Usina de Letras
Usina de Letras
260 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O BRASIL ESTÁ MUDANDO? -- 07/10/2005 - 11:18 (Edmar Guedes Corrêa****) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O BRASIL ESTÁ MUDANDO?


Quem acompanhou o noticiário nos últimos dias deve estar se perguntando: o que está acontecendo com o Brasil? Será que finalmente as coisas estão mudando?

Não estou falando da economia, pois esta mudança é visível. Nunca o país cresceu de forma sustentada por um período tão longo. Também não estou falando de política. Aliás, talvez esse seja o ponto onde o governo Lula mais decepcionou. Culpa do presidente ou não, fica difícil desassociar o governo Lula dos escândalos de corrupção que assolam o país. Mas também não é sobre o governo Lula que quero falar.

Desde que sou pequenino vejo falar em Paula Maluf. Ainda me recordo do colégio eleitoral, quando então eu era um garoto de 14 anos. Confesso. Torci para que o Maluf ganhasse. E ao longo dos anos Maluf esteve no centro das discussões políticas. Todos o chamavam de ladrão, e muitos até votavam nele porque diziam que “Maluf rouba, mas faz”. Só que lá pelos 15 ou 16 anos dei uma guinada para a esquerda e me tornei Petista. Passei e ver Maluf como um político direitista, retrógrado e que governava tão somente para as elites. Todavia, nunca levei muito a sério esse história de que ele roubava; até porque se tratava de um homem rico, dono de grandes empresas. Mas não é que o homem era ladrão mesmo! E quem imaginou que um dia íamos ver o Sr. Paulo Maluf atrás das grades?

E o juiz ladrão? Quantas e quantas vezes após um jogo polêmico de futebol os torcedores do time prejudicado acusaram o Juiz de ladrão? Quantas e quantas vezes ouvimos a frase: “O juiz foi comprado”? Mas tudo não passava de desculpas para justificar a derrota do time. Ou pelo menos pensávamos que era. Talvez até existissem casos de juiz comprado, só que ninguém nunca conseguiu uma prova se quer. Mas não é que agora pegaram o juiz? E o pior? Ele confessou logo de imediato, com a maior cara de pau, que havia sido comprado em várias partidas. É, quem diria que um dia íamos ver juizes de futebol atrás das grades por manipular resultados?

E os donos da Daslu? E o juiz Nicolau? Uai! O povo sempre disse que só pobre vai para a cadeia? E o que está acontecendo? Será que finalmente o Brasil está mudando? Será que finalmente vamos ter a impressão de que a justiça é igual para todos?

Talvez ainda seja cedo demais para chegar a essas conclusões. Mas de uma coisa podemos estar certo: isso já é um começo. Ainda pode ser pouco, contudo começa-se a ter a impressão de que, pelo menos, a justiça e as instituições democráticas são a mesma para ricos e pobres. Quantos as diferenças econômicas entre ricos e pobres... Bem, essas ainda podem levar algumas décadas. Só não podemos perder as esperanças.





LEIA OUTROS ARTIGOS DO MESMO AUTOR:

A DEBANDADA DA USINA

NÃO VOU FICAR CALADO

OS 300 PICARETAS

O FIM DO GOVERNO LULA

USINA DE QUÊ?

PROPOSTAS PARA O FIM DA CORRUPÇÃO

LITERATURA E PORNOGRAFIA

POR QUE MARCOS VALÉRIO MENTE TANTO?

E AGORA PT?

O GOVERNO LULA E A REVOLUÇÃO FRANCESA

A USNA DE LETRAS E A CORRUPÇÃO

EU QUERO O MEU PT DE VOLTA

A MULHER TRAÍDA

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui