Usina de Letras
Usina de Letras
62 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62199 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10353)

Erótico (13567)

Frases (50601)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4761)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Programa de educação para Amélia Rodrigues -- 02/06/2005 - 17:48 (Paulo Maciel) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
NOTAS PARA UM PLANO DE EDUCAÇÃO A SER IMPLANTADO NO MUNICÍPIO DE AMÉLIA RODRIGUES









OBJETIVOS



O principal objetivo deste trabalho consiste em estabelecer as diretrizes, políticas e procedimentos que nos conduzam à obtenção de um ensino público de boa qualidade no município de Amélia Rodrigues, revertendo o vergonhoso quadro atual que é comum à maior parte das cidades do nosso Estado.



De igual modo, temos o propósito de priorizar as áreas mais desassistidas, ou seja, os bairros da periferia da cidade, os distritos e a zona rural, onde se encontram os professores mais fracos e as crianças mais carentes.



É nossa expectativa que, com a execução do plano, seja possível alcançar uma substancial melhoria na qualidade do ensino, nos índices de repetência e no desempenho dos alunos, a partir do 4º ano de sua implantação.



DIRETRIZES GERAIS



O município deve trabalhar com os recursos disponíveis, sejam humanos, materiais e financeiros, tentando extrair deles tudo o que for possível.



Não obstante, para alavancar o programa, serão identificados e acionados todos os orgãos e entidades (federais, estaduais, municipais, privados) que prestam assistência à educação, através de convênios e parcerias.



Toda experiência de sucesso no campo da educação municipal deve ser identificada e conhecida, para inspiração de nosso trabalho.



O quadro de professores do município deve ser apropriadamente cadastrado e avaliado. Devidamente motivados, devem ser submetidos a treinamento nos aspectos em que mostrarem maior necessidade.



O ensino de português e matemática é fundamental. Ao concluir o curso primário o aluno deve saber ler corretamente, redigir sem erros graves e interpretar textos simples.



O ensino deve ter um sentido prático e estar ligado à realidade factual dos alunos, que devem ser avaliados anualmente. Se possível, os alunos devem ser avaliados também quanto a potencial, vocação e aptidões, a fim de que recebam orientação a respeito de futuras carreiras.



Todo empenho deve ser feito junto a empresas privadas ou entidades e fundações no sentido de recebermos doações de computadores a fim de permitir que nossos alunos tenham aulas de informática.



Ao lado das matérias do currículo básico, vamos incluir aulas sobre leis do trânsito, meio ambiente e higiene.



A comunidade deve ser envolvida nesse programa. Nesse sentido, antes da formação do conselho municipal de educação, os professores, os pais e a Câmara de Vereadores devem tomar conhecimento, discutir e participar do plano.





IDÉIAS PARA O TRABALHO DA SECRETARIA



1. Conhecer bem a legislação existente, sobretudo a relativa a diretrizes, planos de educação, merenda escolar e responsabilidade dos municípios.



2. Estabelecer boas relações com a Secretaria de Educação do Estado e com os órgãos de apoio ao trabalho dos municípios e, se necessário, celebrar convênios com eles.



3. Levantar órgãos e entidades públicas e privadas que prestam assistência à educação municipal, financiam projetos e programas.



4. Conhecer os programas de treinamento, reciclagem e avaliação de professores.



5. Visitar municípios com bom sistema de educação e administração da merenda escolar.



6. Levantar nomes de pessoas - preferentemente aposentados - com grande experiência em planejamento e organização educacionais, com o objetivo de obter seu apoio e conselhos (Salvador e outras cidades, sobretudo Feira de Santana).



7. Levantar o quadro de pessoal da secretaria e identificar:



lideranças

pessoal em disponibilidade

discrepâncias

excessos e faltas



8. Conhecer os diretores das escolas do município (estaduais e municipais)



9. Promover reuniões para conhecer pessoas, definir políticas e diretrizes e ouvir sugestões sobre necessidades, aspirações, carências, etc.



diretores de escolas

professores

pais

grupos de alunos



10. Estruturar todos os órgãos previstos em lei a nível do município



11. Avaliar professores quanto a:



nivel de conhecimento

capacidade de comunicação

conhecimento e uso de metodologias

motivação e interesse



12. Montar programas de treinamento e reciclagem de professores



13. Visitar todas as escolas do município para conhecer instalações



14. Conhecer e avaliar os métodos de alfabetização



15. Avaliar nivel de proficiência de alunos do município, sobretudo de escolas de bairros pobres e distritos (por amostragem?)



16. Incluir no currículo do curso primário matérias ligadas ao direito de cidadania: leis de trânsito, direitos do consumidor e preservação do meio ambiente. Além de noções de higiene.



17. Montar sistema de estatísticas para orientar o planejamento e administração da educação:



número e idade de crianças em idade escolar

número, localização e vagas de escolas

número de alunos fora da escola

número de analfabetos

etc.



18. Dedicar primeiro ano da administração à avaliação de professores e alunos, ao treinamento e reciclagem de professores, ao planejamento e execução inicial do programa e à organização do setor.



19. Desenvolver atividades esportivas, se possivel construindo pista de atletismo e campos de futebol, voley e basquete.



20. Criar plano de cargos e salários para professores, a partir de piso salarial a ser estabelecido.





São Bento do Inhatá, 15 de janeiro de 1996







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui