Usina de Letras
Usina de Letras
301 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Infantil-->O SAPO QUE NÃO PARAVA DE COAXAR -- 03/09/2007 - 21:36 (Heleida Nobrega Metello) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O sapo que não parava de coaxar


(para Gabriel e seu sapo cururu)







Era uma vez um sapo grande que coaxava muito. Coaxava atrás da mata, na beira do lago do Virasaco. Era um tanto quanto estabanado, eis porque vivia sozinho, pois os outros sapos ficavam furiosos quando ele afugentava os insetos para não serem devorados.

Ele era assim, desse jeito, diferente dos outros. O que podia fazer! Por vezes, passava fome por não querer comer aqueles pequenos bichinhos com ossos ou sem ossos.

Talvez, essa fosse a razão pela qual coaxava demasiadamente. Coaxava tanto que o som do seu coaxo entrava pela janela e ecoava por toda a cabana, não deixando Gabriel dormir.

Um belo dia, não mais que de repente, Gabriel decidiu pegar um saco e ir até o lago do Virasaco, onde morava o sapo.

Esperou o sol se esconder por detrás das montanhas para que ele não testemunhasse sua pequena maldade e foi chegando de mansinho, bem de mansinho... até que conseguiu prender o sapo no saco.

O coração de Gabriel pulava tanto, tanto quanto o endoidado sapo de olhos esbugalhados dentro do saco.

- E agora, pensava ele, o que fazer com o sapo?

De súbito, o sapo deu um coaxo bem alto e falou. Isso mesmo, falou:

- Oi, sou conhecido como Sapo Cururu, minha família costuma viver nos cerrados e florestas tropicais e se alimentam de pequenos animais invertebrados e vertebrados. Vivemos em média de 10 a 15 anos em ambiente natural e até 20 anos em cativeiro, quando nos aprisionam para fazerem pesquisas. Eu tenho muito orgulho da minha família, pois o sapo cururu que mede entre 10 a 15 cm é o anfíbio mais comum que existe na fauna brasileira. É como o povo que vive na sua cidade, não é? O povo não é constituído de pessoas comuns?

Refeito do susto, o menino endireitou seu corpo, respirou fundo e respondeu:

- Minha família me chama de Gabriel. Dizem sempre que este nome significa ‘mensageiro de Deus’. E eu me sinto importante por isso. Mas você, um simples sapo, fala?

- Normalmente eu só coaxo, contudo, quando me vejo acuado, com muito medo, desato a falar como vocês.

- Mas você está com muito medo, agora?

- Claro que estou! Aqui dentro é muito escuro e apertado. Mesmo com esses olhos grandes e esbugalhados não posso ver nada, nem mesmo a lua que logo, logo virá mergulhar no lago. O que você vai fazer comigo?

- Eu ainda não sei, Sapo Cururu, o que sei é que você não me deixa dormir por causa do seu coaxo.

- Ora, ora, Gabriel, pessoas falam e sapos coaxam, não é mesmo? Assim a natureza foi criada. Sabe o que mais, nós os sapos cururu possuímos duas glândulas de veneno na parte superior da cabeça, continou ele...

Gabriel deu um pulo para trás, largou o saco que abriu suas portas para o sapo e ficaram assim, olhando um para o outro por algum tempo, até que o Sapo Cururu prosseguiu:

- Então Gabriel, não se assuste, nós só usamos esse veneno para nos defendermos dos nossos predadores, como por exemplo, de uma serpente. Uí, até me arrepio quando falo dela.

- Mas cobra gosta de comer sapos?

- E como! Mas quando uma cobra chega perto, nós levantamos as patas, ficamos mais esticados, parecendo bem maiores do que realmente somos e nos inclinamos como se oferecessemos as glândulas para que ela as mordam. Na maioria das vezes esse nosso jeito de lidar com a cobra funciona, pois mesmo que ela nos morda, perceberá um gosto desagradável, devido ao amargor do veneno e por esse motivo acaba nos soltando. E, com certeza não terá mais vontade de se alimentar de sapo cururu novamente. Falando isso, não resistiu e deu uma boa gargalhada.

- Gabriel ainda estava mudo. Agora, era ele que se sentia assustado, como o sapo estivera dentro de saco. Mas algo na gargalhada do sapo tocou seu coração. Aquele sapo tinha a pele diferente da sua, mas pareciam tão iguais!

Interrompendo o silêncio, olhando em direção ao menino, Sapo Cururu, falou docemente:

- Não podemos ser amigos? Há muito estou solitário nessa mata imensa. Só a lua é minha amiga e vem me visitar todas as noites, tão logo o calor do sol se esvai das folhas.

- Mas você é um sapo e tem a pele tão diferente da minha! Como podemos ser amigos. Amigos costumam ser semelhantes.

- Afinal, Gabriel, não somos todos iguais? O que é uma pele, além da aparência. Penso que o que está dentro vai importar mais. Essa sempre foi minha grande diferença em relação aos demais sapos. Nunca concordaram com esse meu jeito de pensar. Diziam até, que sapo não foi feito para pensar. Leve-me para sua casa, Gabriel, prometo não mais coaxar.

Gabriel levou seu novo amigo, o sapo que se chamava Cururu. Nem precisou do saco. Caminharam lado a lado conforme os amigos costumavam fazer.

Durante três dias, no quarto de Gabriel, o sapo falou de sua vida na água, enquanto girino e da sua vida na terra, enquanto sapo. Durante três dias permaneceu sem coaxar.

Gabriel sorria largo pela cabana. Tinha agora um amigo de pele diferente da sua, mas um grande amigo. Sentia não conseguir abraçá-lo, pois em todas as tentativas, o sapo escorregava e pulava. Era de sua natureza, ele entendia.

Na quarta noite, Gabriel foi desejar bom sono para o Sapo Cururu, mas percebeu-o diferente. Tinha se transformado num boneco de fios verdes, macios com enorme sorriso na cara. Os olhos esbugalhados, os mais doces que já vira em um boneco.

Desde então Gabriel, todas as noites, depois de conversar com seu anjo da Guarda, dava um abraço bem apertado no seu verde e lindo amigo Sapo Cururu, que não mais escapava de suas mãos e que ouvia num respeitoso silêncio, todos os seus segredos.

Sabem o que mais? Ele só voltou a coaxar quando percebeu que Gabriel precisava ouvir uma nova história.

E podem crer: essa história que acabo de contar é a mais pura verdade. E essa verdade se assemelha ao sorriso que coloco no traçado do meu rosto quando vejo a primavera florescer.



vovó Heleida, setembro de 2007


foto:http://www.fotosearch.com.br/comp/art/art173/sapo-flowerpot-~-gco019.jpg">

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui