Usina de Letras
Usina de Letras
132 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62163 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10348)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ser Oito ou Oitenta -- 21/06/2005 - 11:14 (marcos de gaitani) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O QUE É SER QUARENTA



Ser quarenta é simples, é o que a grande maioria das pessoas faz no seu dia a dia. Levantam, cuidam de si mesma, fazem o seu serviço, curtem sua vida, curtem sua balada e curtem seu sono todos os dias.



Não se cansam dessa vida sempre simples e igual. Evitam olhar para os lados, evitam grandes emoções, evitam solucionar seus problemas. Vêem tudo, mas negam tudo. Não têm coragem, são submissas e não estão dispostas a se mexerem.



SENDO QUARENTA



O quarenta não encontra forças dentro de si para ajudar o próximo. Prefere ficar fora das encrencas, prefere empurrar com a barriga e ir levando a vida como dá.



Vê alguém caído no chão, mas pensa... alguém vai parar, vê alguém roubando, mas pensa... a polícia vai chegar, vê alguém passando fome mas pensa... alguém vai ajudar, vê um natal ruim para alguém, mas pensa... o resto do ano vai ser igual... para que ajudar, vê alguém com câncer e pensa.., vai morrer mesmo, e assim vai ...



Vê coisas erradas no seu serviço, mas que não o atinge naquele momento, e, ignora, vai levando...



Vê todos os problemas, todas as injustiças, todas as soberanias, toda a fome, todas as doenças, afinal não é com ele, ainda.





Vê notícias de roubo, seqüestro, estupros e pensa... deve ser para ganhar dinheiro do seguro, é mentira. Se mostrou demais, deu bandeira ...



Chega ao fim do dia totalmente satisfeito, pois não criou inimizade, não brigou, não discutiu, não saiu do ritmo, ou seja, continuou vegetando.



A sociedade adora seres assim, pois deixam a vida morna, deixam quem rouba, continuar roubando. Deixam quem está por cima ficar cada vez mais por cima. Deixam os de baixo cada vez mais dependentes. E assim vai...



O mesmo mundo, as mesmas guerras, as mesmas políticas, os mesmos países dominadores, os mesmos estados e municípios retirando dinheiro dos cidadãos.



Todos que são quarenta, até esboçam uma reação, mas ficam somente no pensamento, mas ...



Falta-lhes, Atitude!





SER OITO



Ser oito é enxergar tudo à sua volta e não querer participar de nada, nem em pensamento.



Falaremos pouco sobre esses seres que agem assim, pois o propósito desse livro, é fazer com que os que são quarenta tenham atitude. Às pessoas que tem esse comportamento, não vale a pena perder palavras...



Esses ainda terão que subir um degrau e ler outros capítulos do livro.





SER OITENTA



São seres capazes de alterar o ciclo do mundo. Modificam seus lares, seu serviço, sua comunidade e até sua cidade. Mas o mais importante é que modificam pessoas ao seu lado para que tenham atitudes iguais às delas.



O ser que é oitenta vê tudo o que o quarenta vê, mas tem atitude. Participa dos acontecimentos à sua volta. É aquele que tem atitude.





SENDO OITENTA



Ser oitenta é ser alguém na vida, é participar do mundo, é viver. O oitenta vive a sua vida, mas não dispensa emoções, não dispensa discussões, atritos em pró de um mundo melhor.



Escuta e enxerga tudo o que acontece à sua volta...

Vê alguém precisando de ajuda e se oferece. Vai logo ajudando a quem precisa...

Procura pessoas que estejam precisando de ajuda, as encontra e as ajuda...

Vê coisas erradas e briga para que elas se tornem corretas...

Tenta participar de tudo que cerca sua vida...

Ajuda um no trânsito...

Ajuda um no trabalho...

Ajuda um vizinho...

Ajuda um amigo...

Ajuda um desconhecido...

Ajuda um afilhado....





O oitenta vê algo errado em seu serviço e tenta solucionar o problema de forma rápida, sem enrolar, sem empurrar com a barriga e sem deixar que dias passem com aquele fato da mesma forma e alguém lhe indague: por que não fez nada?



O oitenta vê uma educação errada ao seu filho e vai até a escola resolver esse problema. Ele percebe quais as professoras que se esforçam e dá muito crédito a elas, fazendo com que elas tenham um ânimo para continuar o excelente trabalho. Conversa com a direção da escola e relata o trabalho das professoras para que a direção reconheça o trabalho das mesmas. Não fica aguardando as coisas acontecerem na escola... Participam da vida do seu filho na escola...



Ele tenta prever um futuro ruim e aproveita o presente para alterar esse futuro bem próximo, com atitudes de quem tem personalidade e sabe muito bem o que quer da vida.







O oitenta sempre analisa os dois lados e se posiciona a favor de um deles ou até mesmo a favor dos dois lados, mas se posiciona. Não fica sem responder, não utiliza aquelas famosas palavras, tais como: não sabe, não sei, talvez, vou pensar, acho que tenho certeza, não tenho conhecimento, mas se....



O Oitenta também vive sua vida, mas sabe que sua felicidade depende da felicidade de outros. Sem a certeza da felicidade em alguns, ele é infeliz. Por isso retira minutos preciosos de sua vida para se colocar à disposição de pessoas carentes que necessitam de uma palavra, de um abraço, de um aceno, de um beijo, de uma mão...



O oitenta se emociona com fatos que vê diariamente em sua vida. Chora, grita, ri, sofre, alivia-se, corre, pára, toma atitudes... Ele sente falta de ajudar o seu próximo, sente seu coração vazio e tenta ocupar o espaço que existe dentro dele.





Ajudar os outros lhe dá trabalho, mas lhe traz muita alegria interna, lhe traz tranqüilidade, sossego, sinal de dever cumprido, satisfação, valorização à vida. Deixa-o bem certo do rumo que sua vida está tomando. Quem dera todos nós pudéssemos dar esse rumo às nossas vidas....















COMO O OITENTA PODE AJUDAR



O oitenta pode ajudar as crianças terem um Natal melhor, adquirindo cartinhas de Papai Noel que todos os anos os correios colocam à disposição da população para que alguns sonhos de crianças sejam realizados. É só procurar as agências de correios em época de Natal e escolher as cartas que mais lhe tocam o coração, providenciar os presentes ou alimentação solicitada e entregá-las no correio. Eu mesmo já fiz isso e posso afirmar que o ato me deixou muito feliz, pois foi lindo e emocionante presenciar o momento de alegria nas famílias. Famílias que necessitavam de alimentos, brinquedos, material escolar, mas também de uma palavra de conforto e, principalmente, de um incentivo para recomeçarem um ano com muita esperança.





O oitenta pode ajudar uma criança que acabou de ser espancada na rua, levando-a na sua casa, oferecendo ajuda à família da criança no que precisar. Uma criança com dor na rua, após um assalto, deve receber todo o apoio familiar e algumas dicas para que isso não volte a ocorrer. Isso ocorre diariamente nas ruas e sempre há de ter alguns anjos dessas crianças para protegê-las.



O oitenta pode ajudar instituições que cuidem de pessoas com problemas sérios de saúde, pessoas que não podem levar a vida que levamos, pessoas que vivem em hospitais no seu dia a dia aguardando o momento de um milagre. Devemos ser bem corretos com essas pessoas e oferecer ajuda sempre que pudermos. Afinal, um dia poderemos precisar dessa ajuda tão impotante. Há várias opções de instituições aguardando uma colaboração, seja ela em forma de dinheiro ou em forma de prestação de serviços voluntários.









O oitenta pode procurar órgãos federais, estaduais e municipais com a finalidade de ajuda ao próximo. Pode ajudar uma criança nos estudos fazendo um apadrinhamento através de uma contribuição mensal para a instituição adequada. Há um movimento no Brasil chamado Alfabetização Solidária que tem como meta a diminuição do analfabetismo no Brasil. Com uma quantia pequena você ajuda uma pessoa a ser alfabetizada e realiza o bem que a frase tema do movimento expressa corretamente: “O bem que você está fazendo não está escrito”. Você se torna um cidadão solidário.



Pode ainda ajudar creches e instituições voltadas para lidar com a criança no dia a dia. Aqui vale um lembrete muito importante: Afilhado não é só aquela pessoa que você é padrinho apenas por terem te convidado, você pode se convidar e ser padrinho de várias pessoas, de quantas você puder, experimente isso, pois fará um bem imenso ao seu coração.





Aqui em Ribeirão Preto temos várias instituições, mas existe uma especial para mim que é o Lar das Irmãs Franciscanas. Elas são ajudadas por um movimento de eucaristia italiano que recrutam pessoas para ajudar com uma contribuição mensal e a adoção de um afilhado (criança que vive com os pais, freqüenta escola em outros períodos e são cuidadas pelas irmãs franciscanas). As irmãs tratam essas crianças com muito amor, carinho e respeito. Crianças que, às vezes, não tem isso em casa e vão até a associação para ganharem tudo isso todos os dias.



Por fim digo que o trabalho voluntário vem ganhando proporções maiores entre nós e que em um dia bem próximo você também fará o seu.



Links de associações de ajuda.

www.oraetlabora.com.br

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui