Usina de Letras
Usina de Letras
150 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22533)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50586)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->TRANCADOS -- 07/09/2005 - 05:52 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
TRANCADOS

Nas prisões os desencontros assustam, pais e mães, filhos e filhas, irmãos e amigos, estão todos os dias nas portas das delegacias à procura de alguém que foi preso por motivo justo ou não.
Ele desapareceu!
Isto é muito comum nos grandes centros, as blits acontecem a qualquer momento, principalmente onde se concentra maior número de pessoas pobres.
Na periferia.
Nas favelas.
É nesta hora que a maioria dos casos acontece, homens e mulheres de bem, que na ocasião não portavam documentos são levados e, após a triagem desaparecem.
- Eu vim procurar o João de tal.
- Não está aqui.
- Eu vi quando pegaram ele lá na favela.
- Não consta este nome aqui.
- Mas eu vi!
- Vá andando já falei que não tem ninguém com este nome.
O nome não consta no boletim de ocorrência, mas lá dentro, colocado em um pau-de-arara, alguém sem nome grita, esperneia, chora, implora e assina a confissão de qualquer crime que não cometeu.
É um crime a menos na galeria dos insolúveis, mas onde andará o verdadeiro culpado?
A quem interessa?
O importante é dar satisfação para a sociedade, mostrar serviço, encher as páginas dos jornais, aparecer na televisão e ser noticias no radio.
Não sou a favor de ladrões e assassinos, porque eles não respeitam os direitos de suas vítimas.
Os inocentes deveriam receber tratamento diferenciado, delitos banais e recuperáveis podem fazer uma pessoa se transformar em um perigoso marginal se colocado em celas com presos de alta periculosidade.
Depois de espancado, humilhado, acusado de crimes que não cometeu a pessoa se revolta e parte para o revide.
Falta bom senso e caridade à autoridade que condena réu primário a cumprir pena em um presídio superlotado, aí sim poderia se aplicar a tão sonhada pena alternativa para evitar que a rua ganhasse mais um marginal.
E a maldita prisão especial?
Esta é uma das mais absurdas leis deste país dos bandidos, é inconcebível que uma pessoa com diploma universitário seja menos criminoso.
Quem estupra, com ou sem diploma é estuprador.
E o juiz Nicolau?
É muito mais bandido do que a maioria de ladrões pés-de-chinelo, que andam por aí.
A lei é como o maldito salário mínimo.
Diz exatamente tudo: o trabalhador tem direito apenas ao mínimo, sua vida só pode ser vivida no diminutivo, tudo pouco ou quase nada, apenas a dignidade permanece grande.
É como a maldita imunidade parlamentar.
Outra aberração da "nossa" constituição.
Isto não passa de escudo para proteger ladrão ou um grande muro intransponível para cercar o covil dos malfeitores
Porque os presídios estão lotados?
É porque está faltando amor, o homem não se preocupa com o homem e o dinheiro e a ambição falam mais alto. O ser humano vive ilhado, gira dentro de um círculo fechado de pessoas por todos os lados.
A grande maioria dos nossos marginais são idiotas comandados por outros, que o manipula, que sentados em suas escrivaninhas ditam ordens, pagam advogados e, quando o cerco aperta deixam o pobre mofar na cadeia.
Está faltando paz e ela não será encontrada no cano de um revolver ou na ponta de uma faca, também não pode estar nas falcatruas dos que só pensam no dinheiro.
Ela só pode ser encontrada se olharmos para dentro de nós mesmos e a deixarmos transbordar para inundar os corações dos que a procuram em lugares errados.
Ela só pode ser construída dentro de uma família.
Ela só será construída quando as autoridades se preocuparem com o futuro das crianças.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui