Usina de Letras
Usina de Letras
175 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62186 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50587)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Solidariedade -- 12/09/2005 - 21:28 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Solidariedade Maine Vallery



Gabriel,acompanhastes,de perto,o caminho do Solidariedade de Lech Walescha,na Polônia?

Olha,Maine,só como editor,mas extremamente interessado naquele movimento,no que resultou dele.

E aí?

Walescha foi uma grande esperança para o povo e eu diria mais:para muitos povos do mundo.Mas..

O que houve,qual foi a pedra que ele encontrou na construção dos seus sonhos?

Não consigo entender até hoje.Foi um homem com um enorme nome mundial,mas não conseguiu nada para a sua Polônia.E mais:hoje,ele é réu confesso,reconhece que a única coisa possível é o neo-liberalismo(que ele combateu ) e não enxerga uma terceira via.Embora o movimento Solidariedade continue com seus sonhos...

Mas,afinal,Gabriel,qual é o ´paralelo que traças neste perfil ?.O que queres dizer?

Tens razão:enxergo vias paralelas,destinos comuns,enganos repetidos,confusões sem soluções.

E aí?

Estou,com toda a clareza,vendo a historia,e que me cobrem as testemunhas.Mas, vejam,este senhor do governo de hoje no Brasil,também deve virar uma saudade.

Queres dizer frustação,Gabriel?

Pode ser e até acho que é,como foi Walescha.Só tem uma diferença muito grande:ele não tem um padrinho do tamanho de Paulo VI: foram aliados,fizeram uma revolução juntos e a historia registra uma mudança substancial no Mundo.Mas Walescha desceu do seu sonho,não teve a força e a grandeza de seguir além fronteiras,emboras as fronteiras estiverssem – para ele – abertas.O povo ficou só.Deslumbrou-se Wallescha com o horizonte que via e esta linha virou uma falácia enganadora.

E Lula,Gabriel?

Eu te disse que voltaria ao tema:vai aos livros de história e consulta a biografia de Walescha.Tudo se repete.Não há segredo.

E o que ,Gabriel,você,na sua experiência, diz do agora do Brasil?

Pobre povo polonês.Pobre povo brasileiro.

Os que acreditaram,não é,Gabriel?

Claro,há sempre na raça um sangue purificado e este há de dar o futuro.

Com esta observação, nota dez,Gabriel.VIVA a ESPERANÇa.Que o sangue novo faça logo a transfusão!!!....



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui