Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62191 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->QUANTO VALE? -- 13/07/2005 - 17:41 (Filemon Francisco Martins) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos




Quanto Vale?





Filemon F. Martins





“Quanto vale ou é por quilo?” Um filme de Sérgio Bianchi, que ainda não assisti. Num cartaz de propaganda do filme está escrito: “Mais valem pobres na mão do que pobres roubando”. Esta frase me fez refletir sobre os últimos acontecimentos na política brasileira. Nas revistas, jornais e televisão, é impossível não deparar com notícias deprimentes, constrangedoras e denúncias de corrupção que se espalham por todos ou quase todos os setores do governo, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

A sociedade, perplexa, aguarda que as investigações sejam feitas e que os culpados sejam punidos. Uma caminhada lenta que pode não chegar a lugar algum. Todos sabemos dos obstáculos que uma CPI tem que vencer para chegar ao final, apresentando um relatório consistente com definição de responsabilidades, ainda mais envolvendo pessoas ricas e poderosas.

Enquanto o trabalhador recebe seu salário via banco pagando CPMF e impostos, os donos do dinheiro de origem duvidosa carregam altas somas em malas e sacolas, sem pagarem o imposto criado sob o disfarce de beneficiar a área da saúde, mas que tem servido apenas para avançar sobre o bolso do trabalhador.

É até irritante pensar que o Partido dos Trabalhadores, paladino da ética e da moralidade tenha chegado a tal ponto. Ao contrário do que pregava seus dirigentes, observa-se que a maioria lucrava, de uma forma ou de outra, com reformas prejudiciais aos trabalhadores em geral, aos aposentados que continuam pagando e pior, com o aval político do Supremo Tribunal Federal que tem decidido, sempre, em favor do governo.

Parodiando a propaganda do filme de Sérgio Bianchi, citado acima, diríamos: “Mais valem pobres honestos do que ricos roubando”. Evidentemente não é proibido ser rico, mas é preciso pôr a mão na consciência e usá-la, se possível.





www.filemonmartins.com.br

filemon.martins@uol.com.br



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui