Usina de Letras
Usina de Letras
291 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62176 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22532)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50580)

Humor (20028)

Infantil (5424)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6183)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Teses_Monologos-->Administração do tempo -- 09/11/2008 - 22:18 (Paulo Marcio Bernardo da Silva) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Administração do tempo

Por que algumas pessoas conseguem fazer mais do que outras?
Se os dias têm as mesmas 24 horas para todos...
E se essas horas são compostas dos mesmos 60 minutos...
Qual o milagre?
Sabemos que é aconselhável dormir pelo menos 8 horas por noite, e se dormirmos o tempo necessário, sobram-nos 16 horas do dia.
Dessas, trabalhamos 8 horas e o saldo disponível cai para 8 horas.
Mas gastamos ainda tempo para fazer as nossas necessidades fisiológicas e a higiene pessoal; pelo menos 1 hora por dia.
Agora nos restam apenas 7 horas.
Das horas restantes, gastamos no mínimo 1:30 horas para nos alimentarmos e mais 1:30 horas para deslocamentos no trânsito, isso se tivermos a sorte de não encontrar engarrafamentos no percurso de ida e vinda para o trabalho.
E lá se vai o dia...
Temos então 4 horas restantes, mas a exigência dos compromissos agendados para pagamentos de contas bancárias, compra de alimentos, medicamentos, roupas (não fazemos todos os dias), exigem pelo menos (em média) ½ hora dia.
Mas as nossas necessidades não param por aí. Alguns freqüentam academias, outros ainda estudam diariamente ou precisam ter tempo para visitar um parente enfermo, ir ao dentista, ao consultório médico, levar um veículo para a manutenção e outras tantas coisas.
Das 3 horas e meia que restavam, agora tendem desaparecer.
Essa equação matemática seria lógica, mas nem tudo é assim, senão vejamos: Nem todos dormem às oito horas necessárias. Raramente dedicamos o tempo necessário para fazer as nossas refeições como são aconselhadas pelos médicos e nutricionistas. Não são todas as pessoas que trabalham 8 horas por dia, e quando trabalham em indústrias, ou outros empregos com horário rígido ficam dependentes de outras pessoas para pagar as suas contas e fazer as suas compras.
Mesmo assim, parece existir mágica no uso do tempo, não é verdade?
Precisamos de tempo para dedicação à família e o nosso lazer. Ver um pouco de televisão com a esposa e filhos, namorar e satisfazer as nossas necessidades sexuais.
Mas se você me acompanhou no raciocínio do texto ainda deve estar se perguntando: onde está o erro na matemática do tempo?
Para dificultar um pouquinho mais podemos ainda dizer:
Que muitos homens conseguem tempo ir assistir uma partida de futebol durante a semana e ainda tomar uma, duas, várias cervejas no bar todos os dias. As mulheres por sua vez, gastam horas nas visitas aos shoppings olhando as vitrines, comprando ou não.
Os religiosos encontram tempo para ir as Igrejas (principalmente as evangélicas) que ficam superlotadas dia e noite durante os sete dias da semana.
O computador também é um consumidor de tempo. Para estudar, pesquisar, ler, escrever ou simplesmente para entrar em uma sala de relacionamentos nós gastamos horas e horas. Mesmo assim o número de internautas se multiplica, sinal que estamos arranjando tempo para utilizar o computador para o bem ou para o mal.
Acredito que escrever sobre “o uso racional do tempo” é matéria para ser mais bem explorada e estudada, sendo assim deixarei para continuar em outra oportunidade quando conseguir um “tempo” para melhor aprofundamento no assunto.

08/11/2008
Paulo M.Bernardo

Obs.: Não sei se esse é o melhor lugar para publicar esse texto, mas sendo um assunto que pretendendo aprofundar as minhas idéias e conhecimentos, achei melhor apropriado.
***poderia ter publicado em ensaios***






Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui