Usina de Letras
Usina de Letras
240 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Uma nação sem memória é uma nação sem futuro -- 22/01/2009 - 22:10 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

REPASSANDO COM UM TESTEMUNHO

QUANDO EU ERA CRIANÇA, CONHECI UM EX-PRACINHA. FAXINEIRO NO GRUPO ESCOLAR MILTON DE TOLOSA EM CAMPINAS, ONDE MINHA MÂE LECIONAVA.

MINHA JÁ O TINHA MENCIONADO. DIZIA QUE ERA HÉROI DA FEB, QUE TINHA SE FERIDO NA ITALIA.

QUIS CONHECE-LO.

NA MINHA IMAGINAÇÃO DE CRIANÇA IRIA VER UM SOLDADO QUE LUTOU NUMA GUERRA E FOI DECEPCIONANTE, ACHEI AQUELE HOMEM POBRE DEMAIS PARA TER SIDO UM HEROI DA FEB. NÃO ENTENDIA POR QUE UM HOMEM QUE FOI A GUERRA LUTAR, VOLTAVA E ERA O ZELADOR DE UM GRUPO ESCOLAR.

MINHA MÃE DIZIA QUE ELE SOFRIA DE NEUROSE DE GUERRA.

PASSADOS ALGUNS ANOS, CONHECI OUTROS PRACINHAS DE CAMPINAS, QUE TINHAM IDO A ITÁLIA.

NOS MEUS TEMPOS DE ALUNO DA ESCOLA PREPARATORIA HAVIA HOMENAGENS A ELES. NÓS OS REVERENCIAVAMOS. NOSSO COMANDANTE TINHA IDO A ITÁLIA. HAVIA NO CORPO DE OFICIAIS ALGUNS QUE TINHAM COMBATIDO COMO O MAJ WALTER E O TENENTE BERALDO.

UMA VEZ, JÁ TENENTE, FUI COMPETIR EM CACAPAVA. FIQUEI ALOJADO NO 6° BI, HOJE 6° BIL, QUE POSSUÍA UM BELO MUSEU.

TODO ANO FAZIA UMA REUNIÃO COM OS SEUS EX-PRACINHAS.

COINCIDIU DE PRESENCIAR UMA DESSAS REUNIÕES. FICAVAM ALOJADOS NO QUARTEL E FAZIAM AQUELA FESTA DE REENCONTRO QUE SÓ SOLDADOS SABEM FAZER.

AO ENCONTRAR-ME COM AQUELES HOMENS, OBSERVEI QUE ERAM TODOS DE ORIGEM HUMILDE. ERAM NOSSOS HERÓIS.

GETÚLIO OS DEIXOU A PRÓPRIA SORTE. COM MEDO DE SER DEPOSTO, DESMOBILIZOU-OS AINDA NO ALÉM-MAR. QUANDO CHEGARAM AO BRASIL, JÁ ERAM EX-PRACINHAS.

MUITOS MORRERAM AO LONGO DOS ANOS 50 E 60, SEM QUALQUER BENÉFICIO, MUITOS FICARAM INVÁLIDOS PARA O TRABALHO.

SOMENTE NA DÉCADA DE 70, SALVO MELHOR JUIZO, FOI-LHES INSTITUÍDA UMA PENSÃO DE ALGUM VALOR. LEMBRO-ME DA LUTA DO GENERAL ANDRADA SERPA PELA MESMA. DEVE TER OUTROS GENERAIS, MAS ELE ME VEM A MEMÓRIA, NÃO SEI SE PELA SUA PERSISTENCIA. OUTRO BATALHADOR FOI O GENERAL PITALUGA.

AGORA, POUCOS SÃO VIVOS.

FIZERAM SEUS MUSEUS. ALGUNS QUARTEIS COMO O 6° OS MANTÉM.

SEUS MUSEUS ESTAO MORRENDO COM ELES.

A NAÇÃO OS ESQUECEU.

COMO NÃO TEMOS MEMÓRIA. É MAIS UM FATO QUE SE VAI.

UMA NAÇÃO SEM MEMÓRIA É UMA NAÇÃO SEM FUTURO.

A LAMENTAR


D´AMICO




Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui