Usina de Letras
Usina de Letras
174 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62210 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140797)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->UMA PIZZA DO TAMANHO DO BRASIL! -- 31/08/2005 - 08:42 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






UMA PIZZA DO TAMANHO DO BRASIL!







Todos os brasileiros são responsáveis pela pizza que está sendo preparada no Congresso, através dos congressistas de mau caráter, que pululam até nas CPIs. E por que somos todos responsáveis? Porque não houve até agora nenhuma indignação pública, semelhante ao ocorrido em 1972, no caso Collor. Percebe-se nisto que, nós brasileiros, ficamos indignados quando a roubalheira atinge o nosso bolso. Quando é lá distante no Congresso o brasileiro comum se acomoda. A maioria acha até normal a roubalheira. Isto é grave e denota até que ponto somos realmente honestos e ladrões e na melhor das hipóteses patriotas. Ou seja: a maioria é ladrona por ocasião; outra parte é ladrona por profissão. E ninguém é patriota.



-São todos ladrões! – é o que um energúmeno qualquer do povo costuma dizer. E neste pensamento a gente acaba também por aceitar o tal “acordão”. O presidente da Câmara dos Deputados é uma piada! O Brasil merece uma figura daquela. Encaixa-se perfeitamente no costume esclerosado das pessoas no poder que devem e devem muito. Nunca, em toda República uma figura como essa traz tanta vergonha a um país. Isto é, se o país realmente tem vergonha, coisa que eu duvido e muito! No momento em que escrevo isto, o deputado Fernando Gabeira, isolado completamente no Congresso pela maioria ladrona e corrupta refutou um discurso capenga e incriminadora do presidente da Câmara, o Severino, quando este disse que “não existe mensalão, não existem corruptos no Congresso e que, portanto não pode haver cassações”. O deputado Gabeira respondeu a isso dizendo que “V.Excia., Sr. Presidente Severino é uma vergonha para o Brasil”. Naturalmente que Gabeira foi massacrado pela maioria dos deputados, que comunga com a corrupção, dizendo que “Gabeira é um maconheiro!”



É uma pena que o Brasil só presta mesmo para futebol, prostituição e carnaval, além é claro da bandidagem. Tudo porque o povo não é brasileiro realmente de coração. Se fosse, indignar-se-ia. Se fosse, protestaria. Se fosse, lutaria contra esse enporcalhamento do poder. Se fosse, não aceitaria os ladrões do PT no Congresso, e quiçá no Planalto. Se fosse, repudiaria o PT de cabo a rabo, porque um partido com tantos ladrões não pode ser um partido político! Se o povo fosse patriota, não se enrolaria no pavilhão nacional apenas para assistir a seleção jogar, faria-o também para proteger o país e suas instituições éticas e democrática desses corruptos. Tudo isso vem de roldão dizer a mim mesmo, pelo menos, que este não é o Brasil de nossos antepassados. O Brasil daqueles que morreram para que nós tivéssemos um país livre. O Brasil daqueles que morreram para que nós fôssemos livres! Estamos realmente vivendo dias de um Brasil afundado! Mergulhado na lama da ladroeira dos próprios líderes, que nós os colocamos lá. Por falar em líder, o presidente Lula é mesmo um líder, ou um boneco brucutu colocado lá para inglês ver? O presidente da Câmara, o Severino, é mesmo um líder ou é um jumento nordestino, que só sabe relinchar inverdades. Rapaz, quê enroscada nós estamos.



Escrevi um artigo recentemente dizendo que TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO. Gente! Esta vergonha está aumentando e nada posso fazer, principalmente porque não posso me mudar nem para o Paraguai, onde poderia esconder-me de tanta vergonha. Agora outra vergonha me acompanha. A vergonha dos brasileiros. Tenho vergonha dos brasileiros serem o que são: medrosos. Não têm coragem de lutar, de protestar, de dar seu grito de protesto por todo o país, quando no passado tivemos e em condições piores, porque se torturava e matava-se por atacado e não como fazem hoje: no varejo. Já no tempo do Collor o povo, através dos estudantes, teve coragem porque significava a defesa de seus bolsos açambarcado por uma medida, que até hoje também se pode tachar de “ladroeira”.



O presidente Lula agora deseja ardentemente ser como Juscelino Kubistchek. Ora, pois, pois, o povo comum vai acabar aceitando tal idiossincrasia. Não entendo como um homem, presidente da República, tem tanta ignorância assim, a ponto de querer ser como alguém, renegando sua própria identidade, a qual deveria ter orgulho. Claro, que isto nada mais prova do que o seu envolvimento na corrupção. A gente, quando quer se esconder na cama costuma-se se cobrir com o primeiro cobertor por perto. É o caso do Lula. Quer ser protegido pela figura ímpar do presidente Juscelino. Ora, Juscelino Kubistchek foi um ícone, uma personalidade marcante, estadista nato, não uma “coisa” forjada, barbuda, querendo ser carismático para a história. Juscelino trabalhou e muito, além de sempre dar a honra de ser ouvido constantemente pelo povo em seus discursos gostosos de se ouvir. Juscelino era popularíssimo, adaptado à compreensão e ao gosto do povo e representava o gosto desse povo. Além disso, era notoriamente democrático. Capaz de perdoar seus adversários. Lula vem de um partido que mostrou ser autoritário e capaz de perseguir seus adversários. Caso tivesse o poder total, através de um golpe, as torturas e os assassinatos dos adversários políticos seria uma constante. E isto não é balela. A revolução vermelha prega essa prática às escondidas.



É gente! Vivemos a era Lula. A pior que este meu país já viu em 500 anos. A era em que a democracia está por um fio de cabelo.



Jeovah de Moura Nunes

Escritor, poeta e jornalista.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui