Usina de Letras
Usina de Letras
46 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62193 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Frases-->"DITADOS" (ou frases) -- 15/01/2007 - 22:39 (JOSÉ EURÍPEDES DE OLIVEIRA RAMOS) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos

DITADOS

José Eurípedes de Oliveira Ramos

Bem humorados, um quê de troça, assim eram os “ditados” dos antigos (sentenças, aforismos, máximas, provérbios, anexins... como preferir) e uma das maneiras de ensinar, corrigir ou sentenciar falando pouco. “--Gente reservada não aprecia discurso”. Ainda hoje, adaptadas às mudanças que o tempo trouxe, vez por outra encontramos as ironias, lições e “filosofias” em frases simples, diretas ou ambíguas, que glosam as situações e comportamentos.

Entre os “camioneiros” e nas pequenas cidades é onde estão mais presentes. De origem anônima, revelam a cultura do povo que dispensa os adornos literários porque “mais complicam do que explicam”. ”--O amor é a mais antiga das mentiras. --O sol é pra todos. A sombra, pros ricos. --A água dá... a água leva. --A água silenciosa é mais perigosa. --A amar e a rezar, ninguém pode obrigar. --A aranha vive do que tece. --A caixa menos cheia é que mais faz barulho. --Macho que é macho não chupa mel... come abelha.”

Encontrados em todos os tempos, em todos os povos, em algum lugar um novo ditado é criado ou repetido a cada momento. Diante de um fato cultural ou da natureza, o homem o apreende, interpreta, valoriza e emite um conceito, raciocinando do particular para o geral. Os. publicitários são mestres em utilizá-los. Apesar da imbecilidade de alguns, trazem certa força de certeza que facilita a aceitação e divulgação e, não raro, influem e até governam o inconsciente coletivo.

Muitos têm sabor especial, revelando o universo cultural do autor. O mundo do futebol, por exemplo, é pródigo em ditados e em frases curiosas: “--Clássico é clássico e vice-versa. (Jardel, ex-jogador do Grêmio). --No México que é bom. Lá a gente recebe semanalmente, de quinze em quinze dias... (Ferreira, ex-jogador do Santos). --Disconcordar é meu direito (Vladimir, ex-jogador do Corinthians). --Meu coração tem uma cor só: rubro-negro (Fabão, ex-Flamengo). São famosos os criados por Vicente Matheus, popular ex-presidente do Corinthians. Em dezenas, escolho três: “--Jogador tem que ser completo como o pato, que é um bicho aquático e gramático. --Quem está na chuva é pra se queimar. --O difícil, vocês sabem, não é fácil. “

As gafes e o palavrório metafórico das infindáveis homilias do senhor Lula comprovam que na política os ditados nascem e florescem como praga: ”--Adversário bom é o que está morto. --Espaço cedido é espaço perdido. --Quem pode mais chora menos.--Manda quem pode. Obedece quem tem juízo. --É com mel que se conquistam as moscas. --Pros amigos, tudo. Pros inimigos, a lei. --Correligionário não tem defeito. Adversário, se não tiver, eu ponho. --Quem é contra o governo não tem razão com o delegado”.

Interessante e infindável, o tema é objeto de análise de estudiosos (sobretudo os da área de Sociologia, Psicologia e até do Direito), que encontram neles a cultura e o caráter de um povo. Neles está a alma popular, com suas virtudes e deficiências. Refletem as tradições, a educação e os valores permanentes e os atuais que dominam uma época. E ajudam os escritores sem assunto.
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui