Usina de Letras
Usina de Letras
17 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62285 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50672)

Humor (20040)

Infantil (5458)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6209)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Contos-->MENDIGOS DA LUA CHEIA -- 24/02/2002 - 02:48 (Djalma Monteiro Pinto Filho) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
MENDIGOS DE LUA CHEIA


Noite de lua cheia. É bom ver a rua cheia, e, melhor ainda, é sentir que os homens estão com menos vontade de andarem olhando para os próprios sapatos.
Noite de lua cheia. Meu olhar sobe e desce qual um iô-iô. A lua está num apogeu de beleza gritante, enquanto os homens, aqui na terra, estão mais preocupados com a lista do mercado, com o horário do ônibus que, fatalmente, atrasará ou com ânsia de uma chamada telefônica.
Noite de lua cheia. Lembro-me do meu olhar horizontal, completamente contemplativo, criando fantasias do Santo versus o dragão, quando o mar lhe chicoteava no horizonte, ou na excitação da penumbra que sua sobra me dava no imaginário mundo de entes misteriosos.
Hoje, a lua cheia exige um olhar vertical. Quantos prédios foram construídos só para apaga-la! A cidade é o habitat mais ingrato para tentar ver a lua!
Mas ela está lá, visivelmente escandalosa! Impossível seria, nessa noite, não tem um torcicolo nem receber um perdão dos céus.
Foi quando meu olhar iô-iô, céu e chão, viu um casal esteticamente feio. O filho, nos braços magros do homem, me chamou a atenção. Ele falava e falava, mais até que a própria idade o permitia. Olhava para o céu com aquele olhar que tive quando criança: horizontal. A mãe, magérrima, sem força para emitir palavras, acariciava seu homem, suposto companheiro, e dedicava um carinhoso olhar para o menino-falante. Me questionei como braços tão magros suportavam o peso daquela criança.

— Cadê aquela outra lua, mãe?
— Lua, filho, só existe uma!
— Então a de ontem não tinha catado lixo...

O casal, perplexo e enamorado, beijou-se na tristeza e na miséria, deixando pouco espaço até a para urbana lua cheia.
Agradeceram a Deus pela sagacidade do filho e pela falta de teto. Pois, se sob paredes morassem, não teriam tempo, sequer, para ver a luz natural do mundo.
Cataram lixo, jantaram e dormiram iluminados pela lua.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui