Usina de Letras
Usina de Letras
297 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62174 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50578)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->DISCURSO DE POSSE NA ATL-José Cardeal dos Santos. -- 30/04/2009 - 00:48 (Mário Ribeiro Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
POSSE DO ESCRITOR MARIO RIBEIRO MARTINS,
NA ACADEMIA TOCANTINENSE DE LETRAS.


(DISCURSO PROFERIDO PELO ACADEMICO JOSÉ CARDEAL DOS SANTOS, NO DIA 05.04.2002, NO PALACIO DA CIDADANIA-OAB PALMAS).


Senhoras e Senhores,
Na vida de cada um de nós, sobretudo na do homem de pensamento e ação, ocorrem momentos verdadeiramente inesquecíveis, que se integram em definitivo à sua historia, quer pelo profundo significado que encerram, quer ainda pela intensa emocionalidade com que são vividos, quer finalmente, pelas vitórias, alegrias e felicidades, através das quais eles se eternizam!
A data de hoje, 05 de abril de 2002, assinala um dos mais marcantes eventos sócio-culturais desta Academia.
Trata-se da solenidade de posse do ilustre acadêmico MARIO RIBEIRO MARTINS, na Cadeira 37, deste sodalício, ora sob a respeitável presidência do conceituado escritor tocantinense Juarez Moreira Filho.
A escolha deste amplo e confortável auditório, como palco de tão significativo acontecimento prende-se não apenas à circunstancia de pertencer o recém-empossado à numerosa e conspícua família jurídica, mas também à proverbial generosidade do Colendo Conselho Estadual Tocantinense da Ordem dos Advogados do Brasil, de que é presidente o jovem advogado Luciano Ayres da Silva, responsável pela construção deste belo e imponente “Palácio da Cidadania”, que se constitui, de fato, justo motivo de orgulho e honra para a combativa e prestigiosa categoria congregadora dos advogados do nosso Estado.
A solenidade de que ora participamos não é simplesmente um mero ato administrativo de rotina que a Diretoria deste silogeu realiza no cumprimento de sua vasta programação cultural.
Com efeito, este marcante evento histórico assume foros de acentuada significação e relevância, tanto pelos significativos aspectos litero-culturais que fundamentalmente o justificam, quanto, ainda, pela dimensão social, lazerística e integrativa de que também se reveste, o que faz com que o acontecimento em causa se constitua nesta grande e vibrante festa da sempre fecunda e fulgurante inteligência tocantinense.
Inspirada na visão panoramica da nossa emergente paisagem cultural, cujos contornos definitivos começam a se delinear e aparecer nos horizontes do luminoso porvir desta Academia que, para gaudio e honra de todos nós, tem não só se empenhado em descobrir e estimular novos talentos literarios, como, sobretudo, procurado aproximar-se destes, a fim de ensejar que os mesmos dela tambem se aproximem, buscando, assim, completar o enchimento de suas cadeiras ainda vagas, assim como promover a integração de todos os elementos envolvidos no processo de desenvolvimento da cultura literária desta nova e prospera unidade federativa.
Em face, pois, do movimentado e rico cenario cultural tocantinense, expressão de sua criativa e vigorosa intelectualidade, esta Academia não hesitou em, como de praxe, deflagrar o processo seletivo eleitoral previstos nos seus Estatutos, através do qual lhe foi possivel conquistar o privilegio de poder trazer para seu respeitavel quadro de associados a figura serena e luminosa, culta e empreendedora, honrada e digna do Dr. Mario Ribeiro Martins, inquestionavelmente uma das personalidades mais fecundas e representativas da literatura goiano-tocantinense.
Por determinação estatutária, coube-me, como orador oficial deste sodalicio, o honroso dever de, nesta historica solenidade, saudar o insigne academico empossante, pelo seu merecido e festejado ingresso nesta Casa de Letras.
O ilustre recipiendario, de quem ora orgulhosamente nos ocupamos, impõe-se, de fato, como estrela de primeira grandeza, dentre todos os que pertencendo ou não ao seleto grupo dos que compõem este Egregio Colegiado, integram a constelação das maiores ilustrações intelectuais, literarias e espirituais deste Estado.
Não fora o fato de, eventualmente, encontrar-me investido no cargo de orador oficial desta Academia, preferiria, por certo, fosse outra a pessoa encarregada de recebê-lo e de saudá-lo, em face da reconhecida grandeza do recepcionado, grandeza esta consubstanciada na fulgurância de sua privilegiada inteligencia, na evidencia de sua vasta e solida cultura, na multiplicidade dos seus titulos academicos, na versatilidade dos seus talentos intelectuais, na diversidade e excelencia de suas obras, na irrepreensibilidade de sua exemplar conduta moral e na operosidade de sua fecunda e gloriosa vida pública!
Ao manusear o curriculo do referenciado, na tentativa de obter dados informativos sobre a vida e obra do mesmo, minha primeira e impactante surpresa, a respeito, foi a constatação do fato de que o referido documento tem a extensão e a densidade de um verdadeiro livro, motivo pelo qual me senti inteiramente aturdido ao folhear e ler as 100(cem) paginas alusivas aos multiplos aspectos e dimensões que constituem a profunda, multifária e marcante personalidade do empossante.
Mario Ribeiro Martins nasceu no dia 07 de agosto de 1943, na cidade baiana de Ipupiara, sendo filho de Adão Francisco Martins e Francolina Ribeiro Martins.
Depois de ter concluído o curso Primário em 1954, na Escola Getulio Vargas, em Morpará, Bahia, e o Ginásio no Colégio São Vicente de Paulo, na também cidade baiana de Bom Jesus da Lapa, o ilustre filho de Ipupiara fora matriculado no Colégio Americano Batista Gilreath, em Recife(PE), onde em 1965, concluira o Curso Clássico.
Concluídos os Cursos de 1º e 2º Graus, Mario Martins, eloqüente exemplo da intrepidez, operosidade e obstinação, sempre com fé inquebrantável no sucesso dos seus empreendimentos e iniciativas, começa a sua heróica escalada estudantil universitária, a tal ponto exitosa que chegou mesmo a realizar a incrível proeza de concluir, em pouco mais de 10(dez) anos, os cursos de graduação em Ciências Sociais, Teologia, Filosofia, Sociologia e Direito, sendo que todos esses cinco importantes cursos superiores foram feitos com elevado índice de aproveitamento e reconhecido brilhantismo.
Após a realização do Curso de Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco e de Teologia pelo Seminário Teológico do Norte do Brasil, no Recife, os Cursos de Filosofia e Sociologia, pela Universidade Católica de Pernambuco e o de Bacharelado em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito de Anápolis(GO), o insigne perfilado fez também os Cursos de Especialização em Direito Penal e Processual Penal, ambos pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás, e, ainda, dentre outros, o de Mestrado em Teologia e Historia, pelo Seminário Teológico do Norte do Brasil, no Recife.
Antes, porem, em 1972, com 29 anos, fez Curso de Especialização em Educação e Sociologia, no Instituto de Cultura Hispânica de Madrid, tem recebido o seu diploma das mãos do hoje Rei da Espanha, Juan Carlos de Borbon.
Depois de fazer prova de sua plena habilitação técnico-cientifica e legal junto ao Conselho Federal de Educação, o Prof. Mario Ribeiro Martins recebeu deste a devida autorização para lecionar as seguintes disciplinas: Filosofia da Educação, Estrutura e Funcionamento do 1º e 2º Graus, Pratica de Ensino das Disciplinas Pedagógicas, Ética Profissional, Filosofia e Sociologia.
O consagrado professor, educador e mestre Mario Martins, alem das disciplinas de Cursos de 2º Grau, lecionou ainda em Cursos Superiores da Universidade Federal Rural e Católica de Pernambuco, dentre outras, as seguintes matérias: Metodologia Cientifica, Pesquisa Social, Estudos de Problemas Brasileiros, Sociologia do Desenvolvimento, Sociologia Geral, Historia Geral, Sociologia da Comunidade, Teoria do Conhecimento, Historia do Cristianismo, Historia da Filosofia, Psicologia Social, Teologia Bíblica e Sistemática, Orientação Vocacional e, finalmente, Sociologias Especiais e Cultura Religiosa, na Faculdade de Filosofia Bernardo Sayão de Anápolis, Goias.
O profundo humanista e conceituado acadêmico em referencia, realizou também outras importantes atividades correlatas ao magistério. Participou da elaboração de planos e projetos de pesquisa, alem de exercer vários cargos e funções administrativas, como o de presidente da Ordem dos Ministros Batistas de Pernambuco, de Coordenador das Atividades do Ministério Publico em Anápolis e de Presidente da Academia de Estudos Literários e Lingüísticos de Anápolis.
Importa destacar ainda o fato de ser o referenciado membro de 71 notáveis instituições culturais, colaborador de conceituados diários periódicos nacionais e autor de 26 importantes livros já publicados, sendo o ultimo e um dos mais meritórios destes, o “DICIONÁRIO BIOBIBLIOGRAFICO DO TOCANTINS”.
O empossado é citado por 78 diferentes autores, prefaciou 9 importantes obras literárias e publicou mais de mil artigos sobre os mais diferentes assuntos, principalmente, a respeito de temas teológicos, históricos, filosóficos, educacionais, sociológicos, econômicos, psicológicos, jurídicos, culturais e literarios.
O invejável currículo deste honrado homem publico, dotado de profundo saber, vem sendo, ate aqui, continuamente enriquecido pela constante realização de modernos e eficientes cursos de reciclagem e aperfeiçoamento, assim como por sua participação em congressos, seminários, encontros, mesas-redondas, conferencias, palestras, exposições e debates, promovidas por diferentes instituições publicas e privadas nacionais.
Mario Martins, que de há muito já ocupa a Cadeira 37, da Academia Goiana de Letras, participou, finalmente, de 33 outros significativos eventos de caráter extensivo-cultural, empreendeu viagens de estudo à Espanha, Portugal, Inglaterra e França e recebeu 25 grandes distinções, consubstanciadas em diploma, prêmios e outros títulos honoríficos que merecidamente lhe foram conferidos por instituições nacionais e estrangeiras.
Quem quer que venha entregar-se à honrosa e gratificante tarefa de pesquisar a vida do acadêmico Mario Martins constatará, desde logo, que a maior parte de sua laboriosa e fecunda existência foi dedicada à educação, ao apostolado religioso, como Pastor Evangélico, à literatura e ao Direito, em cujo âmbito se profissionalizou, a partir de sua merecida investidura no cargo de Promotor de Justiça, do Ministério Publico de Goiás, prestigiosa e respeitável carreira essa para a qual, desde cedo, o mesmo já se mostrava profundamente vocacionado.
E, falando-se desta carreira tão árdua quanto meritória e insinuante, peço vênia aos meus pacientes ouvintes para homenagear o Ministério Publico Brasileiro nas pessoas dos intrépidos e honrados Procuradores da Republica, que vêm combatendo tenaz e diuturnamente, com rara bravura cívica e inexcedível espírito publico todas as ilicitudes administrativas, civis e penas praticadas em nosso pais, sobretudo a corrupção, o mais comum, pernicioso e avassalador de todos os graves flagelos morais que tanto maculam como degradam e desonram a vida publica brasileira.
Quero, igualmente, nesta oportunidade, homenagear o Ministério Publico de todos os Estados do Brasil, nas pessoas dos combativos e incorruptíveis Promotores e Procuradores de Justiça que, em cada uma das supramencionadas Unidades Federativas, vêm imitando o heróico exemplo dado pelos corajosos membros do respeitabilíssimo e insuplantavel Ministério Publico Federal.
Homenageio, afinal, os Promotores e Procuradores de Justiça de Goiás e do Tocantins, na pessoa do Procurador de Justiça aposentado Dr. Mario Martins, pela eficiência e incorruptibilidade demonstradas no exercício de suas atividades ministeriais, durante o período em que o mesmo permanecera investido nos referidos cargos e funções em Goiás.
Apesar da extensa relação das maravilhosas conquistas realizadas no curso de sua vitoriosa escalada ascensional, o eminente perfilado somente veio a atingir a plenitude de sua autorealização após experimentar a suprema alegria que lhe foi proporcionada pelo advento das diletissimas filhas Nívea Zenia dos Santos Martins e Nívea Keila dos Santos Martins, com Elenaide Batista dos Santos, de quem se divorciou mais tarde.
Surgiu então a presença calorosa, constante e revitalizadora da bem-amada Amália de Alarcão Ribeiro Martins, grande mulher, primorosa esposa, fidelíssima amiga e companheira.
Alem de eloqüente exemplo de correção, de eficiência e honradez, a Dra. Amália de Alarcão Ribeiro Martins é, ainda, inquestionavelmente, uma magistrada que, dentre os integrantes da proeminente e prestigiosa categoria a que pertence, se sobressai como uma das mais valorosas expressões da Magistratura Tocantinense. Dela, no entanto, se divorciou algum tempo depois.
Embora deva retratar com fidelidade os perfis intelectual, humano, social, político, moral, ético e espiritual do ilustre acadêmico empossante, tal, porem não me é possível fazer desta feita, em virtude do limitado tempo de que para tanto disponho, contudo, muito me apraz poder dizer-lhes que Mario Martins é, incontestavelmente, uma das mais destacadas personalidades de todo o vasto e movimentado cenário cultural goiano-tocantinense!
Mesmo em razão dos muitos cargos que já exerceu, do vasto saber de que é detentor, dos inúmeros títulos honoríficos que possui e do amplo e sólido prestigio de que desfruta nos meios acadêmicos, sociais, políticos e literários, ainda assim, o referenciado se nos apresenta tão simples e despretencioso, como de igual modo o são todos os homens verdadeiramente grandes, rara categoria essa da qual ele se constitui numa das mais eloqüentes expressões!
Para todos os que aqui se encontram, principalmente, para aqueles que, conhecendo-o tão somente de nome, ainda não o identificam em pessoa, devo dizer apenas isto: Este é o homem!
Este é o homem a quem, em nome da Academia Tocantinense de Letras, ora renovamos a nossa saudação inicial. Este é o homem que, pelo conjunto de suas virtudes intelectuais, morais e cívicas, se impõe e imporá sempre, diante de tudo e de todos, como um autentico monumento de honradez e dignidade.
É o homem que acaba de adentrar os umbrais deste templo sagrado da leitura, da pesquisa, do estudo, do saber, da arte e da cultura, para ocupar merecidamente, neste sodalício, a Cadeira 37, que tem como Patrono a figura monumental do Frei José Maria Audrin, inegavelmente uma das mais fecundas e fulgurantes personalidades de vida publica, dentre todas as que, nestes últimos duzentos anos, lutaram pela emancipação sócio-economica, cultural e política do povo desta região.
Ao tomar posse na referida cadeira, Mario Martins não apenas integra um relevante segmento da intelectualidade tocantinense, como, sobretudo, passa a investir-se do “múnus” da verdadeira imortalidade acadêmica, com efeito, uma das maiores glorias humanas a que pode aspirar um intelectual, um escritor, um homem de letras!
Para fazer jus a tão elevado e dignificante laurel, consideramos ser de bom alvitre que as nossas elites pensantes, sobretudo o filosofo, o educador, o conferencista, o orador, o jornalista e o escritor façam sempre uso correto de valores como a coragem moral, o senso de independência, o espírito critico, o poder de criatividade e o sentimento de rebeldia cívica, pois é através do emprego adequado e oportuno desses preciosos talentos e virtudes que o intelectual pode cumprir com eficiência o papel de lutar contra todos os vícios, imperfeições e avassalamentos, em favor da liberdade de pensamento e de expressão, bem como da democracia, da justiça social e da moralização da sociedade e da vida publica.
Em qualquer tempo e lugar do mundo as necessidades sempre se constituem na maior motivação das obras e das lutas sociais do intelectual, do jornalista e do escritor, as quais como regra geral- a não ser que o interesse publico eventualmente o justifique- nunca devem estar a serviço do Poder, nem dos poderosos, mas permanente e incondicionalmente em defesa dos direitos, dos interesses e dos mais profundos anseios do povo, assim como de todos os valores morais, éticos e espirituais da vida humana!
Seja, pois, bem-vindo a esta casa de letras, Dr. Mario Martins, a fim de que, integrando-se a todos os seus demais membros, venha nos proporcionar a alegria de sua honrosa convivência, e, todos juntos, possamos contribuir de forma expressiva para desenvolvimento geral da cultura e das letras tocantinenses.
Em nome da Academia Tocantinense de Letras, agradecemos a todas as autoridades e demais pessoas presentes a esta solenidade, bem como a todos os que, presentes ou não a esse notável acontecimento, direta ou indiretamente, tenham contribuído para o seu sucesso e brilhantismo. Muito obrigado. Palmas, 05.04.2002. José Cardeal dos Santos.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui