Usina de Letras
Usina de Letras
10 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62283 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Francisco Eliezer Feitosa - Meu pai, meu mestre. -- 26/03/2009 - 00:28 (Eliezer Luna Alencar Feitosa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Meu pai, meu mestre.

Com saudade e emoção, pretendo falar um pouco do grande ser humano que foi meu pai. Creio não ser um momento para tristeza, tampouco para lágrimas, mas para contemplação de alguém que sabia fazer sorrir quem estivesse ao seu redor, nos mais diversos momentos. Creio também ser um momento de reflexão sobre nossa passagem na terra, visto que meu pai soube, com demasiada genialidade, transformar terreno árido em escada para seus sonhos, família em alicerce e amigos em argamassa para a construção de uma vida belíssima, da qual tenho profundo e imenso orgulho.
O que dizer, quando neste momento me chovem lembranças, o que expressar, quando uma soma de belas virtudes e sentimentos afloram na mente. A simplicidade do ser, aliada à grandeza da alma tentam definir a trajetória indefinível e cheia de predicados da vida de meu pai.
Na secura do sertão o campo era fértil para seus sonhos e, obstinado, com suas raízes eternamente no ser, fez seus estudos universitários em Fortaleza, cidade onde encontrou sua fortaleza, minha mãe. Cursou odontologia na Universidade Federal do Ceará, morando em república, estabelecendo grandes e eternas amizades. Os filhos chegaram e outra virtude, ser um grande pai, surgiu.
O homem íntegro, humilde, de forte personalidade, forjou nosso caráter de modo exemplar. O dia-a-dia era a sala de aula, ele o professor, nós, filhos, os alunos. Profissional competente, trabalhando diariamente três expedientes, pautou sua carreira no bem ao próximo, com ética e dedicação.
Nos ensinamentos da vida era muito seguro e rigoroso. Com o estudo em primeiro lugar, o maior investimento da vida foi a educação dos filhos. Sua grande riqueza definitivamente não era material e isso nos foi transmitido. Herdamos valiosos bens abstratos, mas sólidos, tão raros hoje em dia. Sua obstinação me foi modelo.
Meu objetivo sempre fora cursar medicina, porém, num dia, cansado de não obter êxito na segunda fase do vestibular e tendo sido aprovado em outro curso, num momento de desespero perguntei-lhe: Pai, o que o senhor acha de irmos fazer a matrícula, hoje é o último dia. Ele serenamente respondeu: Meu filho, você sabe que o que você quer é medicina, você vem tentando e nós estamos lhe ajudando para isso, então não desista, não canse, mas você é quem decide. Não fiz a matrícula. Ao final do ano ele sofreu o acidente vascular cerebral (AVC). Sua mensagem ficou. Para sempre. Após um ano fui aprovado no curso de medicina da UFC, o qual dediquei ao meu pai, quando da colação de grau. Hoje nunca desisto de um objetivo. Como em seu exemplo de vida, isso faz sim, toda a diferença.
Com o episódio do AVC, há nove anos e quatro meses, mais um desafio da vida, para ele e para toda a família. São os desígnios de Deus. Às vezes incompreensíveis para o ser humano, mas espiritualmente têm seu significado. A vida é feita no dia-a-dia, o que você faz, seus valores são sua obra junto a Deus. Com certeza, neste período de provação, ele acompanhou suas sementes florescendo: o noivado e casamento de sua filha Cidália com André, a formatura do Fabio em medicina, a formatura da Cidália em odontologia, minha aprovação e formatura em medicina, o nascimento de seus dois netos, Dudu e Flavinha, a dedicação incondicional, numa verdadeira entrega de si, de sua esposa companheira e guerreira, entre outras grandes germinações, no campo que ele fertilizou.
Nos desafios da vida buscamos sempre visualizar a forma com a qual mamãe e papai os solucionariam. Belas lembranças, valiosas lições que levaremos por toda a vida e repassaremos para seus netos.
Portanto meu pai não morreu. Ainda vive em todos nós, familiares, amigos, colegas, em todos que, de alguma forma, o conheceu, pois a ausência, em si, não existe, quando ela se deixa notar no pensamento, logo vem a presença dele e passa a agir no coração.
Meu pai hoje descansa. No dia de São José foi fertilizar nossos campos em outro plano. Venceu e é merecedor de nossa celebração à sua vida.
Felizes, serenos, simples e perseverantes seguimos seu legado, atentos às belas lições de nosso pai, nosso mestre.

De seu filho e admirador,

Eliezer Luna Alencar Feitosa.
Fortaleza-CE, 25/03/2009
Missa de sétimo dia na Igreja das Missionárias, Fortaleza-CE.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui