Usina de Letras
Usina de Letras
160 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62220 )

Cartas ( 21334)

Contos (13263)

Cordel (10450)

Cronicas (22535)

Discursos (3238)

Ensaios - (10363)

Erótico (13569)

Frases (50618)

Humor (20031)

Infantil (5431)

Infanto Juvenil (4767)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140802)

Redação (3305)

Roteiro de Filme ou Novela (1064)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1960)

Textos Religiosos/Sermões (6189)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Artigos-->AS ILHAS MALVINAS SÃO DA ARGENTINA -- 10/05/2005 - 23:05 (Geraldo Lyra) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
O falecido cronista Pessoa de Morais, que,antes,durante a após a Guerra das Malvinas, defendeu, através do Diário de Pernambuco,a posição dos ingleses,alegando o instituto do "Uti Possidettis" (uma espécie de usucapião a nível internacional),a,segundo ele,legitimar o domínio britânico sobre aquelas ilhas do Atlântico Sul, que os ingleses chamam de Falklands.

Acontece que - não importa o tempo de permanência dos invasores -,quando eles ali chegaram, expulsaram os argentinos residentes no lugar.Então,a Argentina protestou junto à Liga das Nações - apoiada por Brasil e Bolívia. O tempo passou e foi criada a Organização das Nações Unidas- ONU e a Argentina continuou protestando contra a permanência injustificável dos invasores...

Ora,para caracterizar o direito originado pelo "Uti Possidettis" é necessário que"a posse seja mansa e pacífica",o que,evidentemente,não é o caso!

Inclusive, um jurista e um nobre ingleses (li no jornal O Globo, anos atrás e não lembro os nomes dos dignos cidadãos), disseram: "A Inglaterra renunciou a qualquer direito sobre as Malvinas".

Por outro lado, não se encontra uma pessoa argentina que as considere inglesas...

A propósito, quando a Organização dos Estados Americanos - OEA, tentava evitar o conflito bélico, somente os EE.UU. ficaram(ou ficou) a favor da Inglaterra...

Daí,se conclui que recorrer à guerra,foi a prática do "direito da força contra a força do direito"!

Tais considerações, vêm a propósito da Reunião Árabe-Sulamericana (ou que outro nome tenha), que se realiza em Brasília e mencionou o problema ora abordado, o qual constará da declaração conjunta do Conclave.

A verdade é que não é justo o povo argentino reivindicar um "direito líquido e certo" e os imperialistas desconversarem sempre (antes e depois da guerra),mantendo,pela força das armas,as Malvinas como se deles fossem,explorando sua sriquezas como o pequeno camarão "krill", que lhes rende milhões de libras esterlinas anualmente.

Porém,a opinião pública mundial, reconhece o direito da Argentina sobre as Ilhas Malvinas,e,algum dia,os usurpadores terão de convir que cometem uma grande injustiça de que não gostariam de ser vítimas e partirão de volta

à sua própria ilha!
Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui