Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50577)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Textos_Religiosos-->PARÚSIA OU PARACLETO - TRATA-SE DA MESMA PESSOA. -- 26/11/2011 - 06:23 (EDVALDO FERNANDES DE ANDRADE) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Composta de 50 parágrafos e de 18.882 palavras, a encíclica do papa Bento XVI, publicada recentemente, nos chama atenção para o destaque que ele dá à segunda volta de Cristo. O papa enfatizou a promessa do retorno de Jesús, que “de novo há de vir em sua glória para julgar os vivos e os mortos”. No novo testamento, Jesús também falou da figura do Paracleto. No Islã, o Paracleto é chamado de Confortador, Conselheiro, (entre os Sunitas, o Mihdí – a volta de Jesús). Maomé se refere a Ele como “O Grande Aviso.” No Velho Testamento, Isaías, o maior dos profetas hebreu, se referiu a Ele como o “Príncipe da Paz”; que viria para reunir toda a humanidade “num só rebanho e um só pastor.”

O curioso é que não somente Cristãos e Muçulmanos aguardam a vinda desta figura magistral, que seria revelado à humanidade no final dos tempos, cujo advento cumpriria cíclico profético adâmico. Outros Mensageiros de Deus também se referiram a Ele denominando-O com os seguintes epítetos: Para os Judeus, a volta do “Senhor dos Exércitos”; para os Zoroastrianos volta do “Sháh Bahram” e Ele disse: “Chegará o tempo em que se levantará na Pérsia o “Sháh Bahram”, o Senhor Prometido, o Salvador do Mundo, O Grande Mensageiro da Paz. Para os Budistas a “A volta do Quinto Buda” e ele disse: “Não sou o primeiro Buda que existiu na terra, nem serei o último”. No tempo devido outro Buda levantar-se-á no mundo, um santo, um ser divinamente iluminado, dotado de sabedoria em sua conduta, benigno, conhecedor do universo, um líder incomparável dos homens, um mestre dos anjos e dos mortais. Ele vos revelará as mesmas verdades eternas que vos ensinei. Ele vos pregará esta religião, gloriosa em sua origem, gloriosa em seu clímax, gloriosa em seus objetivos, tanto no espírito como na forma. Ele proclamará uma vida religiosa tão pura e perfeita como a que agora vos proclamo. Seus discípulos serão contados em milhares, enquanto que os Meus contam-se em centenas.” Os hindus, no seu livro sagrado, o Bhagavad Gita, aguardam a vinda do “Décimo segundo Avatar”, a volta de Krisna e Ele afirmou: “Sempre que houver declínio da retidão e a injustiça triunfarem, ó Barta (Arjuna), então Eu Me manifestarei para proteger o Bem, destruir o Mal para restabelecer a Justiça. Eu Me manifesto de tempos em tempos”.

As palavras do grande escritor Bahá’í, Dr. John Esllemont, resume o tema. “A religião de Deus é a religião única, e todos os profetas a têm ensinado, mas é algo que vive e cresce, e não uma coisa imutável e sem vida. O mesmo se dá com os vários ensinamentos proféticos, seja de Abraão, Krisna, Zoroastro, Buda, Jesús ou Maomé. Sua parte exterior muda de tempos em tempos, mas cada revelação é a consumação das anteriores. Elas não estão separadas ou incompatíveis, mas sim diferentes etapas da história da religião única, que vem sendo ministrada de modo a ter o seu desenvolvimento gradativo da semente, botão e flor. Nos ensinamentos de Moisés, vemos o Botão; nos de Cristo, a Flor; nos de Bahá’u’lláh, o Fruto. A flor não destrói o botão, nem o fruto a flor. Não destrói e sim completa”.

Jesús afirmou claramente que “não vim trazer a paz, mas a espada”, depreendendo-se de que não seria Ele mesmo fisicamente que retornaria, mas sim de alguém com as Suas qualidades espirituais, em outro templo humano, para “ajuntar os desterrados de Israel e os dispersos de Judá”.

Os Bahá’ís acreditam ser Bahá’ú’lláh o Prometido de Todos os Tempos, autor de uma revelação independente, que inaugurou uma Nova Era de Paz para a humanidade e irá estabelecer uma Nova Ordem Mundial, afirmam os seus seguidores, originados de todas as etnias, nível social e passado religioso, que viram na figura de Bahá’ú’lláh o cumprimento de todas as suas respectivas profecias. O site dos Bahá’ís, diz que:

”A Fé Bahá’í é uma religião mundial, independente, com suas próprias leis e escrituras sagradas, surgida na antiga Pérsia, atual Irã, em 1844. Foi fundada por Bahá’u’lláh, título de Mirzá Husayn Ali (1817-1892) e não possui dogmas, rituais, clero ou sacerdócio”.

“A Comunidade Bahá’í com aproximadamente sete milhões de adeptos, é a segunda religião mais difundida no mundo, superada apenas pelo Cristianismo, conforme afirma a Enciclopédia Britânica. Os bahá’ís residem em 178 países, em praticamente todos os territórios e ilhas do globo”.

Bahá’ú’lláh disse: “Sabei, com certeza, que a luz da revelação divina, em cada era, é concedida aos Homens em proporção direta à sua capacidade. O tempo predestinado para os povos e as raças da terra é chegado agora. As promessas de Deus, como as registraram as Sagradas Escrituras, foram todas cumpridas. De Sião procedeu a Lei de Deus, e Jerusalém e suas colinas e sua terra está plena da Glória de Sua revelação. Feliz o homem que pondera no coração o que tem sido revelado nos Livros de Deus, o Amparo no perigo, O que subsiste por Si Próprio.”

O site Bahá’í é http://www.bahai.org.br/febahai.asp


Edvaldo Andrade

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui