Usina de Letras
Usina de Letras
143 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62072 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50478)

Humor (20016)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6163)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->COMENTÁRIOS SOBRE O DISCURSO DE POSSE DE OBAMA -- 21/01/2009 - 23:00 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Discurso de posse de Barack Hossein Obama (comentário).

Poucas vezes em meus 61 anos de idade pude apreciar um discurso tão inteligente e emocionante como o da posse do Presidente Barack Obama.

Colocações bem feitas e de impacto forte nas frases políticas e sociais marcaram o ritmo e a dinâmica inteligente do Presidente Orador que sabe usar um tom de voz agradável e humilde sem jamais perder o poder de liderança.

Poderia fazer algumas citações brilhantes na sua vibrante e eloquente fala, mas teria que falar de todo o texto perfeito para o evento. Portanto prefiro me ater a sua inteligência em escolher um jovem escritor que muito pesquisou e trabalhou na confecção de seu discurso de posse.

Jon Favreau, um jovem de apenas 27 anos de idade formado aos 23 no College of the Holy Cross em Worcester (Massachusetts) leu diversas vezes os best-sellers Dreams from My Father (A minha Herança) e The Audacity of Hope (Audácia da Esperança), ambos escritos por Obama. Também estudou e decorou o discurso que revelou o atual presidente na Convenção Nacional Democrata em 2004.

Conhecendo o pensamento de Obama e sabendo de sua capacidade de arrepiar os seus eleitores com frases eletrizantes, Favs (assim é conhecido por seus amigos) usou a sua capacidade de escritor e tornou-se o “mind reader” (leitor do pensamento) do Presidente.

Em discurso proferido por Obama enfrentando a polemica do racismo americano assim escreveu Favs: - “A raiva é real, é poderosa e o simples fato de desejar que desapareça, ou condená-la sem entender suas raízes só serve para aumentar o abismo da falta de entendimento que existe entre as raças”.

Meses depois, para uma platéia de mais de 40 milhões de telespectadores americanos outra vez o então candidato Obama impressionou com o discurso escrito por Jon Favreau. Parte dele dizia:
- “Temos mais riqueza que ninguém, mas isso não nos torna ricos. Temos as maiores e melhores forças armadas do mundo, mas não é isso que nos faz forte. Invejamos o mundo com nossas universidades e nossa cultura, mas não é por isso que o mundo se aproxima de nós. É o espírito americano, essa promessa americana que nos empurra quando o caminho se torna incerto. Essa promessa constitui nossa maior herança”.

Em Chicago, na noite em que Obama discursou após saber de sua vitória: - “Se ainda resta alguém que duvide que os U.S.A. é um lugar onde tudo é possível...” (também escrito por Favs).
Após 4 de Novembro quando Obama ganhou as eleições presidenciais Favreu começou a estudar e elaborar o discurso de posse do Presidente. Um “ghost writers” (escritor fantasma) escreve e refaz um discurso muitas vezes. Inverte parágrafos, troca frases inteiras, suprime ou coloca palavras e lê incessantemente para ritmar o pronunciamento de sua leitura. Somente depois desse incansável processo submete ao seu orador a aprovação. Entretanto nunca é aprovado na integra, precisando ainda ser lapidado após o exame minucioso de cada sentença.

Dessa forma foi escrito o discurso lido pelo Presidente Obama no dia de sua posse. Com certeza ele ficará marcado na história dos Estados Unidos da América como um dos mais importantes, emocionantes e belos.

Sinto-me feliz por testemunhar essa preciosidade da oratória e me impressiona a capacidade do jovem escritor americano que se torna parte do brilhantismo desse documento histórico americano e mundial.

21/01/2009
Paulo M.Bernardo


***pesquisa – internet***

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui