Usina de Letras
Usina de Letras
237 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50554)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Humor-->A Questão da Idade -- 22/05/2002 - 09:31 (Domingos Oliveira Medeiros) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A Questão da Idade
(por Domingos Oliveira Medeiros)

A idade tem sido motivo de muita preocupação para o ser humano. E tudo porque a idade está associada ao fator tempo. Tempo que não pára. E parece andar bem mais rápido do que gostaríamos. E tudo porque, em relação à vida, somos como crianças num parque de diversões. Gostamos da brincadeira e, por isso, choramos e fazemos birra para sair daquele lugar. Gostamos, a bem da verdade, de viver. Mesmo sem que saibamos exatamente porque. E não admitimos a morte. E essa rejeição começa pelo envelhecimento. E ninguém, ou quase ninguém, está preparado, quer do ponto de vista físico, quer do espiritual, para envelhecer e morrer.

Há um certo preconceito em relação à velhice. Velhice é sinal de que estamos nos aproximando do fim. E ninguém gosta de acreditar nisso. Ninguém admite a morte. Ou quase ninguém. E tudo isso para a alegria dos empresários que vivem do ramo. Academias, produtos esportivos, farmacêuticos para hidratação e beleza. Cabeleireiros e Barbeiros. Cirurgiões plásticos. Alimentos “naturais”. Piscinas. E tem as dietas. Dietas da lua e do sol, dietas até do universo e de toda a galáxia. Apelamos até mesmo para as orientações que nos são reveladas pelos “videntes”. Acreditamos em horóscopos, numerologia, simpatias, pais e mães de santo de todas as seitas e religiões.

Todos amamos a vida. Seja ela de que tipo for. Por isso a preocupação com a idade. Principalmente, da parte das mulheres. Que são belas por natureza, e não acreditam que os homens possam amar avós ou bisavós, com segundas intenções.

Mas, há nisso tudo um pouco de exagero. Até matematicamente já se comprovou, que à medida que envelhecemos, ficamos mais jovens. É como se voltássemos no tempo. Ou seja, acabaríamos não nascendo. O que seria a mesma coisa que morrer .

E a prova, ou o artifício matemático, que comprova aquela tese, é bastante simples. Basta escolher duas pessoas com idades diferentes: A, com 10 anos; e B, com 20 anos. Podemos afirmar, com segurança, que hoje, B tem o dobro da idade de A. Passados 05 anos, A terá 15 anos, e B completará 25 anos. Já terá, portanto, menos que o dobro da idade de A. Claro que é tudo brincadeira. Mas vale à pena sonhar.

Na verdade, temos várias idades ao mesmo tempo. Dependendo do ângulo que estivermos observando. No meu caso, por exemplo, e do ponto de vista biológico, tenho cerca de 40 anos, aproximadamente. Do ponto de vista do humor, estarei completando, mês que vem, cerca de vinte e poucos anos. Mas, dependendo da piada, posso não passar de dez anos. À luz da idade mental, embora não possa provar cientificamente, acredito que tenha entre 30 e 90 anos. Para alguns assuntos, a minha idade é mais jovem. Para outros, mais avançada. Sonhando, por exemplo, não tenho mais que vinte anos. Dormindo, em sono profundo, com certeza, passo da casa dos cem. Estou quase morto. Ouvindo música, e dependendo da música, tenho de 16 a 35 anos, no máximo. O suficiente, portanto, para gostar do rock ao bolero, passando pelo samba e pelo chorinho. Com relação à vida e ao amor, posso dizer que tenho todas as idades. Com todas as certezas e incertezas, com todas as dores e alegrias sentidas, com todas as esperanças renovadas e com todos os sonhos e utopias. Cronologicamente falando, a idade aqui não comento. Medida que se aplica, principalmente , às mulheres. Que não precisam e nem devem dizer a idade. Mas, apenas, mostrá-la. De preferência mais jovem. E, se possível, mais bela.

A geriatria, ramo da medicina que cuida dos mais idosos, costuma dizer que não se deve acrescentar anos à vida (para viver mais) e, sim, qualidade à vida, para viver bem.

Por isso, quando estou rezando, eu tenho a idade da razão e da fé. Comendo, a da fome, com parcimônia. Bebendo, a da sede. Sorrindo, a da pura alegria. Chorando, a da tristeza sincera. Esperando, a da confiança. Olhando para meus filhos, trago na lembrança muitos anos. Enfim, não sou jovem e nem velho. Estou vivendo. Dando um tempo ao tempo. E tentando fazer a minha parte. Para evitar desenganos. Quantos anos você tem ?



Domingos Oliveira Medeiros
22 de maio de 2002


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui