Usina de Letras
Usina de Letras
94 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62163 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22530)

Discursos (3238)

Ensaios - (10348)

Erótico (13567)

Frases (50573)

Humor (20027)

Infantil (5422)

Infanto Juvenil (4753)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140790)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->A SOLIDÃO DO HOMEM -- 19/05/2005 - 22:26 (Francisco Miguel de Moura) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
A SOLIDÃO DO HOMEM



Francisco Miguel de Moura*



No homem nada é mentira, tudo é real, menos a realidade do mundo objetivo. Nascemos quase sozinhos, apesar da festa. Morremos sozinhos. Mas viver, o homem, enquanto civilizado, busca desesperadamente a companhia de outro ser, mesmo que seja um irracional. Nossa sociabilidade é incontestável, precisamos viver junto, em cidades, como diz o filósofo RN Monteiro de Santana. É a busca do reconhecimento. Nestes tempos amargos de globalização e neoliberalismo às avessas, mais do que nunca os jovens estão cada vez mais sozinhos, assim resume o escritor Ulisses Tavares, numa de suas palestras. Imaginem-se os velhos. Quais são as diversões de hoje tanto de uns quanto de outros? Televisão, computador, videogame, etc. Converse com uma tevê ou com um computador, mesmo nos famosos bate-papos, e veja, e sinta a frieza e a inconsistência da comunicação. Quem vive sozinho num apê faz isto pra não ficar doido. Sair aos “chopens” (shoppings), aos parques, praças, passeios, avenidas é uma temeridade. Quem hoje tem coragem de abordar um desconhecido na rua, no ônibus? Não se mora mais em pequenas cidades, todas são grandes e desiguais, e as pessoas cada vez mais têm medo de ladrão, assassino, idiotas (que saem atirando a esmo), traficantes, malfazejos de todas as espécies. E aí, como é que fica? O sozinho vai às compras falar com a mercadoria, gastar dinheiro, empanturrar-se cerveja e tira-gostos, sozinho, olhando quem vai e quem vem, sem comunicação. Outros ficam horas, até dias e noites, nas praças de alimentação, a comer, beber, ir ao banheiro, sair, voltar, sem objetivo.

Outrora ir ao cinema era um passeio e uma diversão, normalmente em companhia de alguém. Onde se perdeu esse hábito? Há poucas casas de exibição e menos filmes bons. Principalmente nos fins-de-semana. Quando se volta pra casa, cai na tevê, no devedê etc. E pronto. Não, há o apelo às boates, aonde vão “ficar” (encontros amorosos no dizer dos velhos). Freqüentam a droga pesada ou mesmo a maconha, o tabaco, o álcool, para guardar suas mazelas piores no corpo. Em suma vão gastar a saúde.

E a alma? Onde é que fica a alma? Hoje ninguém mais procura ler um bom livro de poemas, contos, crônicas ou biografias. Vai-se cair no “bestesseller”, geralmente “americanalhado”, aquela xaropada toda, nada tendo a ver com a realidade do mundo, pouco lhe criando sonhos, no sentido artístico tolamente: “irrealistas”, “o mundo moderno”, “a droga”, “a política suja”, “os crimes e absurdos morais”. Tudo passa, o mundo adoece o homem, que vai cair nos livros de auto-ajuda. Não que eu tenha nada contra. Mas a preguiça e os desgastes mencionados, não lhe fornecem meio de levá-la adiante e assimilar quase nada.

Se desde jovem os homens gostassem da arte, lessem poemas, recitassem-nos, se ouvissem boa música, se cantassem-na, se escrevessem poemas tinham a quem e como contar suas desgraças, sua solidão. E na velhice seriam saudáveis e sábios.

A única saída para o mundo, podem crer, é mudar, mudar lentamente. É nos orientalizarmos. Essas mudanças rápidas, “maquinizadas” da chamada “última geração” vão nos levar brevemente ao caos.



__________________________________

*Francisco Miguel de Moura é escritor brasileiro, mora em Teresina.







Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui