Usina de Letras
Usina de Letras
54 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62247 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10372)

Erótico (13571)

Frases (50643)

Humor (20033)

Infantil (5442)

Infanto Juvenil (4770)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140812)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6199)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O que é a Relatividade afinal? -- 19/09/2005 - 23:43 (Luana Fischer Bassegio) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O que é a Relatividade afinal?



Estamos perto do centenário da Teoria da Relatividade, no entanto ela continua sendo de difícil compreensão para grande parte das pessoas. Na verdade pouquíssimas delas tem a capacidade de entendê-la completamente, por ela ter uma base teórica e não prática, ao contrário da Teoria de Newton que é ensinada nas escolas por ser mais simples e de mais fácil visualização.

A gravitação universal, como descrita por Isaac Newton, possui uma fórmula matemática simplificada se comparada a de Einstein, e, entretanto se obtém praticamente os mesmos resultados. De fato estes resultados são tão similares que a teoria de Newton não foi contestada durante muito tempo, e descreve o universo com suficiente exatidão. Mas com o passar do tempo, estas diferenças entre as duas teorias vão se acumulando, e após alguns anos observando o nosso sistema solar verificou-se que Mercúrio não estava onde deveria estar segundo Newton. Já a Teoria da Relatividade de Einstein previa esta diferença.

Segundo Einstein, a velocidade da luz no vácuo é uma constante universal, independente do movimento da fonte. Se você estiver num trem, por exemplo, a 100km/h e ligar uma lanterna, a velocidade da luz desta lanterna continua sendo a mesma e não soma-se com a velocidade do trem, conforme Newton afirmava.

Suponha dois irmãos gêmeos, um parado na Terra e o outro numa nave viajando no espaço na velocidade da luz durante 20 anos. Após esse tempo, quando se reencontrassem, o irmão que ficou na Terra teria envelhecido estes 20 anos, enquanto o que estava viajando não teria envelhecido nada. Isso se deve ao fato de o tempo não ser absoluto como se dizia, e depender da velocidade do objeto que o mede. Quanto mais rápido este objeto está, mais lento passa o tempo.

O referencial desta teoria é a famosa fórmula E=mc², que afirma a equivalência entre massa e energia, e a possibilidade de se obter tanto massa a partir de energia quanto energia a partir de massa. Um local onde se aplica esta fórmula são as usinas nucleares que transformam massa em energia.

No entanto existe o lado negativo disto, que vem a ser a invenção das bombas nucleares, um dos fatos, que conforme os historiadores deixou Einstein desiludido com sua descoberta.

Nos dias de hoje várias teorias vem sendo criadas, mas nenhuma delas contraria a Teoria da Relatividade, apenas, no máximo, a completam. Levando em conta a tecnologia disponível na época, devemos admitir a extraordinária inteligência de seu criador, consolidando esta como uma das maiores teorias científicas de todos os tempos.





Fiz essa redação para concorrer no jornal Zero Hora. A melhor redação será publicada no caderno Eureka quando se completa o centenário da Teoria da Relatividade.

Espero que eu vença! =P

Beijinhos pro Muca que me ajudou a fazer essa redação aí, me explicando com clareza o que é essa Teoria! Te Amooooo! =)
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui