Usina de Letras
Usina de Letras
50 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50669)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Falhas de comunicação? -- 30/09/2005 - 15:06 (Paulo Milhomens) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


Já estamos completando um mês de paralisação na Universidade Federal do Tocantins (UFT), e por incrível que possa parecer, as informações acerca do processo de exigências e garantias para os professores ainda não passaram pelos meus ouvidos. Isso mesmo, a classe estudantil espera uma resposta. Embora eu admita que muitos erros foram cometidos, sem deixar passar em branco nossa trajetória histórica nos movimentos grevistas desse país, o momento atual parece entregue ao destino. É claro que alguns burburinhos rolavam pelos corredores, coisas do tipo: “Ouvi um boato de que é por tempo indeterminado”, “o semestre já foi perdido”. Nada concreto, mas parafraseando o Estatuto das Universidades Públicas Federais, o semestre letivo não pode ser prejudicado. Seria contraditório que a grande maioria do corpo docente desse país não negociasse condições de repor as aulas – já que a Constituição garante a seguridade dos docentes.



O que quero dizer, com todo o respeito que os profissionais da educação merecem, é que uma greve não pode ser deflagrada sem apoio dos estudantes. O que está ocorrendo são reuniões isoladas, e não estamos numa posição favorável em relação ao governo. Teoricamente – ou hipocritamente – nós também somos governo. Chego até a pensar que em âmbito regional a paralisação têm atendido interesses políticos escusos, se levarmos em consideração a falta de unidade que existe entre os campis universitários, principalmente quando tratamos de eleições para administração interna ( Reitoria, Diretoria de Campus e demais departamentos para sistemas de extensão ). Isso sem falar na disputa acirrada entre os proponentes dos projetos de pesquisa, símbolo maior da produção científica desse nas academias. O interesse geral das instituições – lembrando que as regiões de Palmas e Porto Nacional foram as únicas a garantir a filiação geral no movimento grevista – parece estar confuso, principalmente se levarmos em questão a conjuntura política atual. O governo atual estaria interessado em receber a comissão de professores da UFT em Brasília?.



Se queremos um resultado positivo nisso tudo, levemos em conta os equívocos do passado, para que não sejamos mais uma instituição sem respostas e soluções em nossos direitos violados e constitucionalmente garantidos em lei.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui