Usina de Letras
Usina de Letras
148 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62069 )

Cartas ( 21333)

Contos (13257)

Cordel (10446)

Cronicas (22535)

Discursos (3237)

Ensaios - (10301)

Erótico (13562)

Frases (50476)

Humor (20015)

Infantil (5407)

Infanto Juvenil (4744)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140761)

Redação (3296)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6162)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Eu sou Imoralmente Miserável. -- 08/06/2005 - 17:20 (Flavio Luiz da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Uma obra assistencial recém inaugurada na Cidade de Deus contou com a colaboração financeira, cheia de vontade, do Ronaldo Fenômeno. Ele ajudou na obra com algo em torno de R$150.000,00, o que equivale à cerca de 3% do seu salário mensal no Real Madri.

Outro dia bateram no meu portão, pediram para falar comigo e conseguiram me enrolar em um pedido de doação para ajudar com uma obra assistencial. Eu ajudei com o equivalente a 11% dos meus rendimentos mensais. É claro que na hora eu não fiz estas contas.

Conclusão a que chego fazendo essa comparação grosseira, mas verdadeira:

Primeira, eu ganho muito pouco.

Segunda, o "Fenômeno" tem um salário mensal que pode ser classificado como imoral, algo em torno de R$5.250.000,00 por mês só no Real Madri.

Terceira, quem ganha menos doa mais, justamente porque ganha menos, daí suas contribuições são mais insignificantes. Se eu seguisse o exemplo do Ronaldo Fenômeno em termos de percentuais de filantropia, a doação mais fenomenal que eu faria a uma instituição de caridade, em um ano todo não passaria dos R$20,00.

Vamos pensar em termos de imoralidade. Por que eu digo que os proventos, de certas personalidades, são imorais? A imoralidade consiste no enorme abismo entre pobres e ricos, na inversão de valores onde um atleta profissional tem maior importância que um cientista.

Isso é uma mazela que só uma economia capitalista neoliberal permite. E por que todos nós achamos isso correto e permitimos isso? Simplesmente porque alimentamos o sonho infantil de um dia sermos como o Ronaldo Fenômeno, Ronaldinho Gaúcho ou David Beckham. E se passarmos a combater isso estaremos tirando de nós mesmos a possibilidade de possuirmos, um dia, fortunas imorais como estas. Como se nós, cidadãos comuns, tivéssemos alguma chance de vivermos este sonho.

Imagine a Mega Sema acumulada em R$30.000.000,00. Ainda assim não vai superar o que David Beckham ganha por ano, algo em torno de R$80.000.000,00. Então como será suas orações essa noite? vai pedir para nascer de novo como jogador de futebol ou acertar na Mega Sena? Na Mega Sena suas chances são de uma em 50.063.860 de acertar apostando com R$1,50. Nascer de novo como um Ronaldo, bom isso não tem prognóstico!

Então, vamos continuar achando nos milionários algo para admirar e invejar. Vamos continuar acreditando que um dia teremos a oportunidade de viver esta opulência. Vamos continuar usando o bordão “...quando eu ganhar na mega sena...” ou “se eu fosse jogador de futebol”, de maneira ingênua. Vamos continuar consumindo as bugigangas que estes milionários divulgam em campanhas publicitárias nas quais eles ganham ainda mais ou vamos assumir que grandes fortunas pessoais são um desserviço para a humanidade, uma imoralidade pecaminosa (e eu nem sou tão religioso) uma maneira de dar continuidade à miséria humana que só cresce.

Somos vítimas estúpidas e tontas do capitalismo, e vamos continuar assim enquanto acreditarmos que isso tudo está certo.

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui