Usina de Letras
Usina de Letras
126 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->QUANDO A VIDA É PRISIONEIRA -- 22/06/2006 - 19:39 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
QUANDO A VIDA É PRISIONEIRA

Esta semana o meu estado foi noticia nos principais jornais do país por três atos de justiça e principalmente de injustiça, que são comuns em todo o mundo.
E que se tornam relevantes quando é explorado pela mídia.
Desculpem a pretensão de achar que posso dissertar sobre um assunto tão polemico, afinal não sou psiquiatra, psicólogo e muito menos filósofo, não tenho sequer um curso superior, que talvez pudesse dar embasamento e maior credibilidade.
Sou apenas um sonhador.
Que sonhando acha que sabe e pode escrever.
Primeiro ato: Um juiz sentado confortavelmente em sua poltrona expede dois mandados de soltura colocando na rua perigosos bandidos.
As pessoas se indignaram.
E com razão!
Segundo ato: Um juiz sentado confortavelmente em sua poltrona expede um mandado desfazendo o ato do primeiro impedindo que os marginais fossem para as ruas.
As pessoas se sentiram aliviadas.
E com razão!
Terceiro ato: O governador do estado diante dos holofotes e dos microfones diz que o juiz que autorizou a saída dos bandidos era um irresponsável.
Analisando a atitude de cada uma destas autoridades, é preciso traçar um paralelo para que se possa entender a causa e o motivo para os atos cometidos.
O juiz que mandou soltar os marginais...
Será que o fez por bondade ou por um outro interesse?
Não quero aqui entrar no mérito, o que tem de mandato comprado neste país!
Estou analisando na ótica humana.
Se foi por um ato de bondade, este mesmo mandato de soltura não poderia ser privilégio de apenas uma cadeia, teria que ser para todas as cadeias do país, onde seres humanos, marginais perigosos ou não, são empilhados como cadáveres que respiram ou como carne podre que precisa ficar escondida e enterrada.
Se foi por compaixão ele agiu pela metade, talvez esperando ser imitado pelo país afora.
Não é possível que alguém com um mínimo de bom senso aceite com naturalidade mais de cem pessoas abandonadas em minúsculas celas onde a lotação seria de apenas quinze, e em piores condições que a dos animais dos zoológicos,
Colocado em uma cela...
Que expressão mais triste para relatar a vida de um ser humano.
Será que o dono do poder ao tomar esta atitude pensa que está fazendo justiça e já se imaginou sentado em um sujo vaso sanitário, sob os olhares dos “colegas” de cela?
Sem privada e sem privacidade?
Será que este cara já se imaginou sentindo as dores do corpo e principalmente da alma, dentro de uma cadeia, sem nenhum direito, nem mesmo o direito de gemer e chorar?
Se foi por caridade ele poderia muito bem ter mandado os presos para as celas especiais que abrigam marginais ricos e com diploma universitário.
Mais uma vez volto a escrever, este tipo de prisão é uma aberração contra a grande massa que continua não tendo acesso à escola.
Eu não sei por que os intelectuais dizem: acesso à educação
As escolas hoje não educam mais.
Marginal com ou sem diploma universitário é marginal e deveria receber o mesmo tratamento.
Soltar os presos foi a melhor solução?
Evidentemente que não.
E o juiz que determinou a volta dos marginais para a prisão?
Até aí nada de mais, isto é obvio.
Lembrando um administrador de hospital que dizia: detesto falar sobre o obvio.
Será que este juiz deu-se ao trabalho de fazer uma visita para verificar as condições a que os presos estavam sendo submetidos?
Será que ele sabe que as cadeias estão superlotadas e que lá dentro dois corpos ocupam o mesmo espaço?
Dois corpos não ocupam o mesmo espaço diz a lei da física!
Os tecnocratas que coordenam o sistema prisional do país e os políticos que os nomeiam para ser controladores de marionetes fazem questão de desafiar esta lei.
Pelo visto os políticos estão criando algum substitutivo para a absurda lei da física.
Eu nunca visitei uma prisão.
Mas não é difícil imaginar.
Menos de meio metro quadrado por pessoa de todas as raças e de todos os credos,
educados e estúpidos, perigosos e mansos, crentes ou ateus, fumando, se drogando ou masturbando, resmungando, agredindo e sendo agredido.
Como se sentiria o ser humano que por um momento de loucura (todos os tem) ou por outra circunstancia qualquer for obrigado cometer um crime e ser jogado às feras como no Coliseu de Roma?
O juiz que mandou prender sabe ou é sensível a tudo isto?
O juiz que mandou soltar sabe ou é sensível a tudo isto?
O governador que criticou sabe e é sensível a tudo isto?
Ou é como na área da saúde: A gente se acostuma com a insensibilidade.
Enquanto o pobre for apenas um brinquedo na mão dos políticos e dos poderosos este problema estará mais distante de uma solução.
Estes três senhores, donos do destino de milhões de pessoas, deveriam sentar-se em uma das muitas mesas de reunião que estão abandonadas em grandes salas acarpetadas, e juntos, tentar minimizar esta verdadeira tragédia humana, e buscar um meio de amenizar a vida destes nossos irmãos que, marginais ou marginalizados, não podem ser abandonados em uma cela como um deposito da desgraça humana.
É preciso levar uma justiça realmente comprometida para dentro do sistema prisional, recuperar quem quer ser recuperado e castigar quem quer ser castigado.
Construir centros de formação onde os jovens pobres de todas as raças possam ter acesso sem preconceito, é não ter que construir cadeias e não precisar ser noticia nacional.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui