Usina de Letras
Usina de Letras
23 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Cidadã Kane na Província -- 20/10/2005 - 12:13 (Paulo Milhomens) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


“Artigo referente à matéria publicada pelo Jornal do Tocantins, dia 19 de outubro de 2005, edição nº 3.502.”



Caro leitor, não quero que você sinta raiva da Rede Globo ao ler esse artigo. Pode ser que você a ame. Se for o caso, faça o favor de deletá-lo. Não farei mais um de meus ataques amorais a esta empresa, cousa que poucos jornalistas se atrevem nesse país, mas confesso que adjetivos lisonjeiros passam longe do meu vocabulário quando o assunto é Rede Globo, ou mais especificamente, Roberto Marinho – o cidadão Kane brasileiro.

Vamos por partes: “Brazil – beyonder cityen Kane”( Brasil – para além do cidadão Kane ) é um documentário de 90 minutos produzido pelo jornalista e cineasta inglês Simon Artog, realizado com exclusividade para a BBC de Londres, co-produção da Rede Independente Chanel Fox na Inglaterra. O título, é uma alusão ao filme de Orson Welles ( Cidadão Kane ), um longa da década de 1950, que narra a história de um jovem que se torna um milionário dos meios de comunicação nos EUA. Artog não poderia achar melhor semelhança com Roberto Marinho – que segundo a própria crítica especializada transcende o senhor Kane – , uma vez que não conseguiu veicular o filme no Brasil. Lançado em 1993, foi exibido com exclusividade pela BBC no Reino Unido. O filme é uma versão não oficial do surgimento dos empreendimentos de mídia do senhor Marinho.



Se você tem pouco mais de 20 anos, deve estar se perguntando: “O que eu tenho a ver com isso?” A resposta é simples: tudo. Recentemente a viúva de Roberto, Lily Marinho ( mais conhecida como Dona Lily ) lançou uma autobiografia sob o título “Roberto & Lily”, enfocando a vida do casal e passagens épicas de seu casamento com o empresário. Claro, visitando afiliadas da TV Globo em todo o país, não poderia deixar de passar pelo Tocantins. Fazer uma homenagem a Marinho é uma extravagância bem sucedida para políticos e pseudo-intelectuais de Palmas, quando a presidente das Organizações Jaime Câmara (Fátima Roriz ) enfatiza a “importância cultural de tal obra para a cultura brasileira”. Dona Lily escreveu um romance improdutivo, no mínimo, se comparado a livros medíocres, como as epopéias místicas de auto-ajuda de Paulo Coelho. As Organizações Globo possuem uma dívida histórica sem precedentes no Brasil, colaborando com sombrio Regime Militar por mais de 20 anos ( 1964/1985 ) e metendo os grilhões na transição democrática para uma nova Reforma Constitucional ( 1988 ). Roberto era amigo particular das Forças Armadas, dos generais, sócio dos planos da CIA e membro do seleto clube dos mais ricos do mundo. Fundada oficialmente em 1964 ( ano do golpe que depôs João Goulart ), somente no ano seguinte a empresa entrou em parceria com a gigante estadunidense Time Life, vindo a se configurar no que é hoje. Com Faustão, Luciano Huck, Xuxa, Ana Maria Braga, jornalismo CNN, telenovelas e programação infantil de mercado, cerca de 99% dos lares brasileiros assistem a sua programação. O imaginário coletivo nacional é regido pela Rede Globo. Sua intervenção política é tão forte que ela comprou os direitos de exibição da Copa do Mundo 2002/2006 com exclusividade, para especular e alugar a retransmissão a outras emissoras de TV. Qualquer empreitada eleitoral no país passa pelo crivo de sua influência. Dona Lily Kane pouco se importa com isso, muito menos o ex-maridão , que Satanás o tenha. Andam dizendo que suas Organizações devem cifras gigantescas no mercado externo, mas isso não está na mente do povo. E esses senhores que monopolizam as idéias – ou simplesmente as fabricam – ainda reinam pelo mundo. É pessoal, o negócio é complicado...

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui