Usina de Letras
Usina de Letras
118 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62145 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10447)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13566)

Frases (50551)

Humor (20021)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140784)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6175)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasília e a Urucubaca -- 18/10/2005 - 17:25 (Luis Gonçalves) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Brasília e a Urucubaca

Luís Gonçalves

Definitivamente Brasília é uma cidade sinistra. Cheia de urucubaca. Vista pelo cartão postal nem tanto. Porém, basta o infeliz desembarcar ali que as coisas mudam completamente.

Parece que a cidade foi plantada no meio do Cerrado como um despacho para o coisa ruim. Aquelas ruas retas com asas voltadas para o Norte e para o Sul parece ponto riscado de macumba.

Nos parques as árvores que deveriam dar vida a cidade estão tão deprimidas que até se parecem com aqueles bosques tenebrosos dos filmes de terror. Até as aves cantam solitárias em Brasília.

É uma cidade que suga o melhor da vida. A política brasileira estava indo tão bem, quando desembarcou em Brasília virou uma paranóia. Tudo que lá chega é consumido.

Se hoje enfrentamos problemas de corrupção e desvio de verbas, descréditos em nossos representantes: devemos ficar cientes que eles não são os verdadeiros culpados. Na verdade eles são como nós, vítima do sistema.

Ainda acredito que o grande salvador da Pátria seria realmente o Tancredo Neves. Com certeza ele iria mudar a cidade pra Minas. Porém, ele foi abatido antes mesmo de assumir a presidência. Então a maldição continua.

O PMDB vem sofrendo na pele essa urucubaca. O José Sarney que o diga: o que esse menino sofreu? Misericórdia! O pobrezinho esperneou de tudo quanto foi jeito. Mas não houve meio.

Entregou a faixa e viu o partido entrar numa ladeira abaixo sem data marcada para frear. Olha que o cara era um grande lutador. Quando entrou no governo aplicou um cruzado na inflação que deixou os preços na lona.

Ajudou o partido a eleger quase todos os prefeitos das capitais. Colocou comida no prato dos brasileiros e todo mundo andava de bucho empinado, cheio até nas grimpas.

Mas bastou ele tomar um fôlego que a onda da carestia que parecia nocauteada, veio e varreu a costa brasileira com todo tipo de assombração e bicho peçonhento. A coisa foi feia!

Coitado, bem que tentou. Juntou o povo da polícia federal e foi pegar boi a laço que estava atolado lá no meio do pasto. Mas não teve jeito á urucubaca já havia tomado conta do processo.

Depois desse casuísmo Sarney desceu a rampa junto com o PMDB e foi ser o dono do mar lá no Maranhão. Até hoje o partido não conseguiu se livrar da câmara fria aonde entraram atrás da carne bovina que estava faltando no mercado.

Parece que depois disso a urucubaca ganhou mais força. Tá pensado o quê? As coisas pro mal têm força. Quem vai pra Brasília, vai pro sacrifício. O Fernando Collor que o diga.

Por exemplo: esse rapaz possuía tudo pra ser feliz. Era até modelo de grife famosa. Era cheio daquelas marras de mamãe eu quero fazer frescura. Gostava do que é bom. Resumindo, tinha tudo para ser um ótimo presidente. Mas, a cidade não deixou.

Tudo de bom que vai para Brasília é enterrado vivo. Brasília em ação é um excomungador de gente fina. Tritura as boas qualidades das pessoas e as atiram no calabouço do esquecimento.

O deputado Ildebrando vinha fazendo um trabalho muito bom lá na sua área. Bastou vir para Brasília que o pessoal encontrou tanto defeito na sua pessoa que o pobrezinho foi parar até atrás das grades. Isso é coisa do maligno.

Basta olhar a trajetória de Lula, o cara era homem de brio tinha tudo pra se dar bem na vida. Viu! Deu no que deu. Tá certo que ele tinha lá as suas nóias de querer ser presidente, mas e daí? Vivemos numa democracia qualquer um pode sonhar a vontade.

O pensamento de um homem é livre, só não conte á ninguém. Essa é a grande vantagem do Lula, ele não sabe de nada. Conseguiu desenvolver uma técnica segura de não aprendizagem.

Todas as vítimas que sucumbiram antes pereceram porque sabiam demais. Eram homens doutos de grande influência no meio acadêmico ou com um vasto currículo empreendedor. Essas foram presas fáceis, porém, Lula é diferente.

Claro que uma só andorinha não faz verão, mas com certeza ele vai resistir até o final. O que vai acontecer com a economia depois da febre aftosa é difícil de dizer. Mas de uma coisa podemos ter certeza a urucubaca de Brasília deve continuar ainda mais forte do que nunca.

O PT certamente ficará somente com as saudações dos pêsames. Ainda não sabemos se terá disposição para acompanhar o Lula através da geladeira do tempo.

Sinceramente, vejo tanta coincidência nessa situação, que envolve o PT do Lula em relação ao PMDB do Sarney naquela época, que posso até garantir que quem despachou esse ebó foi o mesmo pai-de-santo. Porque a técnica da urucubaca é a mesma.

Sarney foi massacrado pelos bois gordos que não queriam deixar o pasto. Viviam escondendo a carne e o povo foi ficando desnutrido até desistirem dele. Ninguém suporta os apelos do estômago vazio. Não tem carisma que de jeito nisso.

O Lula até que estava se saindo bem com a técnica do nada sei. Mas essa febre aftosa vai detonar legal o agronegócio. Deus queira que a inflação não saia a galope dessa crise toda.

Pior do que dizer não ao desarmamento é conviver com a recessão. Mas que urucubaca, hein? Culpado disso é Brasília...
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui