Usina de Letras
Usina de Letras
163 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->DEGOLA SUMÁRIA DO DEDO-DURO -- 15/09/2005 - 08:21 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






DEGOLA SUMÁRIA DO DEDO-DURO







Em nosso país é comum entre os criminosos a degola sumária dos dedo-duros. Para quem não sabe – se é que tem alguém que ainda não saiba – dedo-duro: é o companheiro de aventuras criminosas, que resolve denunciar um ou alguns, ou todos os seus companheiros. Isto não é fato atual, ou coisa que apesar de antiga seja recente. É coisa lá atrás. Do tempo do descobrimento. A conspiração mineira teve o seu dedo-duro. Não foi degolado porque fazia parte da maioria dos criminosos no país: a exploração das riquezas brasileiras. Quem faz parte das ações criminosas não sofre a degola. A não ser que resolva denunciar.



Foi o que fez Roberto Jefferson: DENUNCIOU. Quem denuncia no Brasil é chamado pelos criminosos de DEDO-DURO. Ele também participou do recebimento não do mensalão, mas de uma ajuda de campanha. Coisa que segundo ele, todo o mundo no Brasil faz. Afinal, não se ganha eleição com tostão. Ganha-se com milhão.



Ficou, especialmente em mim essa sensação de que não se pode denunciar nada no Brasil. Quem o fizer será exemplarmente punido. A punição de Roberto Jefferson foi a cassação quase que sumária. E para servir de exemplo foi uma cassação única, solitária e em primeiro lugar das outras, se é que as outras irão acontecer. Coisa naturalmente preparada com certeza pelo pessoal desse partido que está virando excrescência pública: PT.



A maioria votou a favor da cassação. Demonstra com isto que a maioria não quer “denunciantes”, ou o denuncismo lá dentro da Câmara dos Deputados. Se não querem pessoas que têm a coragem de denunciar, significa basicamente que a maioria tem sérios compromissos com a criminalidade. Esta história de “honrar a casa”, honrar a Câmara, que segundo Jefferson é um “prostíbulo”, deixou claro aos deputados que votaram a favor da cassação de Roberto Jefferson que eles são mesmos “partidários de um enorme prostíbulo”, uma vez que degolaram o denunciante. Quem não deve não teme, ou não se sente ofendido. Roberto Jefferson meteu realmente o dedo na ferida dessa gente podre. Se Jefferson participou da porcaria, sem dúvida que saiu limpo porque teve a coragem de denunciar. Em nosso país é comum os heróis pagarem o preço da maioria, porque nesta maioria não tem heróis. Tem apenas safados e criminosos. É o que estamos assistindo no Congresso. E este é o espelho da nação. Fica assim difícil alguém acreditar na honestidade dos brasileiros. Eu não acredito. Mesmo porque só tenho assistido também aqui embaixo muita gente passar por honesto, quando não passa de um tremendo ladrão cara-de-pau. Isto é comum entre nós pobres mortais. E pergunto: quem é que tem a coragem de denunciar? Infelizmente aqui embaixo, no meio do povão, não existem Robertos Jeffersons da vida.



Jeovah de Moura Nunes

poeta, escritor e jornalista.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui