Usina de Letras
Usina de Letras
250 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->O Que São Estudos de Gênero? -- 15/06/2005 - 16:22 (Sandra Freitas) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

O Que São "ESTUDOS DE GÎNERO"?



As mulheres durante muitos séculos eram vistas apenas como órgão reprodutor, mães amorosas e esposas dedicadas. Impossibilitadas de exercer participação na história, de conquistar espaço e interagir de acordo com a sua maneira própria de ver o mundo, porém desejosas de fazê-lo, foram à luta, unindo forças no chamado "movimento feminista" que aos poucos ganhou forças, explodindo nas décadas de 60 e 70.

O movimento feminista, visto por muitos (e até mesmo por mulheres) como uma manifestação exagerada e fanática de busca de mudanças, foi de extrema importância para as conquistas que foram alcançadas pelas mulheres nas últimas décadas.

Depois dessas grandes mobilizações feministas as discussões transferiram-se das ruas para as salas de aula das universidades. Assim surgiram os chamados Estudos da Mulher que posteriormente passaram a ser chamados de Estudos de Gênero, pois, apesar de todas as conquistas, as relações de desigualdade sofridas pelas mulheres na sociedade capitalista aumentaram nos últimos anos, sobretudo nos países subdesenvolvidos e em desenvolvimento.

Essas dificuldades geradas pelo conflito das relações de desigualdades têm sido objetos de estudos em diversos setores acadêmicos – Núcleos de Estudos de Gênero (tudo o que se refere à opressão da mulher é rotulado como sendo uma questão de gênero).

"O termo gênero surgiu no mundo acadêmico no momento em que pesquisadoras feministas, buscavam, através dos chamados estudos sobre mulheres, desnaturalizar a condição da mulher na sociedade" (SIMIÃO, 2000).

Era necessário encontrar conceitos que tornassem possível diferenciar o sexo - que as mulheres tinham de natural, permanente, e igual em todas as épocas e culturas de gênero - que embasava a discriminação, por ser socialmente construído e, variável de sociedade para sociedade e mutável com o tempo.

Este termo, de complexa conceituação, enfrentando oposição de alguns segmentos e angariando apoio de outros foi, aos poucos, se tornando popular dentro do mundo acadêmico e fora dele por ser capaz de se infiltrar em campos de discussões onde o termo "mulher" encontrava fortes resistências.





Sandra L. Felix de Freitas

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui