Usina de Letras
Usina de Letras
60 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62206 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10354)

Erótico (13567)

Frases (50604)

Humor (20029)

Infantil (5428)

Infanto Juvenil (4764)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Dia do Artista II -- 02/06/2005 - 14:58 (Francisco das Chagas de Sousa) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Dia do Artista Plástico II (08/05/2004)

Parabéns, artistas!

Comemora-se, hoje, 08 de Maio, em todo Brasil o DIA DO ARTISTA PLÁSTICO, mas nós não podíamos deixar de unir o útil ao agradável e estender essa comemoração a todos os artistas de nossa querida Picos, até porque somos todas pessoas que lutam para ver a nossa cultura viva, seja nas artes plásticas, seja da poesia, seja na música, seja na literatura, seja no circo ou até mesmo na vida cotidiana, estamos sempre buscando espaço para expressar nossos sentimentos positivos ou negativos, através de qualquer que seja o meio: Tela, Poesia, Romance, Música, encenações, monólogos, etc.

O certo é que o artista é uma Pessoa sensível, que usa o desenho, a pintura, a escultura, a música, a poesia, o palco ou o livro para expressar seu deslumbramento diante do mundo; vê ou assimila o cotidiano de uma forma diferente, por um outro viés, descortina-o mais do que o interpreta. E as impressões do que sua visão vai captando ou descortinando são registradas no tipo de arte com a qual se identifica ou se expressa melhor.

O artista, com sua arte, não permite que a luta diária da vida seque em seus olhos a constante surpresa perante a emoção das grandes e das pequenas coisas contidas no universo.Desde os tempos mais remotos, o homem sentiu uma necessidade de expressar suas idéias ou impressões através de rabiscos, desenhos, encenações, poesias, etc. Sabemos que, na Idade da Pedra, o homem já utilizava a imagens para registrar seus conhecimentos e ansiedades e a prova disso são os diversos e antigos afrescos encontrados nas cavernas do mundo inteiro e logo depois veio os discursos, a música através da harpa e por aí se foi evoluindo até chegar aos nosso dias. Eles nada mais são do que as primeiras pinturas, as primeiras manifestações do pensamento humano em forma de representação simbólica.A data da comemoração foi escolhida em homenagem ao pintor José Ferraz de Almeida Júnior, lembrando o seu nascimento em Itu-SP, no dia 8 de maio de 1851. Almeida Júnior estudou na Academia Imperial de Belas-Artes, onde foi aluno de Júlio Le Chevrel e de Vítor Meireles. Teve, também, formação européia, nomeadamente, na Escola Superior de Belas-Artes de Paris, tendo sido aluno do célebre Cabanel.

Almeida Júnior teve a vida e a carreira ricas em emoções e faleceu, tragicamente, em 13 de novembro de 1899, em Piracicaba-SP. (Texto lido na abertura da comemoração do dia do artista,08 de maio, realizado na praça de alimentação, em Picos – PI, numa promoção da Academia de Letras da Região de Picos.

















Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui