Usina de Letras
Usina de Letras
161 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->BEM FEITO! -- 13/10/2005 - 15:10 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






BEM FEITO!







Não. Não gosto da desgraça alheia. Isto é falta de bom senso. Contudo, no caso brasileiro da febre aftosa no gado vacum tenho a plena convicção de que é algo merecido, ou BEM FEITO! Por que penso assim? Sou por acaso alguém partidário do quanto pior melhor? Não, não sou partidário de coisa nenhuma. Aliás, sou partidário da justiça. E neste caso e em outros que venham confirmar a falta de bom senso de nossos governantes e dos magnatas dos tais agronegócios no Brasil, tudo será bem vindo e bem feito, porque está havendo justiça!



Vamos agora às explicações:

Em nosso país costumam, os intelectuais vendidos ao capital, dizerem publicamente que o PIB nosso de cada dia está crescendo assustadoramente; que as exportações (principalmente de carne) batem sonoros recordes. Isto a gente já está careca de ouvir diariamente e cansativamente. Só que não vemos nem um tostão de nossos salários serem atingidos pelo crescimento econômico do país. Se nós – a maioria – não crescemos, enquanto outros – a minoria – crescem, neste Brasil de forma assustadora é evidentemente porque algo está errado. Ou não somos brasileiros, ou na melhor hipótese não participamos da mesa, onde os tais exportadores se banqueteiam. Em sendo assim, quando assistimos as desgraças dos ricos a gente gosta e muito, porque eles vivem se deliciando com as nossas desgraças. E o melhor de tudo nesse aspecto, é que a carne, por exemplo, vai ficar mais acessível em seu preço cada dia mais absurdo. Vão baratear a carne bovina e a carne de frango. Isto se deve ao fato dos países interromperem as importações desses dois produtos, por tabela, ficando assim a miserabilidade brasileira com acesso melhor aos dois produtos.



E tudo por causa de uma fazendazinha, cuja proprietária não cuidou do seu rebanhozinho. A ricaiada poderosa está chiando que nem vara verde. Claro, vai deixar de faturar grosso por algum tempo. Faturamento este, que nós não sentimos em nada, porque eles não majoram os valores salariais do pobre, enquanto aumentam e muitos seus ganhos nas exportações, que nós bem pouco sentimos aqui dentro. Tudo diferente de outros países de primeiro mundo, quando todos ganham com as exportações e não apenas o produtor responsável direto pelas exportações.



O Brasil é e ainda vai ser por muito tempo um dos países mais injusto do mundo. Nosso salário mínimo não serve nem para pagar aos macacos de zoológico, os quais não aceitariam tamanha injustiça, se tivessem um milímetro a mais de discernimento. Já o povo brasileiro, neste conceito, está abaixo do entendimento dos símios, posto que baixa a cabeça e recebe o salário de fome, dizendo que Deus quer assim, assim vai ser. Ora, ora, bolas. Deus nunca desejou a desgraça para ninguém. E salário mínimo de 300 reais é a mais pura das desgraças humanas.



Mas, parece que Deus é mesmo brasileiro! Ao detonar a febre aftosa no gado, Deus está ajudando o pobre a comer um pouco mais de carne. Tanto de frango como a bovina, porque os grandes grupos pecuaristas deste país, detentores de toda a grana que entra das exportações não podem prescindir de ganhar dinheiro, nem que seja em cima do pobre brasileiro. Eles terão de diminuir o preço da carne do boi e do frango. Só assim poderão passar todos os minutos de suas magnânimas vidas ganhando dinheiro sem parar nem um minuto. Nem que seja menos, ou pouco menos do que os dólares e os euros, que embolsam.



BEM FEITO!



Jeovah de Moura Nunes

poeta, escritor e jornalista



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui