Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Chávez aperta cerco à mídia, com apoio do Molusco e Top Top -- 10/08/2009 - 09:02 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
CORREIO BRAZILIENSE, 07.08.2009:

Visão do Correio

Chávez aperta cerco à mídia

“Se acabou a liberdade de imprensa, deve ter sido depois que eu saí. O que ouvi em programas de TV sendo dito sobre o presidente da Venezuela não está no gibi.” Assim se pronunciou o ministro Marco Aurélio Garcia, recém-chegado de Caracas, ao ser questionado sobre o cerco à mídia que Hugo Chávez vem levando adiante no país vizinho. Como fala em nome do governo numa espécie de Itamaraty paralelo, Garcia pôs o Brasil na contramão da democracia.

Desde que assumiu o poder em 1999, Chávez vem dando mostras de intolerância com a liberdade de expressão. Ameaças a profissionais e perseguição a meios com linha editorial crítica tornaram-se rotina naquela nação. Em 1997, o coronel presidente negou-se a renovar a concessão da RCTV por fazer oposição ao governo. O Palácio do Planalto apoiou a medida. “O mesmo Estado que dá uma concessão é o mesmo que não dá”, justificou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O estrangulamento da livre expressão não parou aí. Na semana passada, Chávez calou nada menos que 34 emissoras de rádio e permitiu que partidários seus atacassem o canal de tevê Globovisión em ato que lembra os tristes tempos do nazismo alemão. São medidas autoritárias que tudo indica vão prosseguir. Segundo a Comissão Nacional das Telecomunicações (Conatel), cerca de 240 rádios e 45 tevês estão com a espada de Dâmocles sobre a cabeça. Também tramita no Congresso projeto sobre delitos da mídia, cuja discussão foi momentaneamente suspensa, mas pode ser retomada a qualquer momento. Desculpas para a truculência não faltam. Entre elas, morte ou renúncia do titular da concessão, vencimento da licença, improcedência no pedido de mudança de titularidade.

Ante fatos incontestáveis de estrangulamento de liberdades públicas, entidades internacionais divulgaram notas de repúdio e preocupação. A Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), a Associação Internacional de Radiodifusão, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA levantaram a voz em condenação a mais um ataque à democracia. O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, que não esconde de ninguém a simpatia que nutre pelo dirigente venezuelano, criticou a investida contra os meios de comunicação de massa.

Assim, além de inoportuno, o apoio do Planalto às investidas truculentas de Hugo Chávez comprometem a imagem do Brasil mundo afora. As palavras de Marco Aurélio Garcia, não contestadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mostram um país que apoia a violência contra o maior fundamento da democracia. É um retrato falso que envergonha o povo que padeceu sob a censura e perdeu muitas vidas na luta contra a ditadura.


Obs.: Molusco = Lula; Top Top = Marco Aurélio Garcia, o MAG, o "Barbarosa" tupiniquim (F. Maier).





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui