Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Senador Mozarildo: Lula não é bem-vindo a Roraima -- 16/09/2009 - 08:58 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
`Presidente Lula não é bem vindo em Roraima` - ESSA FOI NA LATA!!!! LEIAM!

Mozarildo: `Presidente Lula não é bem vindo em Roraima`

O SR. MOZARILDO CAVALCANTI (PTB – RR. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) – Senador Augusto Botelho, que preside esta sessão, Srs. Senadores, Srªs Senadoras, eu não poderia começar meu pronunciamento hoje, já que amanhã não há sessão, lembrando aqui que, amanhã, Juscelino Kubitschek estaria completando 107 anos de vida se já não tivesse ido para o oriente eterno.
Mas é bom lembrar Juscelino, porque, no momento em que o Presidente Lula ora se compara com Juscelino ora se compara com Getúlio, é importante realmente pensarmos em Juscelino. Posso citar algumas de suas obras, como a interiorização da Capital do Brasil, como a ligação terrestre desta Capital com Belém, que era a capital da Amazônia. Portanto, bastaria a interiorização do País para já fazer um diferencial em relação ao Brasil antes de Juscelino e o Brasil depois de Juscelino. Mas há ene obras de Juscelino. Eram 50 metas. Eram realmente 50 anos em 5, e foram. O Brasil era um antes de Juscelino e passou a ser outro depois dele. Para a minha felicidade, Senador Augusto, para a nossa felicidade, ele era médico. Portanto, tinha a sensibilidade realmente de olhar o futuro das pessoas e não o imediatismo das eleições.
Mas o objetivo maior deste meu pronunciamento hoje, não desmerecendo o registro do aniversário de Juscelino Kubitschek, é comentar a viagem que o Presidente Lula deverá fazer, na segunda-feira, ao meu Estado, a primeira viagem do Presidente Lula ao meu Estado no penúltimo ano do seu segundo mandato.
E recebi, Senador Augusto Botelho, do Cerimonial da Presidência da República, a agenda que o Presidente deve cumprir no meu Estado. Às 10h30, vai descerrar uma placa comemorativa da inauguração do terminal de passageiros do Aeroporto de Boa Vista.
Não é uma inauguração. Ele vai inaugurar uma reforma do Aeroporto de Boa Vista, feita com recursos de quem viaja, de quem paga a taxa para a Infraero. Mas aqui está dito que ele vai fazer a inauguração do terminal de passageiros. Não é uma inauguração. É apenas uma reforma que ele vai inaugurar. Por sinal, ficou uma reforma bem feita. Ficou bonito e funcional o aeroporto. Mas deveriam dizer que ele vai inaugurar a reforma do terminal de passageiros.
Às 12h30, ele vai fazer uma reunião bilateral e a assinatura de atos com o Presidente da Guiana. Aqui, pelo menos, Senador Augusto Botelho, está uma verdade, porque os jornais estavam anunciando que ele inauguraria a ponte sobre o Rio Itacutu, que liga o Brasil com a Guiana. A ponte já foi inaugurada duas vezes. Na primeira vez, poucos dias antes da eleição suplementar que houve no Município do Bonfim, onde fica a ponte, pelo Líder do Governo, sem nenhuma autoridade guianense; e a Guiana não liberou para o tráfego. Meses depois, fez-se outra inauguração, aí com o representante da Guiana, para que fosse feita, então, a liberação da ponte. O Presidente vai lá. Felizmente, o programa oficial está dizendo que é apenas assinatura de atos com o Presidente da Guiana. Não é, portanto, a terceira inauguração da ponte, não. Aliás, foi uma ponte cuja construção começou no Governo de Fernando Henrique Cardoso e do Governo do Governador Neudo Campos.
Às 14h00... Olha, eu já estava dizendo uma coisa aqui e vou ter de retificar, Senador Augusto: às 14h00, ele vai inaugurar a ponte. Pelo item anterior, eu estava dizendo que seria só assinatura de atos bilaterais.
Mas não, ele vai inaugurar de novo. Vai inaugurar de novo a ponte – a terceira inauguração! É pensar que nós somos imbecis. Não é possível que o Presidente Lula se preste a esse tipo de trabalho.
Às 17h30 ele vai participar de uma cerimônia de assinatura de atos do Governo Federal com o Governo do Estado e com os Municípios de Roraima. Eu quero ver depois esses atos e ver quanto significam de benefício para o Estado.
Mas, Senador Augusto Botelho, V. Exª acompanhou comigo a nossa grande luta desde o meu primeiro ano de mandato, em 99. V. Exª chegou quatro anos depois e nos engajamos na mesma luta, que é o quê? A devolução das terras para o Estado de Roraima, a não demarcação da forma como foi demarcada a reserva indígena Raposa Serra do Sol. Nós queríamos, como foi proposto pela Comissão Temporária Externa do Senado, uma demarcação que não fosse excludente, não fosse expulsória, como foi feito, expulsando-se mais de quatro centenas de famílias daquela região, famílias, que, como V. Exª conhece tanto quanto eu, vinham desde os bisavós, que moravam lá. E, pior, eu hoje recebi um telefonema da Vila Surumu, Senador Augusto, nós que fomos lá tantas vezes atender, naquele hospital, as pessoas, principalmente os indígenas daquela região. Surumu, hoje, é como se fosse uma cidade arrasada, vazia, e os que estão lá estão fazendo de conta que estão lá, porque nem moravam lá.
Mas eu não quero, portanto, fazer os comentários com as minhas palavras, ou melhor, não só com as minhas palavras do que eu acho da ida do Presidente Lula a Roraima.
Portanto, eu queria pedir para ler três artigos do jornalista J. R. Rodrigues. No primeiro, escrito há muitos meses, quando o Presidente Lula anunciou que iria a Roraima, ele fez um artigo com o seguinte título: “Não venha senhor presidente, o senhor não é bem vindo aqui”.

Ele diz:
“Não me envergonho de ter acompanhado, igualzinho um fã atordoado, o candidato a presidente Luiz Inácio Lula da Silva toda vez, que nesta condição esteve aqui nas caravanas da cidadania. [Não como candidato, porque, como candidato, ele nunca foi lá.]
Eu não acompanhava um popstar e sim o líder político em cuja pessoa eu acreditava que pudesse de fato mudar o meu país. Tenho algumas fotos, nelas aparecem Vivi, Titonho e outros petistas e o incrível é que a maioria deles hoje tem vergonha de serem petistas, de – igualzinho a mim – ter sido fã e torcedor de Lula.
Sobraram Titonho e alguns outros heróis idealistas, que também não mudaram e que continuam acreditando que o mundo não é feito só de utopias, idéias, ações, etc., mas – essencialmente – de pessoas que tiram do imaginário essas coisas abstratas e as transformam em realidade.
Como presidente eleito Lula comportou-se como aquela criança que com muita sede anda quilômetros até o riacho mais próximo e que – quando se aproxima dele – em vez de beber água limpa, pula, faz cambalhotas até acabar a euforia e se lembrar que sua missão naquele riacho não era toldar a água e sim matar sua sede.
A impressão que temos é que Lula – como acontece no filme Homens de Preto, possui um dispositivo que o faz esquecer tudo de tempo em tempo. Assim, ele não tem mesmo como se lembrar de nada.
Lula é uma pessoa decepcionante, a ponto de seu ex-pupilo o delegado da PF, Protógenes Queiróz, que serviu à máfia petista com suas operações de outros mundos, ter dito que se sofresse impeachment o Brasil cresceria 100 anos.
Lula destruiu instituições quase sagradas como os Correios, Petrobras, só para citar algumas. Fez da corrupção sua bíblia e de más companhias um exército de destruição em massa para acabar com o país e com as esperanças de seu povo.
Enquanto o mundo crescia a 10% ao ano, o Brasil engatinhava a zero vírgula alguma coisa e agora que o mundo parou ele diz que é só uma marolinha. [Na época em que ele escreveu, o Presidente Lula tinha acabado de dizer que a crise realmente era uma marolinha.]
Mais uma vez perdemos o bonde da história, mais uma vez demos a chave da nossa casa para o vizinho mafioso. Por todos os males que fez com o Brasil, Lula merece um lugar de destaque na galeria do esquecimento e por todos os crimes cometidos e acobertados ele merece estar na relação dos maiores desastres políticos do mundo.
Por tudo isso, senhor presidente, não venha a Roraima, aqui o senhor nunca será bem vindo. Tudo que podia ter sido feito de mal para o Estado foram acentuados nesses quase sete anos de domínio petista. Espero que ele não venha [nem naquele dia que estava previsto], nem nunca. Que risque Roraima de sua memória, que deixe a imagem daquela liderança que percorreu as ruas de Boa Vista [na época das caravanas, não nas campanhas políticas. Ele não foi lá pedir, porque ele sempre considerou que Roraima tinha poucos votos], acompanhado de pessoas que sonhavam em vê-lo presidente e mudar para melhor e não banalizar a corrupção, institucionalizar o mau caráter.
Mesmo que Lula um dia venha a Roraima não irá mudar a impressão que o povo desse Estado tem dele. Afinal, o povo de Roraima não quer saber apenas dos milhões que aqui chegam e que – quase sempre tem uma aplicação duvidosa – sonha em ter o mínimo de respeito, coisa que o senhor presidente já perdeu há muito tempo”. [sic]
E aí um outro artigo do mesmo jornalista, de ontem, Senador Augusto Botelho.
“Lula, o anjo do mal vem mesmo à Roraima?”
“A relação do presidente Lula com Roraima pode ser comparada com aquele médico macabro que envenenou e matou o paciente e em seguida, embora tenha faltado ao seu funeral, teve a cara de pau de ir para a missa de sétimo dia. Roraima foi brutalmente espancada por Lula e seus asseclas, sob o nosso olhar covarde e complacente. As poucas reações às ações nefastas que o Lula produziu contra Roraima [não foram levadas em conta].
Nunca na história do Brasil, nem um presidente foi tão debochado, esnobe e cruel com uma unidade da federação. Para Roraima, da parte de Lula sobrou apenas o desprezo e decisões cruéis, que só não afetarão o futuro do Estado e até do país por que no futuro alguém mais ajuizado irá corrigir as lambanças que ele fez.
A exemplo do que fez com o Brasil, transformado pelo veneno petista num enorme circo onde o palhaço principal também é ilusionista, Roraima receberá Lula como o anjo do mal, em meio a uma série de factóides, inaugura uma ponte que já está inaugurada sem nunca ter sido inaugurada, cria uma secretaria (já em funcionamento) para cuidar da saúde indígena, etc. Mas o ato de maior simbolismo de sua nefasta visita será a possível dormida no Lago Caracaranã tirado por Lula das mãos e patrimônio de uma centenária família. [Lá na Raposa Serra do Sol] Lula não só virá a missa de sétimo dia de Roraima, mas dormirá na cama da viúva.
As outras ações de Lula são meros factóides, falar das ALC’s que nunca tiveram apoio nem terão apoio de seu governo para sair do papel e da ZPE, que foi aprovada apenas como uma medida de compensação positiva em meio ao desmonte que a quadrilha petista fazia com Roraima.
O midiático presidente Lula até tem uma popularidade maior hoje em Roraima, ao contrário de suas duas eleições onde foi vergonhosa e justamente derrotado. Se dependesse do eleitor de Roraima Lula nunca teria passado de um simples pé inchado [aqui até peço desculpas porque é um termo meio pesado, com o qual não concordo plenamente, mas são as palavras dele.], não teria sido o pinguço que chegou a presidência.
Mas felizmente esse presidente que ameaça vir a Roraima no próximo dia 14.09, é um presidente mais fraco, com a aprovação pela opinião em baixa, tendo que depor no STF como testemunha do mensalão, um presidente que vem sofrendo sucessivas derrotas no Congresso, que depois da lambança que fez com o Projeto do Pré-sal, teve que voltar atrás e retirar o pedido de urgência.
Lula também é o presidente nocivo ao país pelas traquinagens que faz com os recursos públicos, não só deixando seus milhares de fanáticos roubar, como também tomando decisões presidenciais em detrimento do bem do país.
Foi assim com os bilhões de dólares que ele deixou o maconheiro Evo Morales roubar do Brasil, com os milhões dados criminosamente para seu amigo Fernando Lugo, [aquele, segundo as palavras do jornalista] o padre tarado do Paraguai, e pode ser agora quando compra sucatas francesas por o triplo do que oferecem os EUA e a Suécia.
Novamente Lula sofre um revés e tem que voltar atrás depois de afirmar que a compra de aviões caças obsoletos da França estava definida. Lula está se desmanchando e é até bom que venha a Roraima ainda presidente, por que no futuro, quem sabe, saberemos notícias dele como o mais corrupto presidente que o Brasil já teve e aí, se o Brasil tiver avançado moralmente, ele poderá tranquilamente ser processado, condenado e até preso. Boa sorte em Roraima, senhor presidente”. [sic.]
Então, Senador Augusto Botelho, eu fiz questão de ler esses dois artigos do jornalista J. R. Rodrigues, que, como ele diz, já foi um petista fanático, já foi um seguidor absolutamente cego do Presidente Lula e que hoje escreve essas palavras duras.
E eu quero dizer que, embora sejam escritas com certa dureza, são muito verdadeiras, são muito verdadeiras mesmo, porque a grande maioria do povo de Roraima, em 2006, aliás, a maioria absoluta do povo de Roraima, em 2006, derrotou o Presidente Lula no primeiro e no segundo turno.
Por isso ele dizer que se o Brasil tivesse agido como Roraima, a realidade seria outra.
Por fim, Sr. Presidente, vou ler desta tribuna, em primeira mão, mensagem que vou enviar ao Presidente Lula:
“Mensagem do Senador Mozarildo ao Presidente Lula
Roraima não é quintal do Brasil, e seu povo merece respeito!
Às maldades feitas por Vossa Excelência, já as respondemos com a sua derrota em 2006. Mas Vossa Excelência sempre fez pouco caso do eleitorado roraimense (são poucos para Vossa Excelência).
Agora, o senhor vem a Roraima tentar garantir a reeleição do seu Líder no Senado, pois, sem os nossos votos (que Vossa Excelência não valoriza), ele não voltará ao Senado.
Mas nós sabemos pensar e reagir!
Lamentamos que Vossa Excelência ache que somos “imbecis” [entre aspas, porque quem usou essa palavra “imbecil” contra pessoas foi ele].
Consideramos a sua visita um deboche para conosco.
Boa Vista, 14 de setembro de 2009. [Está datado 14 de setembro, porque estou antecipando a leitura aqui.]
Senador Mozarildo Cavalcanti”.
Essa é a minha mensagem.
Recebi a comunicação da visita do Presidente Lula, mas tenho muita vergonha de, realmente, estar ao lado do Presidente, muito menos visitando a minha terra ao lado dele. Não posso chancelar. Não acho que política se faça com concessões ao rei e com o esquecimento das coisas erradas que o rei faz. Por isso, eu não vou a Roraima com o Presidente Lula e, por isso, a minha mensagem vai ficar registrada nos Anais do Senado. A minha posição é essa.
Lamento que ele pense que o povo vai esquecer e que a presença dele lá vá garantir a reeleição do seu Líder para continuar aqui no Senado, defendendo com unhas e dentes, sob qualquer forma, o Governo do Presidente Lula.
Eu fui eleito pelos eleitores que votaram contra o Lula, portanto, quero ser fiel a esses eleitores.
Muito obrigado, Sr. Presidente.
Peço a transcrição nos Anais dos documentos aqui mencionados.









Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui