Usina de Letras
Usina de Letras
610 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62192 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22534)

Discursos (3238)

Ensaios - (10352)

Erótico (13567)

Frases (50598)

Humor (20028)

Infantil (5426)

Infanto Juvenil (4759)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140793)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6185)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->Trabalho Infantil, Maturidade Precoce -- 13/05/2005 - 14:43 (Antonio Jose Laurindo) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ao longo de meu quase meio século de vida, tive o prazer de viver e conviver com inúmeras pessoas que nunca tiveram a oportunidade de viverem sua infância, não viver e desfrutar do período da infância para mim, não é apenas deixar de cumprir aquela faixa etária da vida, é sim Ter que assumir desde criança a responsabilidade de trabalho para ajudar na renda familiar ou até mesmo assumir a responsabilidade total desse ônus como é o caso de alguns arrimos de família.

Temos aí uma Lei que regula a maioridade para o trabalho infantil, que ate bem pouco tempo atrás era 14 (quatorze) anos e mais recentemente foi elevado para 16 (dezesseis) anos, Lei esta que dificilmente será cumprida em um País de miserabilidade como o nosso, no meu modo de entender a maioridade para o trabalho deve ser medida pela necessidade de subsistência do individuo, o que estamos assistindo hoje com essa proibição do trabalho formal para menores de 16 (dezesseis) anos, é uma legião de pequenos trabalhadores informais, além é claro de mais uma outra grande legião de menores que não podendo trabalhar legalmente são utilizados pelos chefões do crime organizado como menores delinqüentes.

Diante desse quadro, hoje eu posso afirmar com convicção e com experiência de vida que pessoas que ao longo da vida tiveram que sacrificarem seu período de infância para iniciar bem cedo o brabalho, não se arrependeram e não tem motivo nenhum para se arrependerem, porque essas pessoas puderam assumir um papel de responsabilidade muito cedo e com certeza hoje estão colhendo os frutos do sacrifício a que foram submetidos.

O trabalho infantil praticado nos Países de terceiro mundo, altamente condenado pelos organismos internacionais que regulam as relações trabalhistas, desde que praticado sem que a criança não seja sacrificada fisicamente e que esse trabalho não interfira na sua condição de desenvolvimento físico deve ser encarado com normalidade em Países que não oferece condições mínimas de Educação para essas mesmas crianças.

O que estamos presenciando nesses últimos governos, é uma distribuição indiscriminada das tão propaladas Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, que nada mais são que um paliativo para tentar tapar o sol com a peneira, com esse mesmo Benefício poderia ser criado frentes de trabalhos para melhorar a oferta de emprego e a condição salarial dos País dessas crianças evitando assim um paternalismo por parte do governo sobre a população mais carente.

Eu ainda acho que é muito mais humano e muito mais nobre vermos uma criança ou um adolescente pegar no cabo de uma enxada ou de um facão de cortar cada e tirar dele o seu sustento, melhorando assim a sua condição de vida e de seus familiares, do que, deixá-los empunhar uma arma e praticar assaltos ou até mesmo aprender ainda criança táticas de guerrilha e de terrorismo.



Direitos Reservados

Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui