Usina de Letras
Usina de Letras
151 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62181 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10351)

Erótico (13567)

Frases (50584)

Humor (20028)

Infantil (5425)

Infanto Juvenil (4757)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140792)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Lendas Sobre Inveja e Olho Gordo -- 07/09/2005 - 08:08 (Luciana do Rocio Mallon) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Lendas Sobre Inveja e Olho Gordo



O dicionário define inveja como : “ 1. Desgosto ou pesar pelo bem , pelo sucesso ou pela felicidade dos outros . 2. Desejo violento de possuir o que é dos outros , cobiça. “

Mas para a Psicologia e para o Ocultismo a inveja é muito mais do que isto . Para alguns cientistas , a inveja é um sentimento tão nocivo capaz de causar doenças como a depressão . Segundo alguns psiquiatras forenses a inveja é responsável por muitos crimes e suicídios .

Conforme alguns psicólogos , nem toda a inveja é ruim . Segundo a psicóloga Patrícia Silva , temos três tipos de inveja : a inveja destruidora , a inveja positiva e a inveja camuflada . Conforme esta doutora , a inveja destruidora é aquela igual a da história dos irmãos Caim e Abel , quando Caim ao ver o sucesso do irmão , acabou matando o coitado .

A inveja positiva é aquela em que seguimos os passos da pessoa que admiramos . Por exemplo , Cazuza afirmou a uma revista que sentiu inveja de Renato Russo ao ouvir a música : Que País é Este , porém inspirado nesta canção ele escreveu a melodia : Brasil , que foi até tema de abertura de novela . A inveja camuflada é aquela que tentamos esconder , por exemplo : o vizinho de Márcia comprou uma caminhonete . Por isto , ela foi correndo na loja e comprou uma igual .

Já , o olho gordo segundo alguns místicos é a concretização mais cruel da inveja .

Pois , nem todo o invejoso tem olho gordo . Porém , todo o olho gordo parte de um invejoso . Mas , não de um invejoso comum e , sim , de um invejoso com poderes inconscientes , capaz de prejudicar o invejado só com a força do pensamento .



Porém , mais interessante do que tudo isto , são as lendas urbanas sobre a inveja e olho gordo . Veremos algumas destas histórias abaixo :



Débora e Seu Carro Novo



Débora morava em um bairro simples e com o seu esforço de trabalhadeira comprou um carro novo .

Mas Mara , sua vizinha , ficou paquerando o carro através da sua janela , o tempo inteiro .

Então , naquele primeiro dia , Débora tentou ligar o carro , mas ele sempre morria . A sua mãe percebendo o olho gordo da vizinha , pegou uma fitinha vermelha e colocou – a no espelho do carro . Após isto , Débora tentou ligar seu carro de novo e não conseguiu . A mãe desta moça vendo que Mara observava tudo da janela , chamou esta mulher para dar uma volta no carro de sua filha . Assim , que a curiosa vizinha entrou no carro , ele funcionou sem nenhum problema .



O Garoto Faminto



Marcelo era um garoto carente , que estudava numa escola pública .

Um certo dia , faltou merenda escolar gratuita naquele colégio .

Então , ele começou a observar os seguintes colegas que compravam lanches na cantina particular :

Rodrigo comprou uma coxinha , porém ao tentar morde –la , ela caiu no chão .

Alessandra comprou um copo de suco , mas de repente veio um garoto , que sem querer a empurrou , fazendo que seu suco caísse no solo .

Viviane comprou um pastel , mas ao tentar morde – lo se queimou e deixou que este alimento caísse no chão .

Tudo isto aconteceu aos olhos do garoto faminto .



Colegas Invejosos



Carolina sempre teve facilidade na área de Vendas , mas isto sempre lhe trouxe sérios problemas com colegas invejosos .

Quando ela começou a trabalhar numa loja , no primeiro dia já deu para notar que esta moça tinha facilidade para conquistar a freguesia .

Isto causou uma grande inveja num funcionário antigo , Júlio .

Ele fazia de tudo para prejudicar Carolina : trocava os seus recibos , escondia mercadorias e até tentava roubar os seus clientes .

Um certo dia , Júlio consultou um feiticeiro que receitou uma simpatia para destruir a sua rival .

A partir daquele dia , coisas sérias começaram a acontecer com a saúde de Carolina : ela começou a sentir tonturas , a sentir depressão e sua menstruação chegou a vir três meses seguidos sem parar , sem falar de uma estranha vontade de cometer o suicídio sem nenhuma razão aparente .

Como a saúde desta moça estava insustentável , ela pediu demissão .

Neste dia , sua mãe chamou um pastor evangélico para abençoar a casa . Mas , ao entrar no quarto de Carolina , ele olhou o travesseiro , percebeu que havia algo estranho , pegou uma faca e rasgou o objeto . Assim , dentro deste travesseiro , surgiram coisas estranhas como por exemplo : uma boneca com as feições da moça , como se fosse uma espécie de vodu .

Desta maneira , o pastor disse que alguém com olho gordo no serviço de Carolina , fez este tipo de coisa para prejudicar a sua saúde .

Não se sabe até hoje se foi Júlio que colocou o vodu no travesseiro da rival . A única coisa que se tem certeza é que este rapaz tem uma forte ligação com a magia negra .



Vermelho Para Espantar a Inveja



Todos nós já ouvimos falar na seguinte frase : “ Vermelho é bom para espantar a inveja . “

Não se sabe direito como este tradição começou .

Há uma lenda que diz que antigamente , os soldados romanos usavam uma capa vermelha para se protegerem da inveja dos inimigos .

Segundo alguns ocultistas , vermelho é a cor da energia , da proteção e da sensualidade , por isto ela tem a capacidade de neutralizar o olho gordo e a inveja de alguém , mas não por muito tempo .



Fabiana Não Gostava Que Edna Usasse Vermelho



Na escola , Edna era uma estudante muito esforçada e por isto tirava as melhores notas .

Tudo isto causava inveja em sua colega chamada Fabiana , que não gostava de estudar e só pensava em rapazes , roupas e baladas .

Esta garota sempre tentava desfazer de Edna , xingando – a de brega e criticando a pobre toda a vez que ela colocava uma roupa vermelha .

A inveja de Fabiana era tanta , que Edna passou o ano inteiro sentindo coisas estranhas como : dor de cabeça , tonturas e depressão . Ao chegar as férias escolares , estes sintomas desapareceram na garota . Sinal que grande parte deles , eram causados pela inveja da sua colega de escola .

Conclusão : Através deste artigo pudemos concluir que inveja é um sentimento negativo , pois faz mal ao invejoso e ao invejado .

Observação : A cópia deste texto é permitida , desde que apareça o nome da autora embaixo , o não cumprimento desta norma acarretará em penas previstas por lei .













Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui