Usina de Letras
Usina de Letras
170 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62188 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50593)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6184)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->30 Dinheiros -- 08/07/2005 - 15:45 (Ione Garcez Vieira) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
30 Dinheiros Maine Mallery



( conversa entre Gabriel e Maine num bar popular de Porto Alegre,dia 08-07-2005)



- É infame,para não dizer sórdido,o sistema de “vendas” no Brasil:passando pelo marketing,induzido ou não, porque busca-se sempre induzir à alma para ter o que ,na maioria das vezes,não lhe serve! Não sei, Gabriel,em profundidade,como funciona nos paises europeus a regulamentação desse comercio,espero seja mais correto,mais contido.Aqui,de tão bonito e mágico,chegou ao Poder constituído e virou do avesso a moral e os bons costumes.Chamo eu de 30 Dinheiros( lembra mensalão,não?) porque (naturalmente)estou pensando em Judas e na traição monumental que foi ali perpetuada.A lição?Não serviu de nada,como de resto todos os exemplos da nossa historia, agora se vê.

- Maine,sabes que na Itália, a campanha das Mãos Limpas só iniciou porque um mafioso,arrependido,contou tudo e ninguém conseguiu segurar mais nada.Naturalmente, vejo uma correlação com o Jefferson,esse deputado de vocês,que foi quem iniciou a Grande Confissão

- Como ladrão arrependido?

- Olha,até pode ser,no sentido de que por conta de tanto revelaçao que trouxe,por tanta depuração,seja beneficiado com o perdão.

-Eu acredito nisso,como acredito que este processo tem a semelhança de um “busca-pé”:acendeu,não para mais e vai para os outros Poderes.Aliás,um político nosso fez uma observação bem consistente:no episódio Collor,o alvo foi o Excecutivo;no Anões do Orçamento,o Legislativo.Agora,é a primeira vez que os dois poderes estão sendo investigados juntos.Repara que a teia da aranha ficou maior e ela costuma trabalhar até onde pode.

- Na Itália,o grande sustentáculo da verdade e da execução da verdade foi a Promotoria,hoje respeitada como nunca.

- E aqui,o que achas?

- Bem,não poderá ser diferente,uma vez que as verdades apuradas visam a correção do erro,a revelação e a condenação de quem se beneficia de forma errada e cabe a Promotoria(como diz a origem do nome)promover a Ordem.

- Ordem e Progresso?

- Lá vens tu com teu positivismo,mas isso é outra história e vamos conversar sobre isso em um outro dia.Até porque este ano é o do Brasil e da França e o positivismo veio de lá....Prepara bem tua lição (rindo),iremos a fundo nessa questão.Afinal,não está na bandeira brasileira?

- Olha,vou ter de preparar bem a lição mesmo,até porque preciso saber por que isso (a ordem e o progresso) não aconteceram até agora!

- Bem,para onde vais?

-Andar pelas ruas de Porto Alegre como fazia o poeta Mario Quintana.Quem sabe eu acho a resposta!

Até!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui