Usina de Letras
Usina de Letras
139 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Ä DESGRAÇA" - alegria e decepção... -- 14/05/2005 - 01:23 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Como fiz constar nesta Usina de Letras, em 20/05/2002,o meu soneto "A DESGRAÇA", que o poeta António Torre da Guia - O LUZINEIRO, teve a nímia gentileza de repetir neste 13/05/2005, muito bem ilustrado e nos brindando com música de fundo cantada por Domenico Modugno - "Stasera pago io" -,foi primeiro classificado no II Concurso de Poesia Conde de Irajá - Rio- RJ, em 1996.

Na época, eu era sócio da Casa do Poeta Lampião de Gás, de São Paulo - SP e publicava meus poemas no Jornal O Fanal, daquela Entidade.

Então, quando recebí o aviso do poeta carioca Varlô Orlô de Oliveira, dando conta do meu sucesso,mandei cópia do referido soneto para o Fanal,na esperança de vê-lo publicado em destaque, como faziam com outros poemas classificados em concursos.

Porém,para minha surpresa e desencanto,recebí foi correspondência dizendo que "o soneto não pode ser publicado,por estar em desacordo com a nossa linha editorial"(ou coisa que o valha). (De falsa moral,diria!).

Fiz carta ao presidente daquela Casa,na época,o poeta Walter Rossi,dizendo-lhe que o soneto trata de um problema social, e,na opinião de vários poetas e poetisas consultados,aqui em Pernambuco,não viam nada de obsceno nele. Pelo contrário, que trata-se de uma abordagem realista do tema,dentro de rigorosos preceitos morais.

Soube,posteriormente, que a censura tinha partido da minha "amiga da onça",poetisa Adélia Victória Ferreira.(De fato,continuamos bons amigos).

Daí,comuniquei a minha desistência de pertencer à Casado Poeta Lampião de Gás,o que,convenhamos,foi uma tristeza...

Moral da estória: a menina pobre andou dando;descreví a sua aventura (ou pior,desventura);a Redatora do jornal foi"caxias" (soube ter "torcido o nariz" quando leu "camisinha"...) e fiquei sem publicar versos no Fanal!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui