Usina de Letras
Usina de Letras
288 usuários online

Autor Titulo Nos textos

 

Artigos ( 62171 )

Cartas ( 21334)

Contos (13260)

Cordel (10449)

Cronicas (22531)

Discursos (3238)

Ensaios - (10349)

Erótico (13567)

Frases (50576)

Humor (20028)

Infantil (5423)

Infanto Juvenil (4756)

Letras de Música (5465)

Peça de Teatro (1376)

Poesias (140791)

Redação (3302)

Roteiro de Filme ou Novela (1062)

Teses / Monologos (2435)

Textos Jurídicos (1959)

Textos Religiosos/Sermões (6182)

LEGENDAS

( * )- Texto com Registro de Direito Autoral )

( ! )- Texto com Comentários

 

Nota Legal

Fale Conosco

 



Aguarde carregando ...
Discursos-->Instabilidade do dólar deve alterar preços nos supermercados -- 25/10/2008 - 10:21 (Félix Maier) Siga o Autor Destaque este autor Envie Outros Textos
Instabilidade do dólar deve alterar preços nos supermercados

SÃO PAULO - Até o fim de 2008, o brasileiro estará pagando mais na hora de fazer suas compras nos supermercados, especialmente nos produtos importados e nos bens de maior valor agregado. A previsão é do presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), Sussumu Honda.

"Com o dólar neste vai e vem, não estamos conseguindo ter preços formatados, sabemos que os preços irão subir, mas ainda não há como saber quanto (...) O setor de hipermercados, que trabalha com produtos de maior valor agregado, como eletrodomésticos, já deve estar sentido os efeitos da crise", afirma Honda.

No que diz respeito aos produtos natalinos, o presidente da Abras acredita que os atacadistas devem tomar alguma medida para não repassar de forma integral a variação no câmbio para o consumidor, a fim de não afetar muito o consumo.

"O setor atacadista realmente está muito preocupado porque, se fechar um câmbio com o dólar nesse volume, você não vai poder internar essa mercadoria que ela vai encalhar", disse, conforme publicado pela Agência Brasil.

Mudança de hábito

Desde o semestre passado, quando o mundo observou a constante alta dos alimentos, o consumidor vem mudando seus hábitos de consumo. Uma pesquisa, divulgada em agosto pela FGV (Fundação Getulio Vargas), mostrava que 80% dos brasileiros estavam diminuindo os gastos ou substituindo produtos e serviços, devido ao aumento da inflação.

Agora, com a economia mundial em crise, o consumidor já mostra estar menos confiante no futuro. O IEC (Índice de Expectativas do Consumidor), medido pela Fecomercio-SP (Federação do Comércio do Estado do São Paulo) já apresenta baixa de 1,5% em outubro, na comparação com o mês anterior.

Para o assessor econômico da entidade, Thiago Freitas, a queda deve se acentuar nos próximos meses, contaminando e interferindo na intenção de compras do consumidor.

"A partir de agora, a tendência do índice é de queda, especialmente, no início de 2009, quando os recuos serão mais acentuados. Até então, a crise estava somente no setor financeiro e agora passa a contaminar a economia real. Neste sentido, os setores de bens duráveis e serviços serão os mais atingidos", disse.

Info Money


Comentarios
O que você achou deste texto?     Nome:     Mail:    
Comente: 
Renove sua assinatura para ver os contadores de acesso - Clique Aqui