Usina de Letras
Usina de Letras
144 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62190 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Na terra de cegos quem tem um olho é rei -- 14/08/2005 - 16:20 (Moacir Rodrigues) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
“Na terra de cegos que tem um olho é rei”



Moacir Rodrigues



Dizem os mineiros, na sua sabedoria popular, que os filhos foram feitos para o mundo e efetivamente eles nascem, vão ganhando idade e se espalhando, ficando os pais sozinhos. A propósito de os filhos serem criados para o mundo vou contar uma história que ouvi quando ainda era criança. Um homem muito rico tinha três filhos e depois que eles se achavam criados resolveram sair para o mundo. Comunicado desta decisão o pai deu aos três filhos iguais importâncias em dinheiro para que pudessem gastar até que se arranjassem na vida. Passado algum tempo, dois deles retornaram trazendo uma pequena parte do dinheiro que haviam levado. O terceiro foi para uma região onde o povo era muito bobo e acabou por juntar muito mais dinheiro ainda. Aliás é dito a boca pequena que “na terra de cego quem tem um olho é rei”. Ao chegar numa localidade, havia uma grande quantidade de pessoas construindo uma ponte e eles haviam parado as atividades da construção para almoçar. Ocorre que depois do almoço resolveram jogar uma partida de baralho e acabaram por trançar as pernas e não conseguiam sair. Então o filho do fazendeiro chegou e disse que tinha a solução, desde que lhe fosse dada uma certa importância em dinheiro. Para não ficarem ali presos para o resto da vida, concordaram em pagar uma importância em dinheiro para que as suas pernas fossem separadas. Ele lançou mão de um chicote e deu bastante chicotadas nos trabalhadores e todos acabaram se separando uns dos outros. Viajou mais us quilômetros e viu um homem tentando colocar um boi em cima de um moinho aonde havia crescido um capim verdinho e o boi não o alcançava. Ele disse ao dono da terra. Ora, eu tenho a solução é só o senhor me dar um dinheirinho que eu resolvo essa situação agora. O cidadão concordou e ele pegou uma ferramenta subiu no telhado do moinho, cortou o capim e jogou para baixo. O boi se esbaldou com aquele capim. O povo da região ficou maravilhado com o que ele havia feito. Andando mais um pouco chegou num lugar onde existiam mais de 200 pessoas carregando umas latas vazias. É que naquele local estava sendo construída uma igreja e eles não haviam deixado janelas na grande construção, de sorte que lá dentro estava muito escuro. O que eles pretendiam com aquelas latas era levar o claro para o escuro e ao mesmo tempo trazer o escuro para o claro, pensando que iriam clarear a parte interna da igreja. Então o andarilho chegou e fez uma proposta no sentido de resolver aquele problema, desde que lhe fosse dada uma grande importância em dinheiro. Os locais concordaram e ele entrou em ação. Solicitou material e utilizando aqueles trabalhadores fez escoramentos e criou janelas, deixando a igreja clara como se fosse um dia. Como todos da região estavam muito impressionados com a inteligência dele, apareceu a filha do homem mais rico da região e resolveu casar-se com ele, de sorte que ele ficou ainda mais rico do que o seu próprio pai. Quando veio visitar o pai no local onde nasceu, já trouxe a esposa, filhos e um montão de dinheiro. E é assim que ocorre na vida uns saem, trabalham e nada conseguem, enquanto outros às vezes trabalham pouco mas têm grande visão e ficam endinheirados.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui