Usina de Letras
Usina de Letras
180 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A Herança -- 17/07/2005 - 13:19 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Herança

Maine Valery

-E a resposta que me deves?

-A do positivismo?



-Não posso te afirmar,Gabriel,que estudei a fundo o positivismo,mas do que vi,não gostei.

- Por que Maine?

- Olha,primeiro,prefiro te convidar para irmos ao Copacabana,que é aquele restaurante tradicional dos jornalistas.Nesses dias,precisamos estar no nosso meio.Vamos comer um bacalhau com um vinho branco.Te confesso que sou mais brilhante assim motivada.

- Pois que seja,aqui conheces tudo!

- Gabriel ,o Augusto Conte ,de quem li a biografia foi – segundo minha análise – um ser bem complicado.E depois terminou por fazer desta teoria uma religião.E com adeptos ferrenhos.Até hoje,tem em Porto Alegre,um templo que abre todos os domingos.

- Já fostes lá,Maine?

- Não,estou adiando esta idéia.

- Imperdoável.Como dizes,dá uma bela pauta,ainda mais neste ano de união Brasil-França.

- Ah! Deixa eu te contar:outro dia (1307)escrevi um artigo intitulado Qual das Franças?. Da França charmosa,avançada,cheia de perfumes e idéias exóticas e febris e a França de Robespierre,do exílio de Napoleão,das derrotas. A escolha que fiz foi chamar De Gaulle e ir desfilar com ele para comemorar o 14 de Julho....

- Quero ler...

- Perdi todo o texto, acho que teclei errado e um anjo mau,desses de computador,levou-o embora.

- Mas Maine,voltando ao Augusto Conte,descobriste mais o que?

- Olha, Gabriel, do pouco dá para rejeitar a teoria;do muito,dá para desejar que tirem a tal frase da bandeira,com todo o simbolismo que esta herança representa.

- Mas..

- Gabriel ,a Constituição Riograndense,Castilhista como chamamos,inspirada nele, é um libelo à liberdade e em nome disso muita coisa foi mal feita.

- Mas ,atualizando um pouco o assunto,tu achas que a reclamada Reforma Política ´pode começar por aí?

- Meu querido colega,não faz mal nenhum revisarmos a historia e desenterrarmos os erros.Esse inconsciente coletivo,não nos faz bem.

- Tem relação com a corrupção?

- Eu não disse isso.Acho que a herança da corrupção é outra.Sabes do que estou falando.Não sei por que lembrei de uma sala na Catedral de Toledo,cheia de peças de ouro,que o guia explicou terem saído do Brasil.E por aí se vai.Isso é herança,isso é sangue,isso é costume.

- Não estás sendo tão peremptória ,Maine?

- Queres o que Gabriel? A gente se criou lutando,procurando saídas.E agora o homem da Estrela Vermelha desceu em outro planeta:olha para um lado,age em outra direção e trata de agradar aos amigos.Agora mesmo comprou dos franceses a sucata “miragiana”.Quer dizer:só trocou de balcão.

- Decididamente isto aqui (se referia ao ambiente) te faz jornalista como antigamente.

- É,graças a Deus.De cegueira,estamos fartos;de mentiras,também.De falsos inocentes,nem se fala.Mas vou parar porque se não vais querer pegar o avião e voltar.E eu não quero isso.

- Diga-me o que te dói mais?

- Ver o futuro que enxergo para meus descendentes.Essa gente nova,Gabriel,só repete uma coisa:não voto mais! E aí?

- Bem,pode ser “o ano do destino”.

- Pois que seja,regado à Luz,cuja Fonte não seca.

- Vamos?





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui