Usina de Letras
Usina de Letras
259 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62073 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10302)

Erótico (13562)

Frases (50483)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cartas-->Carta aberta à amiga Milla Kette -- 07/05/2002 - 17:36 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Prezada amiga Milla Kette

Em que pese o meu respeito para com suas opiniões, e até alguma concordância, embora parcial, com alguns aspectos do seu último artigo, que acabo de ler, a seu convite, permito-me oferecer algumas críticas para sua reflexão, colocando-as, também, como alvo de suas observações, a fim de que você possa oferecer o contraditório que julgar conveniente.

As disfunções de ordem econômica não se situam, necessariamente, no fato de a economia ser de mercado ou centralizada. Nem a ineficiência poderia estar vinculada ao fato de a organização ser pública ou privada. Há bons e maus exemplos em ambos os casos.

Es Estados Unidos, por exemplo, campeão das liberdades de mercado e celeiro e exemplo de grandes centros de formação em economia e administração de empresas, reconhecidos mundialmente, são o melhor exemplo.

A indústria siderúrgica do país do Tio Sam, por exemplo, tem custos três vezes superiores à da Companhia Vale do Rio doce, para produzir a mesma quantidade de toneladas de lingotes de aço. E o governo, pasmem, ainda impõe barreiras de exportação ao produto, no pressuposto de proteger o emprego dos americanos, vale dizer, premiando a ineficiência em prejuízo do comércio exterior internacional, e a própria imagem daquela grande Nação.

A EMBRAPA e a EMBRAER, por sua vez, são bons exemplos brasileiros de que o Estado, quando quer, é bom administrador. É tão ou mais eficiente do que o setor privado. O Canadá que o diga. Vive com picuinhas econômicas junto a Organização Mundial do Comércio, querendo interromper o reconhecido sucesso mundial de vendas das aeronaves produzidas pela EMBRAER.

Enquanto isso, não são poucos os bancos que, por má gestão, ou por atos fraudulentos, faliram. Aqui no Brasil há inúmeros casos.

Resumindo: Criatividade, competência, visão de futuro, honestidade, persistência, organização e métodos, objetivos, missões e finalidades e, sobretudo, recursos humanos bem formados, bem capacitados, motivados e comprometidos com os objetivos e finalidades insertas em políticas claras e bem definidas, é, resumidamente, a fórmula para a eficiência e a eficácia. O mais é pura propaganda subliminar. Com segundas intenções. É marketing usado às avessas. É pura fantasia. Tem muito pouco de verdade. Acho que sua Máquina de Moer é muito útil, mas, no momento, apresenta alguns defeitos fácil de consertar. Pura brincadeira. Abraços. Domingos. 07 de maio de 2002.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui