Usina de Letras
Usina de Letras
19 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62282 )

Cartas ( 21334)

Contos (13267)

Cordel (10451)

Cronicas (22540)

Discursos (3239)

Ensaios - (10386)

Erótico (13574)

Frases (50671)

Humor (20040)

Infantil (5457)

Infanto Juvenil (4780)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140818)

Redação (3309)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1961)

Textos Religiosos/Sermões (6208)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->HUMANIDADE DESCARTÁVEL -- 24/06/2005 - 12:05 (Edemilson Jose do Vale) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A HUMANIDADE DESCARTÁVEL...




Assistindo no dia 26 de maio de 2003 ao jornal da tarde, aquele que passa depois do Globo Esporte, vi uma reportagem que me chamou a atenção. Um médico falava sobre o descartável. Dizia: “estamos vivendo um momento onde tudo é descartável desde os objetos de uso até as pessoas”. Esta frase me chamou a atenção, pois será que esse Médico especialista em relacionamentos sociais teria razão?

Não pode ser! O mundo hoje esta em pleno êxtase da evolução. São as máquinas, as informações globalizadas, a tecnologia avançada, sem contar com a clonagem e o mapeamento genético do ser humano. Com tanta evolution a raça humana não pode viver num sistema onde tudo é descartável, ainda mais as ralações humanas. Ou será que pode?

Vamos analisar. Hoje em dia os casamentos estão durando? E os namoros? As amizades são de fidelidade, sem interesse? Não acredito! Segundo pesquisas realizadas por alunos da Universidade de São Paulo a maioria dos jovens só quer ficar, o sexo esta florindo mais cedo e muitas vezes sem sentimento, por puro prazer. E tem mais? Casais em nome da privacidade e “liberdade” já pensam em morarem em casas separadas para recuperarem o amor, ou simplesmente para terem um momento só. O que, o que, o que, o que... até para conservar uma amizade verdadeira esta difícil devido à falta de confiança e o jogo de interesse que rola entre as pessoas. Não dá para entender porque o ser humano é descartável se o mundo esta tão evoluído.

Saquei maluco, é justamente ai que pode estar ocorrendo uma falha operacional no sistema da relatividade da maioria das pessoas que dizem serem humanas e que vivem no planeta terra. Veja só, tudo evoluiu. O homem com invenções conseguiu inovar, descobrir e transformar. Mas o mais importante, o homem no requisito denominado sentimento não evoluiu o seu universo interior seu EU – sua EMOÇÃO – sua AFETIVIDADE - e- AMOR continuam ainda bem desconhecido.

Após esta analise sou forçado pelas evidências a concordar com o Médico. Como o ser humano ainda não sabe direito o que deseja, hora senti uma coisa hora sente outra, como de fato, as relações sejam elas em nível de amizade, namoros, casamento estão frágeis, é notório que a humanidade caminha para o mar da solidão, tendo em vista que quanto mais descartável for o relacionamento entre as pessoas, mais se torna o homem escravo de suas invenções e com isso chegará um momento em que olharemos uns para outros como animais se olham na selva, uns esperando a presa para devorá-la, outros assustados fugindo para não serem devorados. O sistema que nos “devora” hoje é a pouca capacidade que temos de nos relacionarmos enquanto seres humanos e principalmente por banalizarmos algo que é essencial para que a humanidade possa ter rumo e direção. 1º Deus para possuir uma espiritualidade e 2º AMOR A SI MESMO primeiramente para poder no mínimo oferecer algo que não seja descartável. Eu, você, nós podemos fazer a diferença, mas antes, para isso, devemos ser diferentes.






Prof. Edemilson José do Vale (Sete), formado em Filosofia e Pós Graduado em Didática da Educação.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui