Usina de Letras
Usina de Letras
98 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62295 )

Cartas ( 21334)

Contos (13268)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10391)

Erótico (13574)

Frases (50681)

Humor (20041)

Infantil (5461)

Infanto Juvenil (4783)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140824)

Redação (3310)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6211)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Brasil 1964-2005 . Questões de Vestubulares julho 2005 -- 08/08/2005 - 12:26 (edson pereira bueno leal) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos


BRASIL 1964 – 2005 . QUESTÕES DE VESTIBULARES JULHO 2005, COMPILADAS PELO PROF. EDSON PEREIRA BUENO LEAL







1. MACKENZIE JULHO 2005 REVOLUÇÃO DE 1964

Como se dava tão freqüentemente na História brasileira (1889, 1930, 1937, 1945), o confronto político civil foi abreviado por um golpe de Estado militar.

Thomas E. Skidmore

A respeito do Golpe de Estado de 1964, NÃO é correto afirmar que

a) os udenistas estavam entre os vencedores, já que, frustrados na luta contra Vargas e seus herdeiros, chegavam ao poder pela intervenção militar.

b) o regime populista e as possibilidades de um capitalismo autônomo estavam esgotados no contexto da época, para alguns historiadores e economistas.

c) o Presidente João Goulart era pressionado, constantemente, tanto pela direita, que o tachava de comunista, quanto pela esquerda, que o considerava excessivamente moderado, e que esta polarização ideológica contribuiu para o movimento golpista.

d) os setores conservadores e a grande imprensa apoiavam as reformas de base e não admitiam interferências do capital estrangeiro e de seus aliados na política brasileira.

e) sua implantação interrompeu um período de florescimento da cultura brasileira, de forte politização de massas, e foi, em parte, o resultado da falta de unidade da esquerda e de lideranças muito personalistas.











2. FGV ADMINISTRAÇÃO 2 SEM 2005 BRASIL PERÍODO MILITAR

Entre 1970 e 1974, a Ditadura Militar brasileira promoveu uma intensa propaganda ufanista. Uma imagem constantemente divulgada era a bandeira do Brasil com a mensagem “Brasil - Ame-o ou Deixe-o “. Responda às questões propostas:

a) Quais eram as características econômicas e políticas desse período?

b) Aponte a mensagem política contida nessa imagem e relacione-a ao contexto do período.





3. MACKENZIE JULHO DE 2005 GOVERNO ERNESTO GEISEL

O governo de Ernesto Geisel associou-se ao processo de abertura política, definida, pelo presidente, como lenta, gradual e segura. Contudo, sérios obstáculos dificultaram sua proposta. Entre eles, destacam-se

a) a aprovação da Lei de Anistia, incluindo, por pressões da Linha Dura, os acusados de práticas de tortura.

b) o envio de carta-bomba à OAB e o seqüestro de lideranças da sociedade civil.

c) as mortes de Wladimir Herzog e Manuel Fiel Filho, que desencadearam séria crise com o comandante do II Exército em São Paulo.

d) a emenda Dante de Oliveira, que propunha eleições diretas e colidia com a abertura lenta e gradual.

e) o episódio do Riocentro e a manipulação do inquérito a ele referente, pelas autoridades.





4. MACKENZIE JULHO 2005 BRASIL ECONOMIA NO PERÍODO MILITAR

Um perverso crescimento, baseado na sofisticação do consumo da classe média alta e da burguesia e na exportação, apoiado nos capitais externos e nos subsídios e investimentos estatais a serviço das elites(...). O símbolo deste período foi a Copa do Mundo de 1970.

Emir Sader – O Anjo Torto . A respeito dessa fase da vida brasileira, é correto afirmar

que

a) a vitória na Copa coincidia com o grande crescimento econômico e salarial, sobretudo para as camadas de baixa renda.

b) futebol e política não foram utilizados como formas de alienação popular e ufanismo pela ditadura.

c) o modelo econômico desenvolvido correspondia a menor concentração de renda e a uma distribuição de benefícios sociais para todos os segmentos.

d) a vitória na Copa desviava a atenção do arrocho salarial, das prisões, das torturas e da censura à imprensa.

e) foram desencadeadas, nesse período, ações guerrilheiras, rurais e urbanas, que conseguiram derrubar a ditadura.





5. MACKENZIE JULHO 2005 BRASIL FIM DO PERÍODO MILITAR

Tancredo Neves configurou-se como um candidato de oposição ao regime militar e sua candidatura resultou de articulações políticopartidárias diversificadas. Essa composição caracterizou-se

a) pelo apoio da Aliança Democrática, constituída pelo PMDB, pela Frente Liberal e demais partidos de oposição, inclusive os clandestinos, excluindo-se o PT, que se manteve contrário à ida ao Colégio Eleitoral.

b) pela ausência do povo, que permaneceu distante da cena política, não comparecendo a comícios e grandes eventos eleitorais, por não se identificar com o candidato.

c) pela oposição dos partidos PDT e PTB, que não apoiaram o ex-governador de Minas Gerais e exigiram eleições diretas imediatamente, mesmo após a derrota

da Emenda Dante de Oliveira no Congresso.

d) pelo fato de os dissidentes do PDS, representados por figuras de destaque do governo de João Figueiredo, como Aureliano Chaves e Marco Maciel, apoiarem incondicionalmente Paulo Maluf.

e) pela unidade alcançada por Paulo Maluf em torno de seu nome, como candidato do sistema e escolhido por todo o grupo do poder, sem dissidências.





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui