Usina de Letras
Usina de Letras
190 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62180 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50582)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Repassando -- 28/10/2005 - 03:28 (Alkiria Xavier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O outro lado da moeda

André Luiz Aquino





A moeda brilha prateada enquanto a miséria segue pranteada pelos olhos tristes e as barrigas vazias da África.É surpreendente como o ser humano conseguiu se distanciar tanto um do outro a ponto de ter criado um estado de coisas e até uma condição física de tanta desigualdade, todos homens são mortais não só porque morrem, mas principalmente porque matam uns aos outros.



Não se resolve a fome africana com o simples envio de comida e ajuda financeira, a comida logo acaba e o dinheiro é roubado pelos políticos corruptos e sua ganância sem fim, será séria a preocupação mundial com a África o dia que você ler nos noticiários que alguma multinacional está investindo bilhões de dólares na construção de fábricas e geração de empregos naquele continente.



A moeda brilha dourada enquanto uma coisa chamada tensão racial corre inveterada, algo odioso que existe nas entranhas de cada um de nós, algo que escondemos nos mais íntimos recônditos da nossa consciência, não somos capazes de tratar como nossos o que são diferentes de nós, atire a primeira pedra quem é sempre justo, discriminamos os que são mais baixos do que nós, até os que têm nariz maior do que o nosso o que dirá os que têm a cor diferente da nossa.



Meu devaneio não é tão profundo que sonhe com uma utópica ficção de uma sociedade sem minorias, mas gostaria de sonhar com uma realidade mais justa, o capitalismo não é o pai de todas desigualdades assim como o governo não é o culpado por todas as desgraças que acontecem, todos nós temos nossa polpuda parcela de culpa.



O outro lado da moeda em nosso país revela que existe uma grande “armadilha da desigualdade” montada pela elite econômica e política que se perpetua no poder, criando mecanismos financeiros e legislativos para manter o comando e obter vantagens.



A mídia brasileira é privada e não tem a isenção necessária para fazer julgamentos, há interesses por trás de cada noticia alardeada, muitos meios de comunicação estão claramente empenhados numa cruzada para destituir do poder os que eles consideram “impuros” e não pensem que eles o fazem porque amam nossa pátria.



O outro lado da moeda mostra que a saída pra tudo isso é que desenvolvamos nosso próprio senso critico para não ficar dependendo dos outros...aliás é horrível depender de qualquer coisa dos outros, né?



Tudo isso é só uma opinião e não uma verdade...como tudo na vida.



P.S.: Veja o que contem nesse link a seguir que me inspirou a pensar sobre esses assuntos:



http://www.ekincaglar.com/coin/flash-br.html



Andre Luis Aquino



http://andre.aquino12.blog.uol.com.br/



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui