Usina de Letras
Usina de Letras
248 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62152 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10448)

Cronicas (22529)

Discursos (3238)

Ensaios - (10339)

Erótico (13567)

Frases (50555)

Humor (20023)

Infantil (5418)

Infanto Juvenil (4750)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140788)

Redação (3301)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1958)

Textos Religiosos/Sermões (6177)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Por que o Brasil é mal visto no exterior? -- 08/11/2008 - 13:43 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
POR ESSA E OUTRAS FALCATRUAS O BRASIL É MUITO MAL VISTO NO EXTERIOR. MAS O BRASILEIRO NÃO APRENDE.

"Me tirem daí"

Executivo do Morgan Stanley diz que os investidores ficaram assustados com os prejuízos das empresas brasileiras com operações de câmbio
Germano Lüders

Harland: "O Brasil tem bancos sólidos, política fiscal responsável e grandes reservas"
Por Eduardo Salgado

Revista EXAME Responsável pela operação do Morgan Stanley na América Latina, o executivo Christopher Harland é um otimista em relação ao Brasil. Embora veja muitos investidores querendo retirar recursos do país, Harland acredita que a economia brasileira vai resistir bem à crise global e voltar a crescer.


1) Como os investidores estrangeiros avaliam o Brasil hoje?

As operações de algumas empresas exportadoras com derivativos não caíram nada bem. Todo mundo foi pego de surpresa, e a impressão que ficou é que houve especulação com o dólar. Os investidores, estrangeiros e brasileiros, queriam aplicar nas empresas, e não especular com moedas. Há muitos estrangeiros dizendo: "Me tirem daí".

2) Que outros aspectos da economia brasileira merecem atenção neste momento?

Os investidores continuarão a monitorar com atenção mudanças na política fiscal e no ambiente de crédito, especialmente enquanto estivermos atravessando este momento de desaceleração econômica.

3) Qual o potencial de estrago da crise global sobre a economia brasileira?

O Brasil tem um sistema bancário sólido, uma política monetária responsável e grandes reservas internacionais. A queda dos preços das matérias-primas causará transtornos a países que são grandes exportadores desses produtos, como é o caso do Brasil. Mas, quando a economia global voltar a crescer, a demanda mundial por alimentos e matérias-primas tenderá a aumentar outra vez.

4) Por que a Bovespa tem registrado uma queda mais acentuada do que as outras bolsas?

A bolsa brasileira é muito dependente dos investidores estrangeiros. Num momento de pânico, a reação deles é fugir dos mercados emergentes. Esse movimento não tem afetado apenas o Brasil mas também os mercados de valores de países como a Rússia.

5) Existe alguma forma de tentar estancar essa sangria na bolsa de valores?

Uma das reformas que o governo poderia pensar é incentivar os fundos de pensão locais a investir mais em ações. Agora que há muita coisa barata na bolsa, seria um bom momento para esses fundos de pensão entrarem. Outra medida importante seria aumentar o período que o dinheiro dos investidores fica trancado nos fundos - quem quisesse retirar antes do prazo seria obrigado a pagar uma multa salgada. Essa medida faria com que a volatilidade diminuísse.

6) Que mudanças a crise financeira produziu num banco do porte do Morgan Stanley?

Recentemente, deixamos de ser um banco de investimento para nos tornarmos um banco comercial. Com isso, passamos a responder ao Federal Reserve, o Fed, o banco central americano. O Fed terá funcionários locados dentro do Morgan Stanley. Diferentemente de um banco de investimento puro, um banco comercial precisa obedecer a um número maior de regras. Fora isso, é certo que haverá um processo de desalavancagem - ou seja, o banco vai ser gerenciado de uma forma mais conservadora. Mas uma coisa precisa ficar clara: os princípios de nossa cultura não vão mudar.

7) Isso resolverá todos os problemas?

Responder ao banco central é importante porque dá acesso às janelas de redesconto do Fed - as linhas de financiamento concedidas com juros menores. E, em momentos de grande volatilidade, isso faz a diferença.


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui