Usina de Letras
Usina de Letras
229 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->PETROBRÁS E FLAMENGO/VASCO E ELETROBRÁS -- 14/12/2008 - 05:56 (GERALDO EUSTÁQUIO RIBEIRO) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
PETROBRÁS E FLAMENGO/VASCO E LETROBRÁS
Há vários anos a Petrobrás financia o time de futebol do Flamengo.
Com o dinheiro do povo.
De todas as torcidas.
Já que o “investimento” é em futebol, porque não investir em times das cidades onde existe uma refinaria?
Porque não tem nenhuma ação voltada para amparar a terceira idade, será porque todos os aposentados da empresa são bem remunerados?
A unidade da Petrobrás na minha cidade (Betim-MG) é reconhecida pelo número de empregos que gera e pelos impostos que recolhe ao cofre do município.
E realmente são muito importantes para a cidade.
Mas nada se comenta sobre a poluição gerada pela riqueza.
Durante três meses trabalhei dentro da refinaria e de uma janela do meu local de trabalho todos os dias me punha a pensar vislumbrando 17 chaminés soprando gases diversos para o céu.
No refeitório o desperdício de comida chega às raias do absurdo, sem nenhuma prática que incentive o trabalhador a não colocar tanta comida no prato, mesmo sabendo que não vai ter condições de comer tudo aquilo.
É comum nos finais de tarde observar lixeiras repletas de alimentos.
E a área interna da refinaria mais parece um lixão a céu aberto.
E ela patrocina o Flamengo.
Durante este curto tempo de três meses o alarme de emergência soou três vezes e tivemos que abandonar a área onde trabalhávamos.
Fumaça preta e gases eram lançados para o ar em grandes quantidades.
Ao lado da refinaria existem vários bairros e os moradores sofrem com o medo de uma explosão e com problemas respiratórios.
Pelo que me consta a Petrobrás não investe nada para melhorar a vida das pessoas que são vizinhas do perigo, pelo contrario, o bairro que está localizado na minha cidade serve apenas para ser usado por políticos sem escrúpulos de quatro em quatro anos, pelo menos até agora.
Agora a Eletrobrás vai investir 14.000,000,00 de reais no time de futebol do Vasco.
Com o dinheiro do povo
De todas as torcidas.
Novamente é preciso fazer algumas perguntas...
Aonde foi parar o futebol de várzea?
Cadê as peladas de rua?
Porque não investir em projetos sociais que defendam a vida dos mais pobres, para amparar os mais velhos e tirar os jovens da marginalidade?
Como foi feita a escolha destes dois times?
Foi por sorteio?
Porque somente os times do Rio de Janeiro?
E o resto do país?
E os outros times?
Se os outros conseguem sobreviver sem o dinheiro do povo, porque justamente Vasco e Flamengo não conseguiriam?
Dinheiro do povo tem que ser investido para melhorar a vida da coletividade.
Investindo em saúde.
Educação.
Na construção de escolas e centros culturais e esportivos na periferia.
Para que não haja necessidade de Escolinhas de Futebol onde se paga aprender o esporte que é a cara de um povo.
A Petrobrás e todo seu patrimônio são bens de toda uma nação.
A Eletrobrás e todo seu patrimônio são bens de toda uma nação.
O que elas vendem é do povo, portanto o bolo do seu lucro tem que ser repartido com todo o povo.
E o que se tem feito para o povo que sofre no interior de todos os estados do país?
Nada contra Vasco e Flamengo.
Tudo contra o protecionismo e contra os desmandos da política.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui