militante político e ex-deputado não acredita na doação de Cuba para o PT. Segundo ele, Cervantes também não era o tipo que se prestaria a um trabalho desses. "Não há nenhuma possibilidade disso ter acontecido. Cervantes, que é um diplomata que conhece bem a realidade brasileira, não faria isso."



Dirceu negou conhecer Cervantes, embora tenha sido fotografado trocando um forte abraço com o diplomata. "Eu não conheço, nem nunca vi", garantiu. Assegurou não ter mantido nenhum contato com Cervantes, nem mesmo durante a temporada em que permaneceu em Cuba recebendo treinamento de guerrilheiro. "Quando cheguei, ele já não estava lá." Só que fonte qualificada da embaixada brasileira em Cuba assegurou que Dirceu e Cervantes são amigos e se conhecem há muito tempo.



Velho conhecido – Na verdade, Cervantes é um velho conhecido de petistas e comunistas brasileiros. Há duas semanas, ele tomou parte do 11º Congresso do PCdoB, na condição de delegado do Partido Comunista Cubano (PCC).



Negro, forte e simpático como um baiano de Salvador, Cervantes notabilizou-se como íntimo de deputados e senadores brasileiros. Entre os seus instrumentos de aproximação, estão dois produtos típicos de seu país. "Ele distribuía para deputados e senadores charutos e rum, mas sem dólar dentro", brinca um deputado do PT.



Excursões – Cervantes também preparou excursões de parlamentares para conhecerem a ilha de Fidel. "Fizeram essas viagens parlamentares de todos os partidos, embora Cervante fosse próximo do PT e do PCdoB", contou uma fonte da embaixada brasileira em Cuba.



No PCdoB, Aldo Rebelo seria um dos seus principais interlocutores. "Cervantes era consultor político de Cuba e tinha relação com todos os partidos. Não há possibilidade dessa doação ter acontecido", disse Sigmaringa Seixas (PT-DF). Mas todos admitem que o governo cubano tem muitos interesses no Brasil, principalmente, o de abrir linhas de crédito. "Esse é mais um motivo para eles não se meterem assuntos internos", argumentou o deputado. (AE)



Leia Mais



Governo deixa os dólares cubanos para o PT

Por enquanto, Lula será poupado











Comentarios
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui