Usina de Letras
Usina de Letras
152 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62219 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50615)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140800)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Minha Colaboração sobre o TU e o VOCÊ... -- 19/05/2005 - 03:02 (•¸.♥♥ Céu Arder .•`♥♥¸.•¸.) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos





Antes do assunto em questão, quero agradecer, penhoradamente, ao erudito Geraldo pelo citação de minha participação na Antologia WEB AZUIS* Coloridos em Branco & Preto, onde o egrégio poeta, com muita galhardia, inicia o referido livro com "Zé Galope e Outros Poemas", seguido por esta humilde poeta, "Ao Sabor das Palavras", editado pelo amigo azul, Guima, e que deixou um suave sabor de SAUDADE de uma fase boa eternizada em um livro.

Agradecida, pois, pelos comentários valiosos, com sinceros cumprimentos por fomentar, neste site literário, assuntos tão pertinentes ao bom uso e andamento da língua mater.

Quero, outrossim, esclarecer que meu coração há muito não auferia tanta emoção, nesta minha rotina chata de viver

misturando,

acoplando,

disseminando,

ou azucrinando

o TU e o VOCÊ numa discrepância aterradora para o "seu" implacável vernáculo.

Sim... "seu". Porque, no "meu" espalhafatoso português engajado e compromissado com a funcionalidade sincrônica da língua, o TU e VOCÊ harmonizam-se num bailado semântico incrível... Não acredita?

Vá, novamente, à nossa Antologia, abra-a na página citada e leia, agora com aquele espírito fresco, descansado, de quem tomou um sorvete em tarde de sol quente no sertão de Pernambuco e medite no amálgama sutil dos pronomes, no angu lingüístico perfeito, e deleite-se com minhas expressões enfáticas sobre a amizade:







"É fácil TE cantar

em verso, em prosa

Ou qualquer lugar...

TE quero aqui a todo momento

Em cada segundo...



Pois TE preciso

Nem sei por quê...

Só sinto que quero

VOCÊ em meu mundo!"

(Milazul)









Divirta-se, agora, com uma aula elucidativa da questão:







VEM PRA CAIXA VOCÊ TAMBÉM... VEM!

propaganda da






SE VOCÊ NÃO SE CUIDAR A AIDS VAI TE PEGAR!

(Campanha Nacional contra a AIDS)











"Nas duas frases aparece a tendência atual de mesclar formas da 2ª e da 3ª pessoa gramatical para a pessoa a quem nos dirigimos.

No caso da Caixa, os redatores perceberam que as duas opções formais da língua culta não atendiam suas necessidades: "Venha pra Caixa você também" mandaria a rima às urtigas, e "Vem pra Caixa tu também" só seria bem aceita no Rio Grande do Sul. Por isso, além de usarem o "pra", informal, optaram por aquela mistura do tu e do você, atualíssima: "VEM (tu) pra Caixa VOCÊ também. VEM!".

Os criadores da campanha contra a AIDS esbarraram no mesmo rochedo: as duas formas corretas não são aceitáveis numa campanha que precisa, pela própria natureza, alcançar todos os estratos da população. "Se VOCÊ não se cuidar, a AIDS vai pegá-LO" ficaria horrível, porque perderia a rima, o paralelismo e - pior ainda! - usaria o pronome oblíquo "O", que a maioria dos falantes já não sabe usar. "Se tu não te CUIDARES, a AIDS vai TE pegar" perderia a rima e teria um áspero sotaque gaúcho.

A frase que produziram segue a tendência, consagrada no Português atual, para o tratamento da 2ª pessoa do discurso (aquela com quem se fala...): usamos o verbo na 3ª do singular e o pronome oblíquo da 2ª ("te"): "Se VOCÊ não se CUIDAR, a AIDS vai TE pegar".

As duas frases são aceitáveis no Português culto formal escrito? Claro que não; a flexão incorreta do imperativo e a mistura de tratamento devem ser evitadas por todos os que tentam escrever com rigor. Deveriam ter sido, então, corrigidas? Claro que não. Para o fim que pretendiam, estão na forma mais adequada possível. E isso é saber escrever."



Prof. Cláudio Moreno - O Prazer das Palavras (Porto Alegre, RBS Publicações, 2004)







Sem mais,

um forte abraço!



Milazul



(denominação bem coerente, para quem, como eu, é toda AZUL)








Tu... Ou Você? Agarre-os!





No motel...





Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui