Usina de Letras
Usina de Letras
154 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62228 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22536)

Discursos (3238)

Ensaios - (10364)

Erótico (13569)

Frases (50621)

Humor (20031)

Infantil (5433)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140803)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6190)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->ALGO SOBRE A GUERRA DAS MALVINAS -- 12/05/2005 - 15:06 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Ainda sobre o meu artigo "AS ILHAS MALVINAS SÃO DA ARGENTINA - 10/05/2005",gostaria de acrescentar que os promotores da chamada "guerra suja", tentaram uma saída desesperada,valendo-se de uma aspiração nacional argentina como é a recuperação das Ilhas Malvinas.

Assim, conseguiram que o povo enchesse a Plaza de Mayo, para aplaudir a Junta Militar,liderada pelo general Galtieri: com o apoio da Nação,aquelas ilhas foram retomadas pelas tropas argentinas.

Então, a Inglaterra,com a ajuda substancial dos EE.UU. (apoio logístico e bloqueio das contas argentinas,por exemplo), preparou uma esquadra (inclusive com submarino nuclear) e mandou seus "marines" para o combate no Atlântico Sul ,folgados e alegres,como se fossem para um piquenique,conforme mostrado pela tevê.

Acontece que eles encontraram uma resistência que não esperavam,especialmente da aviação argentina que, com seus "exocets", atingiu vários navios ingleses,como o Shefield,Penelope,Sir Tristan,Sir Galarard,etc., causando muitas baixas entre os atacantes!

O mais chocante desse conflito,porém, foi a destruição do navio Cruzador Belgrano,atingido por um míssil disparado por submarino inglês,quando o General Galtieri já havia concordado com um plano de paz apresentado pelo,então,Presidente da Organização das Naçoes Unides -ONU,o peruano Perez de Cuellar, junto com o Sr. Presidente do Peru,na época,Dr. Belaunde Terri. E, esse episódio foi mais chocante,porque o navio General Belgrano,não oferecia nenhum risco aos inimigos,já que se encontrava fora da chamada "zona de exclusão" imposta pelos ingleses e se dirigia à sua base,com seus marinheiros se divertindo à vontade(segundo os sobreviventes).

Cerca de 1.500 (mil e quinhentos) marinheiros argentinos morreram nesse ataque covarde,que,na nossa opinião, deveria ter sido objeto de uma Corte Internacional sobre Crimes de Guerra!

Mas, essas mortes teriam sido evitadas e muitas outras dos dois lados, se os ingleses tivessem aceito o Plano de Paz elaborado pelos ilustres peruanos supracitados.

Que não haja outra guerra,e,por meios diplomáticos, a Argentina recupere parte do seu território,por tantos anos, em poder de piratas estrangeiros!



Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui