Usina de Letras
Usina de Letras
75 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62243 )

Cartas ( 21334)

Contos (13266)

Cordel (10450)

Cronicas (22538)

Discursos (3239)

Ensaios - (10369)

Erótico (13570)

Frases (50639)

Humor (20032)

Infantil (5440)

Infanto Juvenil (4769)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140811)

Redação (3308)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6197)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Cronicas-->FLORES DE NATAL -- 19/12/2001 - 17:55 (Luiz Carlos Amorim) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Nós, da região litorànea norte do Estado de SC, nem precisamos nos dar ao trabalho de enfeitar uma árvore no Natal. Em novembro, no auge da primavera, os jacatirões começam a florescer, prenunciando o verão, anunciando a festa maior.
E em dezembro, o que vemos é um espetáculo grandioso de cor e beleza: nossas matas, nossos caminhos e encostas estão totalmente enfeitados por milhares de árvores que substituíram suas folhas por incontáveis flores que oscilam entre o rosa, o branco e o lilás, resultando, à distància, um matiz avermelhado misturando-se ao verde.
Por isso, não é preciso enfeitarmos outras árvores: é só abrirmos nossas janelas e olharmos para a encosta mais próxima, para o arvoredo ao lado e até para o jardim do vizinho, que temos as árvores mais bonitas, as mais coloridas, presentes de Mãe Natureza nos nossos Natais.
E os novos anos entram ornados pelas tantas flores do jacatirão e pelo sol de verão, fazendo com que possamos, realmente, ter esperança de dias melhores e enfrentar com mais alegria os tempos difíceis que atravessamos e que poderão ser diferentes, se soubermos olhar e ver as coisas boas que perduram.
Sim, porque é preciso saber olhar para ver, como já escreveu Cecília Meireles em "A Arte de Ser Feliz": se ficarmos apenas a lamentar e não pararmos para ver as flores à beira do caminho, se não soubermos vê-las, como pretender ser feliz?
As flores dos jacatirões chegam à cada primavera, mostrando-nos que o mundo ainda é bonito e que vale a pena estar aqui.
Descobri, no último outono, que não é só o Natal que o jacatirão anuncia. Ao viajar pelo interior de Santa Catarina, a caminho do Rio Grande do Sul, entendi porque o jacatirão tem também o nome de "quaresmeira". Ele floresce, naquela região, antes da Páscoa e enche de cor o caminho entre Florianópolis e Alfredo Wagner, entre outros.
Tomara que o progresso não acabe com os nossos jacatirões, para que eles continuem explodindo na primavera, enfeitando nossos verões, entrando pelo outono e quase rompendo o inverno, descortinando esse espetáculo esfuziante que temos ao ver nossos caminhos coloridos com tanta árvore-flor...
Alguém percebeu que, com a duplicação da BR 101 desapareceram mais da metade dos jacatirões que haviam à margem da estrada?




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui