Usina de Letras
Usina de Letras
134 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lendas Sobre Cabelos -- 24/09/2005 - 15:08 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas Sobre Cabelos



Segundo o dicionário cabelos são pêlos que crescem na cabeça . Mas , para diversos povos místicos , os cabelos significam muito mais do que isto .

Os cabelos têm uma simbologia tão forte que quando uma pessoa morre , eles continuam a crescer , mas isto não é algo sobrenatural , pois possui uma explicação científica .

Na Bíblia , a força dos cabelos de Sansão salvou os judeus do jugo dos filisteus . Porém , quando sua esposa , Dalila , cortou os seus cabelos ele perdeu a força .

Para os antigos povos bárbaros , os cabelos significavam liberdade , por isto eles usavam os cabelos compridos , bem tratados com frutas e leites de animais .

Segundo alguns pesquisadores , o conto de fadas Rapunzel é de origem bárbara , pois são os longos cabelos da moça que conquistaram o amor do príncipe , trazendo – lhe liberdade .

Na idade média , os nobres povilhavam os cabelos de ouro . Naquela época , os cabelos das figuras de santas e anjos , eram compridos e pintados com a cor dourada .

Também naquele tempo , a esposa no túmulo do marido cortava os cabelos numa promessa de amá – lo depois da morte e as moças virgens não podiam cortar os seus cabelos .

As pazes entre dois inimigos eram celebradas quando os dois misturavam os seus cabelos depois de arrancados à unha .

Na sepultura de um falecido , o assassino em sinal de respeito , colocava vários cabelos .

O imperador Constantino , o filósofo , mandou alguns pedaços dos cabelos dos seus filhos ao Papa Bento II , tendo sido o prêmio recebido em Roma , com bela cerimônia .

Para as religiões da linha Pentencostal tradicional , as mulheres não podem cortar os seus cabelos , pois eles significam respeito e feminilidade .

Já , para algumas seitas , os cabelos são considerados sugadores da energia vital e é recomendado não deixa – los crescer .

No Islamismo , a moça depois de sua primeira menstruação , deve usar véu para esconder os cabelos .

Na bruxaria , muitos encantamentos e rituais são feitos com cabelos de pessoas mortas . Por isto são comuns os casos em que feiticeiros depravam túmulos e abrem os seus caixões para roubar os cabelos dos mortos .

E você , leitor , acredita na força dos seus cabelos ?

Luciana do Rocio Mallon .



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui