Usina de Letras
Usina de Letras
157 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62213 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10356)

Erótico (13568)

Frases (50606)

Humor (20029)

Infantil (5429)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140798)

Redação (3303)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->MARCOS VALÉRIO ABRIU O JOGO -- 10/08/2005 - 09:25 (Jeovah de Moura Nunes) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos






MARCOS VALÉRIO ABRIU O JOGO







O depoimento de Marcos Valério foi, no entender de muitos observadores bastante profícuos, apesar de não ter sido bombástico como se era de esperar. O empresário acusou o deputado José Dirceu, que hoje mesmo, caso não renuncie até as 15 horas, terá o seu pedido de cassação de mandato aceito pelo Congresso, através da figura esclerosada do presidente da Câmara o deputado Severino. Digo isto porque comecei a escrever este artigo às 8 horas da manhã de hoje, dia 10 de agosto de 2005. Marcos Valério falou durante quatorze horas. Emocionou-se e disse que sairá desse temporal pobre e acabado. Mas, que ainda assim venderá bananas numa esquina qualquer para sobreviver. Pediu desculpas ao povo brasileiro e disse que investiu nos políticos porque viu nos petistas o mesmo lucro conseguido no PSDB, em 1998. Que agiu normalmente como um empresário qualquer, cujo objetivo é lucrar e ganhar dinheiro, não passando isto de uma intenção de todo comerciante. O que é verdade. Qual é o comerciante que não se mexe apenas com o intuito de ganhar dinheiro?



Parece-nos que o empresário deu a entender que negociar com políticos é pior do que negociar com traficantes. Estes são mais honestos e pagam suas dívidas. Mas, o pior é quando são políticos filiados a um partido que pretendeu melhorar a si próprio e não o povo brasileiro. O PT poderia se dizer que defecou e sentou em cima. É um partido constituído de figuras nervosas, loucas pelo poder e pelo dinheiro, que arrumou a vida de muitos petistas pelo país todo. E são perigosos porque ameaçam a vida das pessoas que não comungam suas idéias ditatoriais. Fui o primeiro no Brasil a denunciar a bandeira vermelha do PT como um símbolo de sangue. Afinal, a bandeira vermelha tremulou nos campos de sangue do mundo inteiro. Tremulou nos campos de extermínio dos nazistas e tremulou nos campos da escravidão de quarenta milhões de pessoas na União Soviética, no tal do Arquipélago Gulag. Pessoas estas, que tomaram um chá de sumiço e nem os corpos foram localizados, assim como toda a família czarista assassinada pelos vermelhos. Era no meu entender, nós que temos amor pelo verde e amarelo, e o azul e branco de nossa bandeira passar a defender com unhas e dentes uma bandeira vermelha, representante das piores desgraças do mundo um retorno aos sonhados tempos de uma vida socializante melhor, mas que ao invés disso trouxe sangue, muito sangue à humanidade toda. E ao final uma guerra mundial que abalou as estruturas sociais de todo o planeta até hoje. Agora que não se pensa mais em confrontos sociais de grandes repercussões, e vivemos a era da informática a verdadeiramente revolucionar o mundo, no chamada “globalização de tudo que existe”, fica difícil entender um partido político no Brasil, querendo voltar aos tempos de 1935, com revoluções sociais fracassadas. Tanto é verdade que o presidente Lula ao se apossar do poder mudou todo o discurso político socialmente falando. Agregou-se ao mesmo processo político de Fernando Henrique Cardoso na defesa dos ricos e o achatamento ainda mais da pobreza. As exportações recordes não influenciam a vida do pobre. A riqueza dos ricos não muda para os pobres. Tudo continua como antes, até mesmo o tremendo desemprego, herança de FHC.



O depoimento de Marcos Valério trouxe um pouquinho de luz e imagino que os deputados da CPI estarão agora com esse facho de luz, sabendo de fato quem são mesmo os vilões dos mensalões, incluso está como a chefia geral, segundo o Marcos Valério, o deputado José Dirceu, que tanto gritou alto sua honestidade pública, sua eloqüência na trilha do bem desde os tempos ditatoriais. Além de denunciar José Dirceu, o empresário Marcos Valério chamou-o de arrogante.



É triste a gente ver figuras que considerávamos heróis saídos de uma ditadura assassina dos anos sessenta e setenta, agora se transformarem em vilões. Em políticos interesseiros e de grande prestígio na administração pública para apenas roubarem o nosso dinheiro. Depois de José Dirceu e Genoíno nunca mais acreditarei que os revolucionários daqueles anos dourados eram heróis. Estão mais para a bandidagem mesmo.



Jeovah de Moura Nunes

Poeta, escritor e jornalista.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui